Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
João L. 100% contra.
carlos v. totalmente de acordo
Amadeu R. É de elementar justiça e de defesa da língua Portuguesa que o acordo seja revogado. Se dúvidas existem veja-se quantos países ratificaram o acordo. Onde é que está o respeito pelo Povo e por todos aqueles que, mesmo pertencendo a Países que ratificaram o dito acordo, se recusam a usa-lo e preferem continuar a escrever conforme foi estabelecido em anterior acordo. Assim penso que é tempo de se compreender que algo está mal e, se está mal, há que mudar!
António O. A eliminação de consoantes mortas prejudicam a aprendizagem de outras linguas onde as mesmas palavras as levam.
Carlos S. pára e não para; uma só grafia para o Português em todo o planeta, exemplo: Recepção (aqui e no Brasil), em vez de receção, aqui e recepção, no Brasil; Amnistia (aqui e no Brasil), em vez de Amnistia, aqui e anistia no Brasil; Sector (aqui e no Brasil) e não setor (Aqui) e sector (Braisl) Uniformizar e estabelecer como se deve pronunciar de acordo com a norma culta, dando liberdade de cada falante pronunciar ou não a "consoante", mas a norma culta deve estabelecer de forma clara e inequívoca onde esta deve ser pronunciada e quem quiser falar corretamente, fica a saber como fazer. A Grafia essa uma só e definida de forma clara e de comum acordo, cedendo o Brasil em alguns vocábulos e nós noutros. Exemplo: Objetivo (Aceito que fique assim) Egipto (só pode ser assim) - esta era talvez a maior de todas as aberrações "Egito" e Egípcio, incrível!
Carolina N. Horrível. Matar a nossa língua
Luís A. Errado
José P. Sou Português é assim que falo e escrevo.
Georgebrowl Sir Elton John is my favourite singer of all time. Elton fans, let's unite at https://www.facebook.com/Elton-John-Tour-Tickets-Concerts-219000645159063/! Full list of Elton's Concerts in the USA and Canada!
Tiago M. Tradutor e revisor
Nelson A. Eu sempre soube distinguir para e pára. Agora não sabemos.
Joaquim A. O bom Português com a nova Ortografia só gera confusão senão vejam com o Brasileiro pronuncia sua palavras é uma vergonha.
João F. Forçar uma alteração linguística quando não existe. só por haver interesses económicos não faz sentido, ainda mais alterar o original por causa da variante brasileira terem mais população. Erro crasso.
Rui R. Ótico relaciona-s com os ouvidos. Óptico com os olhos. Cambada de analfabetos!
Miguel F. Adaptar a nossa língua às novas tecnologias e tendências da sociedade é uma coisa. Outra coisa é facilitismo puro da parte de quem nem sabe escrever bom português, e só fala melhor do que escreve porque o ouvido humano não tem percepção suficiente para detectar erros como: "paçar" em vez de "passar", "esterior" em vez de "exterior", etc.. Penso que as pessoas intervenientes neste Acordo Ortográfico necessitavam de umas valentes chibatadas e mais aulas de Língua Portuguesa, talvez assim já tivessem competência para fazer o trabalho bem feito.
Ricardo L. Não se fala em Portugal o português do Brasil, falamos sim português de Portugal, assim como no Brasil se assume o português do Brasil. A destinação deverá ser assumida uma vez que dois países falam a mesma língua mas que se separam na sua interpretação e manipulação sem qualquer confronto de comunicação entre eles. Não se trata de facilitismo, mas sim de uma internacionalização que arrasa por completo a Identidade Portuguesa. Assim como o Fado, como o Azeite, como o Vinho, são Identidades Portuguesas que defendemos com orgulho. Porquê não se defende a nossa LÍNGUA E ORTOGRAFIA?
José L. Por de imediato fim ao AO90. É um atentado epistemológico á língua. Aonde nasceu Shakespeare ? Em Boston ou Sydney? Aonde nasceu Miguel Cervantes? Em Bogotá, em Buenos Aires? Aonde nasceu Camões ? No Rio de janeiro?, No Rio Grande do Sul? Tenham Juizo!
antonio b. O português é a lingua de Portugal nao temos que nos baixar a ninguem, quem nao quizer que mude de lingua o novo acordo vai descavando a nossa raiz para dar jeito a outros que ja nem português falam.
Cristina V. Acho que nao se deve mudar nada nna nossa linda lingua Portuguesa. Eu que adoro escrever e sei, parece que nada sei agora
Rodrigo S. Juntos, podemos reverter este ridiculo "acordo".

Assinaram a petição
24 816 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição