Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma para os Professores aos 60 anos, para Ministério da Educação

Nome Comentário
Isabel F. Não é possível ensinar com qualidade quando já se está muito cansado.
Maria C. É uma profissão de desgaste rápido
Noelia B. Penso que 60 anos é a idade ideal para sair do sistema de ensino, pois trata-se de uma atividade muito desgastante e requer capacidade de interseção com jovens que precisam de gente com respostas mais rápidas e adequadas ao seu tempo e aos recursos ao seu dispor.
Maria M. A profissão de professor é de grande desgaste . As capacidades para fazer frente aos múltiplos desafios que cada fez mais se lhes colocam diminui muito com a idade e torna a sua ação educativa menos eficaz .
Isabel L. Profissão de desgaste
Sandra A. Considera_se uma atrocidade e é uma desumanidade atendendo ao desgaste, físico, mental da profissão e mesmo a faixa etária com a qual se trabalha e a quantidade borucratica exigida forçar a lecionação em condições de profundo stress e no limite geral de um professor nestas idades. Dado o grau de exigência geral e as constantes horas extras obrigado a realizar para poder por em prática a leccionação com os seus meios e materiais no limite psicológico e físico.
Joaquim P. Entendo que a idade atual de reforma, aos 66 anos e 6 meses, ultrapassa os limites do que considero ser o respeito pela dignidade humana. Além de tirar a oportunidade a quem descontou toda uma vida, de usufruir alguns anos, em condições de saúde minimamente adequadas, da sua reforma, contribuindo para a o mal estar de muitos milhares de trabalhadores, de reduzir a produtividade das empresas, lança para o desemprego e para a imigração muitos jovens que vêm os postos de trabalho ocupados por uma classe trabalhadora extremamente envelhecida. Caso a idade de reforma não seja reduzida, não apenas para os professores, perdem os portuguese e perde o país.
Maria L. Sou a favor
Catarina C. Concordo sendo uma profissao de desgaste rapido
João S. Concordo com a reforma aos 60 anos ou aos 35 anos de serviço... Principalmente os do 1º ciclo que além de terem mais horas semanais, não possuem redução de horário com o aumento da idade, também têm menos pausas durante os momentos de leccionação, além ainda de terem de gerir inúmeras variáveis e questões de logística, tais como as questões das refeições, nos intervalos...
Maria P. É de toda a justiça a reforma para os professores aos 60 anos.
Aida S. Professores desgastados e envelhecidos.
Graciana C. Urgente
Maria M. É da mais elementar justiça que a reforma seja concedida aos professores aos 60 anos, considerando as espefucidades inerentes à profissão.
Fernanda C. Qualquer outra profissão pode ser exercida dignamente até uma idade avançada. Porém, um professor com aspeto envelhecido, independentemente da sua competência é, hoje, facilmente "achincalhado" pelos alunos e - em algumas situações- pelos encarregados de educação. A sabedoria/experiência e o aspeto físico/desgaste não se conjugam harmoniosamente. Pelo contrário, transformam-se em inimigos de profissão. Um(a) médico(a) idoso(a) de cabelos brancos e/ou careca, é procurado pelos doentes pela sua experiência e tratado com todo o respeito; um funcionário do serviço de finanças ou segurança social, é tratado de igual modo pelo público que a ele se dirige. Porém, um professor com iguais condições físicas é ridicularizado e apelidado de "cognomes" que ninguém deseja para si. E o que faz? Impõem-se? Ignora? Faz de conta que não tem sentimentos? E qd as capacidades cognitivas/físicas falham?.. É urgente (re)analisar as condições a que os professores hoje estão sujeitos. Todas as profissões têm dificuldades, bem os sabemos. Mas nem todas têm o mesmo nível de desgaste, igualmente o sabemos também. Experimentem sujeitar-se ao barulho ensurdecedor (embora saudável) das crianças/jovens.
alda c. O ensino precisa de novos educadores.O cansaço é muito.
Carlos D. Concordo
Isabe Q. Faz todo o sentido que reformem os professores aos 60 anos, pois já começam a acusar o cansaço de tantos anos de luta, de mudanças muitas vezes impostas, pelos que pouco sabem sobre as nossas realidades e dificuldades.Queremos acabar a nossa carreira profissional com dignidade e não como sendo más profissionais ou "As velhotas"...
Vasco M. Esta devia ser uma profissão de desgaste rápido!
Maria S. Mais do que justo. Eu já tenho 64 anos e 41 de serviço. Não chega??? Ter 25 crianças e ser coordenadora de departamento é asfixiante. Não se aguenta...

Assinaram a petição
34 322 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição