Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Maria G. Este (Des)Acordo é totalmente lesivo para a língua portuguesa!
Zeferino T. Para participar contra o Acordo, perdão ABORTO ORTOGRÁFICO estou completamente disponivel!
Ivan F. Professor de Português Língua Estrangeira
António G. Quero a Minha Língua, que na escola e em casa aprendi.
Sara B. Já é tempo de se reconhecer que isto foi um erro e voltar atrás.
Daniel C. A LIBERDADE de escolha impõe a realização de um REFERENDO
Maria C. Desejo ardentemente que o "AO1990" seja rapidamente revogado. E é com enorme honra que me associo aos portugueses, notáveis em tantas áreas, que declaram a sua oposição à aberração que, inexplicavelmente, se tenta manter em vigor.
José C. Eu sou arquiteCto!
Fernando F. Concordo plenamente com o texto supra redigido. TEMOS A OBRIGAÇÃO DE DESTRUIR ESTA "PESTE NEGRA" DE PSEUDO ACORDO ORTOGRÁFICO DE 1990.
Guilherme V. Mais um empenho num combate em que desde sempre tenho participado. (Só uma curiosidade: lobbys que ganharam muito dinheiro com este AO (estúoido e incompetente - o que era preciso para eles era que fosse publicado...) vão voltar a ganhar de novo pipas de dinheiro com a sua (imperativa) anulação. Mas que fazer, se os políticos e os "especialistas que o concretizaram nem podem ser respindabilizados, ou, pelo memos lembrados e nomeados, pelo seu crime?
Francisco N. Já é tempo de se acabar com esta patetice.
Manuel P. Que a nossa Língua Mãe deixe de ser assassinada por interesses estritamente económicos e de subserviência a outros países, que nem eles o aplicam. Defendemos a nossa Identidade de Povo que descobriu o mundo. Honremos a nossa Língua.
João p. Revogação imediata do "acordo" ortográfica
mafalda v. Todos somos poucos!
José O. Não sou ditador, ao ponto de não reconhecer algumas evoluções da nossa língua. Mas, traumatizá-la de acordo com outros parâmetros culturais, ao ponto de a obrigar a ser cumprida, no ensino, tutelas culturais e oficiais, é caso para dizer - BASTA!
Silvina P. Mesmo depois de esgotados os exemplos desta má invenção, a sua prática, revolta o estômago, repugna os dedos e avilta o pensamento. O descaso absurdo com a Língua Portuguesa, criado por este AO90, apenas deixa o imperioso desejo que acabe depressa o seu efeito.
Manuel M. A/O 1990, não obrigado
Maria R. Irradicar o AO90
Leonilda A. Não uso e nunca usarei o Acordo Ortográfico de 1990.
Julio I. Pela língua portuguesa, património essencial da nossa identidade como país.

Assinaram a petição
23.941 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição