Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: A Voz do Cidadão nos Jornais , para Ex.mos Senhor Presidente da Assembleia da República e Senhor Presidente da República, senhores diretores de jornais nacionais ; jornalistas e sociedade em geral

Nome Comentário
José F. A opinião do leitor dada ao conhecimento público de partilha com a sociedade, é a "mensagem" mais limpa que se mostra directamente aos olhos da comunidade de leitores, sem influências externas ao seu pensamento e juízo de valor. Escrevam, digam e partilhem o vosso pensamento e saber, pois é na partilha que a sociedade deve crescer. José Faria
Manuel C. Um jornal que elimina o espaço de opinião dos leitores é um jornal que não respeita a opinião pública
ADRIANO M. concordo plenamente
António V. Já vi o J.N. publicar seguidamente comentários do mesmo indivíduo e a maioria desses comentários terem pouco o nenhum interesse. O Expresso publicava regularmente as minhas cartas, desde que não fizesse comentários opostos às ideias da Direcção.
fernando m. A escrita é a melhor forma de se lembrarem do que foi dito.
manuel p. temos que ter opinião pública para todos o s portugueses saberem o que se passa no pais
Fernando S. Totalmente de acordo.
Luis C. Desde que haja a figura da "moderação" (com recurso para Provedor) de comentários insultuosos ou fomentadores de ódio.
Mário N. A petição, num regime democrático, em que a liberdade de expressão é um dos seus mais importantes baluartes, deve ser cada vez mais utilizada por todos os que se mantêm atentos ao quotidiano de um país!
José J. Considero o correio do leitor manifestação da liberdade de expressão
António A. É uma boa iniciativa para defesa da intervenção cívica que deve ser bem aproveitada, de um modo responsável, por todos os cidadãos.
carlos M. Estou de pleno acordo com a petição e seu conteúdo, pois isto é estar valorizando a livre expressão em democracia.
Artur P. Espero que haja alguém que providencie na reposição desta modalidade no Diário de Notícias.
Vítor S. É lamentável, contraditório e inaceitável, os jornais, volta não volta apelam à sociedade civil, à participação/cidadania e, acabam com a página de opinião dos leitores ou reduzem-na, ou ainda, enchem-na com correcções/direitos de resposta... Claramente os jornais ficam a perder...
ALDA J. Nos últimos dois anos alguns jornais têm-nos, a nós leitores, cortado a palavra. Foi o Diário de Notícias. É o Expresso que só publica, alguma opinião, desde que não se fale mal do partido que pos defende. O jornal da "faca e do alguidar", com as suas páginas cheias de "sangue", dá destaque na sua página dos leitores, num espaço muito resumido. Cada vez o povo está a ficar com o bico fechado, pois somos uma "classe" que incomoda. "Quiça" os jornais se esquecem que vivem dos leitores, pois sem eles, fechavam todos. Vamos ter esperança nesta Petição, e que as publicações dêem o devido espaço, às nossas opiniões.
Augusto M. Terá pouco ou nulo efeito, mas é pena num tempo em que se apela tanto "à sociedade cível" - que porventura será formada pelos não políticos de profissão, não comentadores de profissão....e mais outros tais - para ser activa e participativa, não haver espaço para que tal possa acontecer!! Mas!!!
MÁRIO J. Na minha opinião de cidadão, nesta altura do "campeonato", não estou nada optimista quanto ao facto de acreditar que alguns jornais, voltem a dar espaço para os "leitores-escritores de cartas", darem as suas opiniões. Porque é uma classe de gente "malfeitora" perigosa e que incomoda muita gente, geralmente o poder político. Somos gente muito incómoda. Igualmente não acredito na isenção de quem edita as cartas enviadas dos leitores, devidod provavelmente à forte pressão do pdoer político. Infelizmente andámos 48 anos com o tão falado e aplicado em muitos e muitos casos, COM O LÁPIS AZUL DO TEMPO DA OUTRA SENHORA, senhora manhosa e esperta, que controlava tudo e todos, e não nos deixava falar. Hoje em democracis (?), agora parece-me bem pior, pois nos dias que correm a censura nas publicações, passou a ser utilizado o LÁPIS VERMELHO...que é bem pior. O Diário de Notícias, acabou com a nossa página. O Jornal de Notícias, nada de falar mal do FC Porto (por exemplo). O Correio da Manhã, a página dedicada ao leitor, é o mais resumida possível. E outras publicações, os espaços são sempre "oferecidos" aos mesmos. Mas o que vale é que tenho que ter esperança, que a situação vá melhorar.
jorge b. Concordo com os principios mencionados nesta petição
Maria R. Pensar é preciso!
Antonio S. Para além do Diário de Notícias (papel) também o Expresso online passou recentemente a impedir comentários de leitores. Quando nos órgãos de comunicação social aparecem tantos artigos de opinião e nalgumas notícias se seleccionam e evidenciam algumas partes, desenquadrando-as do todo, manda a democracia e a confiança no que lá consta que se permita o aclaramento e o contraditório de leitores que tenham algo a contribuir para o rigor da informação.

Assinaram a petição
95 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição