Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: NA DEFESA DO POSTO MÉDICO DA CUF, para Assembleia da República, Direção Geral do Património Cultural, Ordem dos Arquitetos, Presidentes da Assembleia Municipal e do Município do Barreiro, Presidentes das Juntas de Freguesia do Barreiro, Administração da Baía do Tejo, População e Órgãos de Comunicação Social

NomeComentário
Paula R.Posto do médico do Barreiro fez parte da minha infância, onde não havia diferença e estava muito a frente do seu tempo
José T.Para além do inegável valor arquitectónico do Posto Médico da CUF, sinto no edifício parte de mim, faz parte da minha memória, foi lá que recebi os indispensáveis cuidados médicos da infância, eu e os meus irmãos. ficámos indelevelmente ligados àquela "casa".
Alice s.Patrimônio é a nossa memória.Preservem a mesma, para se contar aos nossos descendentes.
Mário A.Para que não seja mais um crime de lesa património
Maria C.A destruição de Património não é a solução. Especialmente tendo a possibilidade de adaptar o Património edificado a outras funções.
manuel C.Destruir é estúpido; o Barreiro não se pode dar ao luxo de perder este edifício. Não digo isso por ter familiares que aqui nasceram, trabalharam ou foram curados. Nâo é isso. O edifício tem potencial em si mesmo. Pode vir a ser um museu, um centro de conferências, um “pólo” científico ligado à saúde – uma referência a sul do Tejo, em articulação com Lisboa, com o Museu de Farmácia, etc... Pode servir para exposições temporárias, acolher artistas, ... No passado, por aqui passaram milhares de pessoas ligadas á CUF. Mas, se a autarquia for inteligente, o edifício pode passar a ser usufruído por barreirenses de todas as “origens”. Seria uma vitória da unidade sobre a fragmentação, que era o Barreiro de outrora. Pode dar força ao Barreiro do futuro, mantendo memórias de um passado único, ajudando o Barreiro a projectar-se de forma criativa e variada. Aproveitar é um desafio inteligente. Demolir é aplicar “pena de morte” a algo que tem muito para dar.
Elizabete S.O posto médico da CUF e um idificio com história para quem nasceu viveu no espólio CUF como foi o meu caso, nascendo de pais trabalhadores da CUF,e como Barreirense sou mais uma pessoa a implorar que poupem o posto médico e façam dele um museu
Dina S.é um direito e unidos a nossa voz se ouve melhor. Dina Cardoso
Cátia O.Em vez de terem um centro de saude num supermercado porque nao recuperar o edificio e aproveitá-lo com centro de saude. Exames complementares do hospital
Sara R.Um edifício espectacular, onde foram realizadas as minhas consultas em miúda
ISABEL V.N Ã O MANTER HISTÓRIA
Ana F.Devemos preservar aquilo que temos.
Ana A.Não destruam o nosso património. Já chega terem mandado abaixo o chalé e o antigo centro de saúde em frente ao parque.
rui s.É obrigatório preservar o pouco património arquitectónico de relevo que ainda resta na cidade do Barreiro.
Fernando C. O Posto Médico da CUF é um edifício único. Muita gente ali nasceu, muita ali foi tratada, teve uma Farmácia privativa fabulosa, onde se faziam medicamentos (manipulados), que teve equipas clínicas que deixaram memória no Barreiro (o Dr. Pacheco, o Dr. França), mas também equipas de enfermagem de uma dedicação constante. Daí saíam, diariamente, veículos que faziam serviço ao domicílio, levando médicos e enfermeiros a casa de quem não se podia deslocar. Não se lembram? Com equipas que saibam pensar, o edifício da “Caixa de Previdência do P E S S O A L da Companhia União Fabril (CUF) e Empresas Associadas” pode vir a ter outras utilizações, preservando memórias que são mais vastas do que se pensa. Este mesmo edifício pode vir a contribuir, de forma positiva, para as novas gerações de barreirenses. Pode atrair visitantes interessados na sua história; mas pode, igualmente, se for bem aproveitado, ser uma rampa para o seu futuro. Com equipas que saibam pensar, e edifício pode vir a ter outras utilizações. Pode atrair visitantes interessados na sua história; mas pode, igualmente, se for bem aproveitado, ser uma rampa para o seu futuro.
Ana C.Estou inteiramente de acordo com a petição. Sou da opinião que se deve defender o nosso património. O edifício tem história, marcou uma época, está num estado de abandono lastimável, mas deve ser recuperado, pois acho que tem muita potencialidade. A zona pode ser recuperada e integrar o edifício em causa.
Hermínio C.O património deve ser conservado, mantido não destruído.
Mário B.Foi lá que fiz exames médicos de candidatura à Fábrica da UFA, em 1970, concordo e apoio a conservação das instalações como Património Público!
Maria L.eu quando era crianca tambem os meus pais me levarao ai.
Maurício S.Crime publico

Assinaram a petição
355 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição