Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Contra a eliminação da melhoria da classificação final da disciplina por Exame
, para Exm.º Sr. Presidente da Assembleia da República; Exm.º Sr. Primeiro-Ministro António Costa; Direção-Geral da Educação; Júri Nacional de Exames
Nome
Comentário
Maria P.
De extrema injustiça! Até porque se existem alunos que irão realizar exames porque são prova de acesso, é injusto que os que necessitem de fazer esse exame para melhoria da nota à disciplina com a finalidade de melhoria da sua média do ensino secundário, não o possam também fazer!
Diogo O.
Penso que era melhor optarem por não haver recálculo de classificações finais das disciplinas de anos anteriores mas sim permitirem ser possível haver melhoria da classificação final da disciplina por exame tal como houve nos anos anteriores. Isto porque com o tal recálculo, principalmente os alunos de escolas privadas seriam injustamente favorecidos podendo até entrar no ensino superior num curso, impedindo que outro aluno duma escola pública entrasse, apesar de este merecer mais entrar, o que teria acontecido se não fosse o tal recálculo. Acho o recálculo muito injusto porque apenas favorece os alunos que não tiveram capacidades suficientes para conseguir manter a nota interna com a realização exame. Enquanto que os alunos que foram “bons” ao ponto de conseguir manter a nota interna não são favorecidos em nada, apesar de estes até merecerem mais por terem conseguido manter a nota e os outros não. Isto não iguala todos os alunos, mas sim o contrário. Considero que a opção de melhoria seria mais sensata porque assim os alunos poderiam na mesma subir a nota interna mas só iriam subir se realmente merecessem.
Maria C.
De extrema injustiça! Até porque se existem alunos que irão realizar exames porque são prova de acesso, é injusto que os que necessitem de fazer esse exame para melhoria da nota à disciplina com a finalidade de melhoria da sua média do ensino secundário, não o possam também fazer!
Sandra C.
Deveria ser dada a oportunidade a quem quisesse realizar o exame para contar para a média. A preparação estava a ser feita e qualquer mudança não deve prejudicar os alunos. Esta prejudica todos os que não tendo conseguido uma média desejada estavam a contar com o exame como uma oportunidade para conseguir subir. Davam a opção do que fosse mais benéfico. Saírem prejudicados é que não pode acontecer.
Ricardo F.
Os alunos que estão a ter melhoria de nota devem ter os mesmos direitos que os outros
Antónia F.
1 ano de trabalho para melhorar a média e agora não conta? Devem abrir excepção para estes alunos
Maria X.
É lamentável e profundamente injusto que se vede a realização de exames de melhoria a alunos que, com esse objectivo, investiram o seu tempo e os seus recursos financeiros ao longo do ano lectivo, alterando as "regras" não a meio, mas pouco antes do jogo.
Paula B.
Com uma filha a candidatar-se agora à faculdade, sem possibilidade de fazer exames de melhoria de notas, para entrar em medicina, é inacreditável que o Governo altere as regras, comprometendo o futuro de milhares de estudantes portugueses. É uma discriminação face a outros alunos de anos passados e anos futuros. O estado de pandemia não é argumento para alterar regras a este nível. Devem ser consideradas alternativas!
Joana B.
Caros senhores, Sou uma aluna de 12º ano no curso de ciências e tecnologias, e pretendo entrar na faculdade de Medicina. Apesar de ter obtido aprovação nas disciplinas referidas em 2019, o meu plano de atuação, baseado na informação que tinha, consistia em submeter-me novamente à avaliação, neste caso, exame como aluna externa, para conseguir subir as minhas notas, num contexto de exigência curricular. Contudo, com a impossibilidade de melhoria da nota interna da disciplina, informação esta de que não disponha no momento da minha inscrição no ano letivo passado, coloca-me em desvantagem face a outros alunos que concorram igualmente à mesma universidade. Como tal, solicito que revejam a medida aprovada e divulgada a respeito da proibição das melhorias das notas internas , uma vez que não é de todo justo nem favorável.
Carolina f.
Preciso de melhora
Henrique M.
Nem tenho palavras para tanta estupidez....
José G.
Podem estar a impedir milhares de alunos de concretizar os seus sonhos! Justiça!
Diana R.
A melhoria apenas favorece os alunos, é ridículo retirar-nos algo que apenas nos favorece, principalmente nestes tempos difíceis.
Vasco F.
Quem subiu no exame não vê a sua nota alterada, mas quem desceu vê a sua nota aumentada. Seguindo lógica básica concluímos que quem subiu no exame, como eu, será consequentemente prejudicado pelas alterações, já que competirá para o ensino superior com alunos cuja nota foi aumentada injustamente pela mesma alteração.
Duarte O.
Sou um aluno do 12ano, e queria fazer melhoria este ano. Os exames da primeira fase do 11 ano não me correram bem e decidi fazer uma melhoria nesse mesmo ano (11ano) e outra este ano (12ano) para ficar menos sobrecarregado em cada um dos anos. Com o introdução destas medidas deixo de poder de fazer a melhoria ao exame que me faltava. Quem sai prejudicado nestas medidas é quem está numa escola em que não dão as notas porque existe muita escola em que os professores dão as notas. As regras anteriores ainda eram dos poucos elementos para igualar as médias do país e com a introdução das novas medidas , este método de entrada para o ensino superior passa a ser tudo menos uniforme.
Pedro H.
Acho injusto esta medida pois existem escolas com diferentes níveis de exigência, e sem a introdução dos exames nas disciplinas de exame, não existirá um critério que promove a justiça entre as notas internas.
Alexandre s.
Ser o mais justo para todos sempre
Maria P.
Haja justica!
Sebastião L.
Não concordo
Maria O.
Aquilo que estão a fazer é muito injusto!
1
2
3
4
...
22
seguinte
Assinaram a petição
8 126
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas