Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Elevar a Calçada Portuguesa a Património Nacional Imaterial da Humanidade, para Todos os cidadãos que respeitam a Cultura Portuguesa

Nome Comentário
Antonieta P. A Calçada Portuguesa merece ser preservada e reconhecida para que não desapareça.
Albertina P. O mais possível
Maria M. Concordo!
Sandra C. E impensavel abdicarem das calçadas portuguesas pois e algo que e mesmo parte da nossa traça portuguesa. As nossas zonas mais antigas são feitas com a nossa calçada. E muito triste acabarem com as coisas quando elas resultam.
Thelma P. Apoio e louvo todos os movimentos em favor da nossa história. Temos de ter orgulho no que é nosso e temos de valorizar o que temos.
Norberto B. a favor
Maria C. Acho a calçada portuguesa muito bonita.
Maria P. Concordo e devemos preservar o que é portugues
Delfim S. Concordo com a petição mas manter este tipo de pavimento em todas as ruas e travessas e mantelas em boas condições é impossível e dispendioso, como tal as autarquias não têm capacidade de a manter em condições aceitáveis. Concordo com a petição e vou assiná -la mas penso que se reduzir-mos a área onde ela seja uma mais valia para o espaço. Com 2 ou 3 exemplos poderei exprimir melhor o meu pensamento. Não se compreenderia que na Av. da Liberdade fosse eliminada, assim como não compreendo que tenha desaparecido do Terreiro do Paço, foi um mau serviço que prestaram estes 2 exemplos exprimem a ideia que tenho sobre o assunto. Outro sim não se comprende que se mantenha a todo o custo este pavimento na ruela mais escusa ou no beco menos conhecido. Mas sim num beco como por exemplo o "Chão Salgado" em Belém, ao lado dos Pastéis do dito. Penso que consegui fazer-me entender. Já agora mais um exemplo desta feita relativamente a ser a dita cuja cómoda ou não, bem trabalhada por que sabe da poda ela pode ser cómoda, veja-se por exemplo o pavimento da estação do metro do Jardim Zoológico.
Miguel B. Destruíram a praça de Campolide em Lisboa ao substituir a antiga calçada Portuguesa por cimento branco...Revoltante.
Miguel M. Acho muito bem... é uma arte !!!
Maria B. A calçada portuguesa é altamente apreciada no estrangeiro. Por que motivo tem de ser eliminada em Portugal? Por estragar os saltos dos sapatos das senhoras finas?
Maria P. É um tipo de arte exclusiamente portuguesa.
Francisco A. Uma historia um passado, tornas as ruas mais bonitas.
Jose S. E uma arte incomparável,sempre disponível para ser vista e gratuita .
Júlio Z. É um ex-libris das cidades portuguesas, exportado para os países lusófonos, e que tanta admiração merece pelos turistas que nos visitam.
Maria B. Não é só por ser Património, é preciso conserva-la, porque além de bonita, andar a pé é horrivel
Sergio R. Importante.
João C. Sim
João O. É vergonhoso trocar Calçada por cimento ou pedra inferior.

Assinaram a petição
7.014 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição