Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Definição de Tarefas Moderadas no Ensino, para Senhor Provedor de Justiça

Nome Comentário
Adélia F. Haja justiça..., não somos robots, somos de carne e osso como os ministros.
Ana R. Há que esclarecer urgente,mente esta temática . pois os professores que se encontram com conversão da componente letiva estão a ser vexados por muitos colegas dos executivos e acusados de não querer fazer nada!
Maria B. Estou de acordo que seja a junta médica a declarar quais os tarefas que o docente deve ou não deve fazer
Ana F. É extremamente importante que todos tomem conhecimento da dificuldade que é para um professor mais velho, ter um horário sobrecarregado com muitos alunos. É contraproducente para ambas as partes.
José P. É de total humanismo respeitar os docentes que se encontram impossibilitados de exercer a sua nobre função por razões claras de saúde.
Perpétua A. Perpétua Alves
Maria A. Concordo plenamente que os docentes com mais de 60 anos de idade não deveriam exercer funções docentes mas outras funções, pois os mais prejudicados são sem dúvida os alunos.
Maria P. Desgaste físico e psicológico. Carreira com 39 anos de serviço com muito poucas faltas, a precisar de abrandar o ritmo de stress diário...
Maria S. Definam isso. É urgente!
Maria R. Concordo plenamente. Há pessoas completamente esgotadas a prestar serviços para os quais não estão capacitadas física e psicologicamente.
Maria S. Fui operada à coluna há meio ano. Três meses de Junta Médica. É lá puseram a tal alínea que durante pelo menos mais 60 dias deveriam-me dar trabalhos moderados e adequados à minha condição clinica. Fiquei de apoio. EDUCADORA! DUAS TURMAS! Uma com doze crianças de 3 anos e o resto de 4/5 anos, num total de 25. A outra turma, num Centro Escolar,também com 25. 19 crianças de 5/6 anos e os restantes de 3/4 anos. Uns meninos sem quaisquer regras e mal educados. Um pandemónio! São esses os serviços moderados adequados à minha condição clinica? EDUCADORA, a FAZER 61 ANOS NO DIA 9 DE NOVEMBRO E A COMEÇAR O 39° ANO DE SERVIÇO! JÁ ANDO DOENTE DE TANTO #BERRAR# NAQUELA SALA! Sem comentários!
Isabel C. Os professores que nao tiveram reducao da componente letiva, aos 40 e 45 anos nao aguentam tanto trabalho.
Maria M. .
Zélia F. Em fevereiro apresentei-me ao serviço, com tarefas moderadas. Recebi ordem para substitir duas colegas numa turma conotada com comportamentos "péssimos"( uma das professoras foi agredida por aluno). A turma tinha duas professoras desde o início do ano letivo. Um mês depois fiquei de baixa com problemas acrescidos. É assim que vejo o tratamento àqueles que durante quarenta anos deram o seu melhor e que só porque têm mais de 60 anos não podem pedir reforma por inteiro. Colegas não esperem pelos sessenta anos para serem obrigados a ficarem de baixa. Ouçam o médico e não sejam "resilientes".
Celina S. Estive nessa situação e o Diretor teve uma atitude muito humana e profissional, pelo que me atribuiu trabalho na biblioteca escolar. Foi muito importante para mim pois não teria aguentado na sala de aula.
Luís D. ...
Maria N. Melhor que a definição de tarefas moderadas seria facilitar o acesso à reforma por incapacidade a quem dela necessita...
Angela C. Excesso de reuniões e de burocraciasque em nada contribuem para o sucesso educativo.
Josebela A. Sou uma docente do 2°ciclo,que ja esteve com.50%de reducão da componente letiva(2003/2004), devido a uma laringopatia cronica,com rouquidao frequente. O especialista sinalizou como.doença profissional a minha situacao,ao Departamento de protecao.contra as doencas profissionais ha quase 2 anos,sem que haja ate agora qualquer desfecho. Da parte do ME,quando estiver muito mal ,devo faltar e em 6o dias vou a junta medica.Tenho 59 anos e 20horas letivas,tendo agora tambem um.pólipo nas cordas vocais.Sera aconselhavel.para a minha situacao.uma reducao da componente letiva,para evitar o esforço.prolongado da voz.
Maria S. Estou exatamente na referida situação . Mandaram me para a escola com restrições físicas claras e recomendam consulta de medicina de trabalho ....?!......!??? Não existe !

Assinaram a petição
881 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição