Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela revogação da Norma Travão, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Madalena C. Concordo completamente com a petição. Sou uma das muitas prejudicas com ela. Vi passarem ao quadro dezenas de colegas com muito menos tempo de serviço e de experiência e que nunca sairam de perto da sua casa e foram "premiadas" com o vínculo, enquanto eu continuo com contrato. Só peca por tardia, esta petição.
Bruna m. Não esquecer a situação dos professores que todos os anos têm contratos anuais incompletos (no meu caso 8 seguidos) com mais de 5 anos de serviço. As escolas todos os anos precisam de nós mas estamos sempre a ser prejudicados com esta norma. Como seria se nenhum professor concorresse a horários incompletos? Precisamos de melhores condições.
Maria M. Trabalho há 20 anos, ou no grupo 300, ou no 320. Fiz pós graduação em Educação Especial. Sou ultrapassada por professores com menos tempo de serviço do que eu apenas porque tiveram a sorte de ser reconduzidos no mesmo grupo de recrutamento e em escolas que os escolheram.
Sónia M. Não concordo com a norma de travão. Sou Educadora de Infância por mudar de uma escola onde fui colocada na contratação inicial para uma TEIP mais próximo da residência perdi Um DIA e por isso não integro na norma travão. Sou sempre colocada na contratação inicial. No Algarve fui a 5º este ano. Já tenho 19 anos de serviço.
Pedro V. Sou professor há 15 anos e ainda não sou efetivo, pela aplicação cega de uma norma profundamente injusta (norma travão), sendo que em alguns casos apenas não tenho os 5 anos consecutivos por ineficiência do sistema na colocação dos professores ou por alterações sucessivos à legislação.
Paula S. Lecciono há mais de 16 anos e porque não tive contratos sucessivos serei penalizada, favorecendo assim colegas com menos tempo de serviço e de experiência efetiva
Antero F. Acabem com esta farsa e devolvam a legalidade e a veracidade aos concursos de professores. Penalizem, castiguem e arredem desta profissão todo aquele que beneficiou desta injustiça. Por concursos onde conte a graduação profissional e se siga a ordem e as opções de cada um...
Eulália F. Já não era sem tempo!
Rosa R. Professora com graduação de 32 valores foi ultrapassada por uma colega com graduação de 24 valores- Isto não pode continuar.
Vera S. Sou 100% contra a norma travão. Terminei o curso em 2003 e acho muito injusto que colegas que tiveram a sorte destas renovações sucessivas que na maior parte das situações não foi por mérito mas porque entraram por contratação de escola e por sorte haver horário para renovar nessa escola.
Lídia M. Grande injustiça na norma travão. O critério de seleção deve ser a graduação profissional
Carla V. A norma travão é a maior injustiça aos professores contratados das últimas décadas. Existem professores com mais de 10 anos de carreira, com mestrados e doutoramentos -como eu- que graças a esta norma travão passaram de ter emprego todos os anos (mesmo sendo colocados noutras escolas) para o desemprego. Não se pode aceitar que professores com poucos anos de serviço e porque tiveram a sorte de serem colocados em escola que permitiu-lhe a renovação do contrato por 5 anos consecutivos. A isto chama-se sair-lhes a lotaria! De momento, esta é a vida profissional dos professores contratados: A LOTARIA EDUCACIONAL!!!
Susana T. Não entendo porque é que o tempo de serviço tem de ser feito no mesmo grupo disciplinar. Deve ser valorizada a polivalência dos docentes.
Paulo G. Esta norma, imposta apenas pelo governo de Passos Coelho e de Paulo Portas, através de Nuno Crato, visou enganar a Comissão europeia quanto à aplicação de uma diretiva comunitária que exige a vinculação dos docentes que ainda estão em regime de contrato e os professores. Esta norma-travão permitiu que gente menos graduada mas que teve a "sorte" de ser reconduzida em sucessivos contratos em escolas públicas pudessem vincular aos quadros do Ministério da Educação, lesando irremediavelmente a carreira e a vida de muitos professores, tal como eu, que anto já sofreram e pedem apenas que se faça alguma justiça neste caso, o que a meu ver seria a vinculação aos quadros, mesmo que administrativamente, dos docentes contratados com mais de 15 anos de serviço docente no Ensino Público (não no Ensino Privado).
Pedro G. Assino pela revogação da Norma Travão pelas injustiças descritas na petição. Contudo, tendo eu mais de 15 anos de serviço e tendo já tido 3 contratos anuais (de 365 dias) sucessivos com horário completo, no mesmo grupo de recrutamento, considero necessário que se faça justiça para que sejam integrados na carreira todos os docentes em idêntica situação. Saliento ainda um facto que não se encontra registado na petição: Aquando a constituição dos Mega-agrupamentos, em algumas escolas muitos professores contratados ficaram sem horário, pois as necessidades foram preenchidas pelos professores do quadro, mas noutras escolas os professores viram os seus contratos serem renovados sucessivamente e alguns foram vinculados por essa lei, por uma questão de sorte passaram à frente de outros com muito mais tempo de serviço.
Ana C. injustiça
Maria S. É extremamente injusta esta norma-travão.
Maria M. Penso que esta petição chama a atenção, pela imjustiça de um professor não ter a "sorte" de ter sido colocado 5 anos completos sucessivos...
Anabela s. Concordo plenamente com revogação desta norma. Cria injustiças permanentes na vida dos professores. Concordo com os 365 dias em serviço público para concorrer em 1 prioridade.
Nuno M. Ja são 16 anos a servir o estado sem qualquer reconhecimento, ou estabilidade.

Assinaram a petição
2 534 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição