Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela não autorização da participação dos nossos filhos e educandos nas denominadas atividades letivas não presenciais (síncronas)! Pela prudência e segurança no regresso às creches/JI e escolas!, para Primeiro-Ministro

Nome Comentário
Vítor M. Dados biométricos de alunos e professores nunca deveriam ser expostos a plataformas extra-escola como a google, a microsoft ou zoom, tanto mais que são plataformas proprietárias cujo código-fonte não está disponível para ser auditado de forma isenta e independente. Além do mais é público que o negócio da google é a venda de mata-dados para conseguir vender publicidade direccionada. É muito preocupante que o governo continue a abdicar da nossa soberania digital para empresas privadas ainda por cima estrangeiras. Ao mesmo tempo que delapida a privacidade dos cidadãos, o governo e o ministério da educação facilita a espionagem sobre dados sensíveis têm de ser protegidos.
Ana A. É abusivo, em meio a uma pandemia, forçar alguém a se expor sem a sua prévia autorização. Já estamos inseguros, estressados e cansados. Ainda vem essa arbitrariedade...cada unidade escolar, junto à comunidade deveriam fazer a escolha das formas de ensino. De maneira horizontal. As comunidades têm suas diferenças.
Óliver P. Não somos obrigados a ligar a câmera, se a gente não quer, a gente não liga!
Olimpia D. Concordo
Lara A. Obrigar as crianças a ter a webcam ligada, ou puní-las por, como foi o caso da minha, por ter a webcam avariada
Maria Vamos lutar por uma melhor educação.
Eloide c. Isso não da certo os alunos não aprende nada.
Marcia F. Sou professora faco tratamento a algum tempo para crises de ansiedade e pânico com as aulas on line meu quadro agravou demais com crises diárias não estou conseguindo trabalhar, e o INSS ainda negou o afastamento.
António P. Existem concelhos, agrupamentos a impor a toda a comunidade educativa, arbitrariamente, aulas síncronas em regime de videochamada. A pandemia está a fazer surgir o gene recessivo autocrático de muitos caciques. Bem haja pela qualidade da argumentação.
Nuno F. Em democracia, parece-me espaço para quem queira expor-se o menos possível, dadas as falhas graves na segurança e proteção de dados/privacidade. A obrigatoriedade das aulas síncronas pode ser possível em plataformas que nem tuteladas são pelo ministério da educação? Se lhes pedir que me assegurem segurança no seu uso podem fazê-lo? Como? Vão falar com americanos? Só para concluir, onde pára a flexibilidade, a inclusão tão apregoadas pelas escolas e agrupamentos? Só para não falar dos milhentos papéis para preencher em cada início de ano letivo relacionados com questões de privacidade e proteção de dados...
Manuel M. Nada a referir
Yuliya P. Não estou de acordo de reabertura de creches!Acho que é demasiado cedo!
Pedro P. Concordo plenamente
Mário C. Estou inteiramente de acordo com o expresso na petição. Sou professor do ensino básico e avô e sei que os nossos alunos e educandos não foram preparados, por todos nós, desde pais a governantes, passando por docentes, para terem uma autonomia de estudo a que estas e outras medidas obrigam, sem a presença física do docente. Pelo que nada de complicações mas sim de simplificar o Sistema e de acreditar no trabalho dos professores. Ando nisto há muito tempo, sujeito a reformas de ensino constantes e aprendi que levamos algum tempo a nos adaptar a novas "reformas" para que o "trabalho" seja bem feito e consciencioso.
Paula M. Muito bem redigido. Apoio.
Maria M. Sim, na minha escola impõem dar "aulas" via zoom...penso que isso é uma invasão de privacidade...todos podem ver e ouvir...eu desligo vídeo e alguns alunos também não o ligam...uns porque a família não permite e outros porque não querem...a plataforma zoom, pode ser utilizada de forma pontual para tirar dúvidas, mas não para dar aulas...a proteção de dados é essencial...
Isabel M. Pela segurança dos nossos filhos não
Ana R. A nossa integridade em primeiro lugar...
Paulo P. Primeiro lugar: saúde Segundo lugar ou não: educação
Fernanda M. Concordo, as crianças não precisam de estar sujeitos a isso.

Assinaram a petição
371 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição