Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pela manutenção do Ensino do Português nas Comunidades Portuguesas, para Assembleia da República

Nome Comentário
Maria R. O ensino da língua faz parte do acervo da cultura da nação, mesmo que fora de fronteiras, ele deveria ser fomentado para que os nossos emigrantes não perdessem contacto com a língua e a conhecessem melhor.
Carlos C. Manter o estudo de português para portugueses no estrangeiro é uma questão de dignidade nacional.
Jorge S. vamos em frente,juntos somos invencíveis.
Silvia U. Tenho dois filhos e quero que elas aprendaõ a minha lingua. Eu só portuguesa e se em Portugal nao se paga porque no estrangeiro se tem que pagar o somos portugueses de segunda classe?
Ana S. Eu sei que em Malaca, na Malasia, ha uma comunidade que se considera portuguesa e que ha anos pede ao Governo Portugues que lhe mande um professor, pois querem ensinar lingua e cultura portuguesa aos seus filhos. E nao lhes mandam!! Trata-se de criancas que, estando do outro lado do mundo, poderiam vir a fazer um link excelente entre Portugal e Asia e perdermos esta oportunidade ee triste.
Carlos S. Viva a língua Portuguesa
Luís R. gatunos, gananciosos, só pensam em voçês
Fernando M. É importante manter a influência de
Joaquim C. Por aquilo que se ouve, o ensino da Língua Portuguesa também devia ser extensivo a alguns políticos!
ROSA M. Sou a favor do ensino português no estrangeiro, sem dúvida!
Luis A. Os portugueses da diáspora não podem perder a ligação à pátria-mãe ( e por pátria não me refiro a Bruxelas, Estrasburgo ou Belim...)
Luis S. Tenho receio que com a intruducao de propinas o abandono da aprendizagem da lingua Portuguesa se reflita negativamentee nao podemos esquecer o aumento do fluxo da emigracao e consequentemente o envelhicimento da populacao ativa Portuguesa portanto o governo Potugues nao podes mais uma vez de fazer os trabalhos de casa dando-se ao luxo de cortar o vinculo com os seus filhos.
teresa.heimans todos na mesma luta
Prof.Doutor R. Para Portugal, é fundamental, estratégico e constitucional defender o ensino do Português na diáspora. É criminoso o ataque a este ensino e às Comunidades..
Maria M. Sem o Português a 2ª geração não tem raízes. Não as cortem!
rui n. boa iniciativa!
Maria S. Foram anos de luta dos nossos emigrantes nos vários países para que os filhos pudessem aprender a sua língua e conhecer melhor a sua cultura, para que os nossos governantes venham agora por tudo por terra sem medir as consequências de tal ato. Já vendemos a nossa alma ao brasileiríssimo ao aplicar o novo acordo.
Eduardo B. Este assunto é muito importante, pois temos maltratado a nossa língua e esquecido a sua divulgação condigna- a começar pelos nossos políticos que pretendem ser "bons alunos" de outras línguas...
Jorge R. É o elo mais forte que liga os jovens de 2.ª ou 3.ª geração a Portugal.É um crime de lesa pátria não apoiar o ensino da língua e cultura portuguesa no estrangeiro.
José S. A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, a grande maioria - quase 200 milhões - no Brasil, prevendo-se que esse número suba para os 335 milhões em 2050. Falado nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países. Serão razões bastantes para o debate na Assembleia da República.

Assinaram a petição
1 199 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição