Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Despenalização da Morte Assistida, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, deputado Eduardo Ferro Rodrigues

Nome Comentário
Maria L. Concordo plenamente com esta despenalização da Morte assistida desde que o doente em fase terminal, concorde ou em fase em que o doente não tenha condições mentais para o decidir.
Celestina m. Sejamos dignos e acarinhados tanto na vida como na morte.
maria g. pelo direito ao respeito ate na morte
Margarida P. Pelo direito a uma morte com dignidade e sem sofrimento desnecessário, assino convictamente esta petição.
Armando S. Estou completamente de acordo. Ja assisti a 3 situacoes deploraveis, em que o ambiente nada faz para assistir condignamente os doentes. Deixam os doentes abandonados a sua condicao de estar ali a espera da ultima apneia fatidica e terminal. Insuportavel.
Júlio G. De acordo com os termos da petição.
maria f. O ser humano é dono da sua vida; deve poder ,sobre ela, decidir livremente, sobretudo quando deseja morrer com dignidade e sem sofrimento, em vez da oferta de um prolongamento artificial que nenhuma felicidade ou bem estar lhe traz.
Maria L. Já que é inevitável, que seja sem sofrimento.
Joaquim M. Completamente de acordo
jose F. Sou completamente a favor, se a pessoa está sofrendo, e conscientemente pede para morrer com dignidade. Por isso assinei esta petição.
serafim s. Porque não ?
Manuel L. Sei que há pouca informação sobre o Testamento Vital; deveriam ser feitas campanhas em todo o país.
Ana S. Porque se um dia me acontecer, quero morrer com dignidade, não quero sofrer e principalmente não quero ver os outros a sofrerem por mim.....
Fernando C. Um "caminho" que não pode parar
susana p. Sou a favor da despenalização da morte assistida quando a ciência ainda vislumbra ou não consegue oferecer uma qualidade de vida mínima ao doente que se encontre em profundo sofrimento físico e psicológico e pede para morrer. Considero que um médico tem tanto dever de ajudar o doente a viver como a morrer, salvaguardando-o de maior sofrimento. Os profissionais de saúde deverão ainda ter direito a ser objetores de consciência, caso não queiram participar em processos desta natureza. Há que GARANTIR a NÃO EXISTÊNCIA DÚVIDAS nesta decisão por parte do doente, conjuntamente com uma avaliação profissional multidisciplipar MUITO BEM ESTRUTURADA para que jamais se retire a vida indevidamente, a quem no fundo ainda pretendia viver. Pelo que nesta matéria a despenalização deve obedecer a uma série de requisitos/etapas cuidadosamente aprovadas por profissionais competentes e humanamente sensíveis de diversas áreas (particularmente, medicina, psiquiatria e psicologia e direito).
Isabel M. Parabéns e agradecimento pela iniciativa. Inscrita na associação suiça "Dignitas". Viver e morrer com dignidade - ambos deveriam ser direitos humanos, igualmente universais, reconhecidos e consagrados. A opção por uma morte pacífica e digna, é o derradeiro e maior acto de liberdade individual que um ser humano pode ter. Tavez por isso, governos e religiões tanto o receiem - e se lhe oponham.
Margarida V. Estou segura que haverá, nos próximos tempos, debates e informação rigorosa sobre o Direito à Morte Assistida.
Ana M. Concordo plenamente
José M. Totalmente a favor em casos terminais.
Gonçalo F. Totalmente a favor

Assinaram a petição
9 522 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição