Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Restituição da Nacionalidade Portuguesa aos Judeus Sefarditas Portugueses, para Assembleia da República

NomeComentário
Eduardo L.XXX
Emílio C.concordo!!! eles são portugueses claramente!!!!! séc. XV ?!?! Sim, parece que foi ontem
Elisabete S.Dou os meus parabéns por tão nobre iniciativa, Deus vos abençõe por isso. A maioria dos portugueses não sabe sobre as suas raízes e infelizmente desconhecem que uma grande parte da população portuguesa é sefardita, mas deste assunto não se fala muito, será que ainda há medo passado estes 500 anos?, ainda há anti-semitismo ,gostaria também que no nosso país fosse facultado testes de A.D.N. como nos Estados Unidaos,para quem pensa que é sefardita mas não tem muitos elementos.
Constantino F.É lamentável esta nódoa na História de Portugal. Que seja reposta a legalidade para restituição da nacionalidade portuguesa aos Sefarditas portugueses que o desejem.
Manuel D.A expulsão dos Judeus em Portugal, nunca deveria ter existido.
José G.Acho que todos os judeus devem viver no país onde se sentem bem. São cidadãos iguais e com direitos semilares aos seus cidadãos residentes.
Lucimary M.restituição por justiça
José P.Pela Justiça, pela Liberdade, pela Igualdade, pelos Direitos Humanos e Universais
BERNARDO A.FOI NO SÉCULO XV, DE MANHÃ OU Á TARDE !!!
Jorge C.Já não é sem tempo...
João B.Este episódio, a expulsão dos judeus, foi o mais estúpido da História de Portugal, pelas consequências nefastas que teve para a nação portuguesa, quase tão graves como o da desastrada descolonização iniciada em 1974. Que ao menos se desagrave minimamente essa suprema estupidez com a restituição da nacionalidade a quem a pretender.
Miguel V.Fazer Justiça passado 500 anos!
António M.É da mais elementar justiça!
Maria N.Há que defender os direitos humanos e acabar com descriminação social! Pensem bem no caso destes Judeus Sefarditas que querem ter Retituição da Nacionalidade Portuguesa
Pedro A.Faça-se Justiça!
Filipe L.Após séculos de perseguição isto é o minimo que se pode fazer.
Elisabete G.Todos os cidadãos tem deveres e DIREITOS!
JOSE S.Quase sempre se confunde o destino das populações judaicas portuguesa e espanhola. Mas elas nada tiveram de comum. Aos Judeus espanhóis foi permitida a escolha, e muitos converteram-se de livre vontade, como o rabino de Burgos (que se tornou depois o cardeal de Burgos e um feroz anti-semita). Os judeus portugueses não puderam escolher, e muitos foram baptizados à força. Mas alguns ainda assim partiriam, para a França, para a Holanda, para o Império Otomano, já cristãos-novos para o Brasil, muitos milhares, para fugir da pesada mão da Inquisição. Mas continuaram a amar Portugal. Depois de tudo o que foi feito pelo poder político aos Judeus portugueses (pelos chefes de Estado de Portugal, na pessoa dos seus reis), o mínimo que o poder político pode fazer é devolver a cidadania a todos os Portugueses de religião mosaica que foram forçados a partir. Não há uma matriz cultural portuguesa, mas duas: a cristã e a judaica. Os Cristãos portugueses nunca estarão em paz consigo próprios se não reconhecerem os seus irmãos judeus.
Carlos B.Finalmente uma causa justa neste país, já era sem tempo...
Fernanda C.O Direito a uma Identidade passa pelo direito à nacionalidade do país onde se nasceu ou do país de acolhimento ou naturalização

Assinaram a petição
156 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição