Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Obrigatoriedade de condições para as Sestas para crianças até à entrada na Primária, para Primeiro Ministro, Direcção Geral da Educação, Ministro da Educação, Assembleia da Républica, Presidente da Assembleia da Républica

Nome Comentário
Sérgio . Sesta deveria ser obrigatório por ser essencial
Maura F. Considero que nos primeiros anos de vida é de extrema importância que os ritmos de cada criança sejam respeitados. Todas as crianças são diferentes e precisam de tempos de descanso/brincadeira/aprendizagem diferenciados. Acresce ainda que a sesta é algo fisiológico e até bastantes adultos sentem a falta dela. Neste sentido também não entendo porque é que se torna tão difícil que as instruções de ensino permitam que as crianças durmam sempre que ditam necessidade disso.
Paula . Quando vou buscar o meu filho ao colégio ele faz birras de sono e como ando de autocarro ele adormece logo e muitas das vezes nem janta mais e e uma criança muito sociável já cheguei a falar no colégio no ano passado e a educadora disse logo que primeiro não tinham como colocá-lo a dormir e se o mandassem dormir para a sala dos 3anos que ele podia pensar que era como castigo tendo os colegas todos a brincar e ele ter que dormir
Catia S. Eu defendo que as crianças até atingirem o 3o ciclo deveriam ter o direito a sestas. Tendo em conta todos os seus benefícios.
Carla . .
Ana A. Muito importante
Catarina F. Concordo com está petição
Eunice S. É lamentável como agora com tanta modernidade as nossas crianças são tratadas!!! há 33 anos atrás frequentei um jardim de infância numa aldeia e durante 3 anos dormíamos a sesta. E agora no século XXI as crianças com a mesma idade já são adultas
Ana S. A sesta na primeira infância tem uma importância vital como tal deve ser respeitada.
Elvira S. A sesta é essencial ao bom desenvolvimento da criança
Carla X. A minha filha atualmente tem 3 anos e 3 meses. A minha filha chega cheia de birra a casa porque o pouco tempo que demora a chegar a casa adormece e para retira-la do carro tenho de a despertar para puder comer e tomar banho o que não acontece com facilidade.
Délia P. Concordo com o tema da petição.
Cristina M. Se vários estudos o comprovam e se as crianças que são privadas do sono o refletem, porque não criar as condições necessárias às destas?
Magda V. Crianças ficam agitadas quando nao dormem sesta
Ricardo F. Desde a subtracção da sesta a minha filha mais nova chega a casa num estado lastimável ...
Maria . Totalmente de acordo! É bom que se saiba que as IPSS têm as condições necessárias para que as crianças possam fazer a sesta e são impedidas pelo Ministério da Educação. Sempre considerei muito negativo para as crianças. .. Andamos quase a arranjar estratégias "secretas" para qye as crianças possam fazer a sesta.. Sim, porque pide vir a Dgeste e implicar porque as crianças tiveram menos uns minutos de horas lectivas!
Ana S. O sono de qualidade é o melhor amigo das crianças e adultos. Como as crianças não são todas iguais, tais como as suas necessidades, muitas necessitam de sesta até bem mais tarde. Deveria ser uma opção, e deveriam criar condições para que tal aconteça. Haverá menos ansiedade, impulsividade, impertinência, impaciência, entre outros. Haverá mais concentração, mais bom humor, mais disponibilidade, mais interesse, mais pro atividade, mais energia..crianças mais felizes!
Leonor . As crianças tem o seu ritmo devem dormir o tempo que sentem necessário.
Monica C. Concordo com esta petiçao pela necessidade de as crianças descansarem e que se respeite o ritmo de descanso de cada uma
Rosa O. Sou mãe, fui criança. O sono é importantíssimo para pequenos e graúdos. Há crianças que continuam a precisar a sesta mesmo com 7 ou 8 anos. Então parece-me inteligente ajustar horários e currículos, de forma a proporcionar às crianças condições para que cresçam saudáveis.

Assinaram a petição
4.882 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição