Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Aposentação dos Professores do Primeiro Ciclo e Educadores de Infância que iniciaram funções nos anos escolares de 1978/79 e 1979/80
, para PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Nome
Comentário
Ricardo S.
Esta petição deveria ser mais abrangente para contemplar mais colegas. Há professores que concluíram o curso em julho de 1978 e só obtiveram colocação em outubro de 1980 por falta de vagas, e esses não são contemplados por esta petição. Devem rever a petição urgentemente.
Maria S.
Concordo plenamente!!!
paulo a.
se os políticos conseguem reformar-se porque não quem trabalhou parte da vida
Filomena R.
Estou de acordo com a petição
Maria R.
Assino esta petição que concordo em absoluto. Mas queria chamar a atenção para reverem situações, p ex. como a minha (e naturalmente como a de outros colegas) que passo a citar: tirei o curso do Magistério Primário já com três anos- de 1975 a 1978, tenho 57 anos (faço 58 em dezembro) e 34 anos de serviço. Acontece que só consegui colocação no ano letivo de 1980/81 (apesar de ter concorrido em 78/79 e 79/80), ano em que comecei a lecionar). Será que temos que ficar penalizados por não termos sido colocados atempadamente? Penso que seja uma questão de justiça!...
Maria B.
Fomos os mais prejudicados pois em regime de monodocência não temos redução de carga horária à medida que avançamos na idade cronológica e de serviço, ao contrário dos colegas de 2º ciclo,secundário e universitário. Nós se nos reformávamos mais cedo é porque trabalhávamos mais.
Margarida L.
Completamente de acordo. Eu sai
Catarina B.
Tratando-se de uma questão que afeta de tal forma uma classe profissional inteira, considero muito triste ver que é necessária uma petição para tentar pôr em discussão a idade da reforma de docentes que trabalham já há 35 anos e de quem se espera pelo menos mais 10 anos de trabalho. Espero que esta petição seja vista e apoiada pela esposa ou esposo de alguém do Governo, pois vejo poucas outras formas de chamar a atenção - o que é uma constatação ainda mais triste. O Império Romano ruiu há muito tempo, mas os princípios nefastos continuam os mesmos, infelizmente.
António R.
A petição deverá incluir os docentes que, nestas mesmas condições, foram «empurrados», em 2012, para a aposentação antecipada, com penalização, por sentirem, no dia a dia, os mesmos problemas aqui argumentados.
Maria F.
A maioria dos professores que conheço, incluindo eu, que terminaram o curso em 1978 e 1979 já não se encontram, na sua larga maioria, em condições físicas, mentais e psicológicas para acompanharem as exigências do ensino das atuais gerações de crianças. Fazem um esforço enorme diário e esgotam-se física e emocionalmente. Ao mesmo tempo há uma enorme quantidade de novos porfessores, cheios de energia e novas ideias e capacidades para educarem as novas gerações e que estão impedidos de trabalhar por não haver vagas nas escolas. Incompreensível!
Maria F.
Sendo professora do Ensino Secundário , expresso o meu acordo e solidaredade com os docentes do Pré-escolar e primeiro ciclo abrangidos pela situação de injustiça nas condições de aposentação
Gonçalo M.
É inaceitável ter de trabalhar mais 10 anos que o meu colega anteriormente aposentado e vir a trabalhar 46 anos.
Maria P.
Concordo plenamente. Estamos de facto duplamente penalizados por esta legislação em vigor.
José C.
Faça-se justiça!
Maria M.
Concordo com a petição
Maria B.
concordo
MariaIisabe S.
É urgente e oportuna esta petição
Célia E.
Hoje por uns, amanhã por mim!!! É meu dever assinar esta petição.
Maria C.
Lurdes Costa. Conclui o meu Curso de Magistério Primário em 1978. Iniciei as minhas funções como professora do 1º.ciclo em regime de monodocência, em Outubro de 1980 pelo que, em Setembro de 2014, completei 34 (TRINTA E QUATRO) anos no exercício ininterrupto destas funções. Tenho 63 anos de idade, quase a completar os 64 e só me posso aposentar aos 67. Isto para dizer, que esta petição contempla colegas que, com o mesmo tempo de serviço, se poderão aposentar com menos idade do que a minha, o que não está certo. Salvo o devido respeito, esta petição peca por abranger apenas os “docentes que iniciaram funções nos anos de 1978/79 e 1979/80”. Ela deverá ser mais abrangente. Felicito o colega José Azevedo pelo seu comentário, de cujo conteúdo gostei muito, por o achar inteiramente adequado à situação presente. E, o colega José Azevedo ao perguntar neste seu comentário sobre o que fizeram os sindicatos, permito-me dizer o seguinte: Se os sindicatos até aos dias de hoje fizeram algo a favor da classe no sentido de que houvesse uma maior justiça no que toca à aposentação dos professores, não sei. Só que, se não o fizeram, ainda o poderão fazer. Assim, salvo o devido respeito, faria todo
Maria F.
Concordo plenamente, estou farta de ser penalizada e muito revoltada. Deve de ser por termos mais formação que somos obrigados a trabalhar mais.
1
2
3
4
...
17
seguinte
Assinaram a petição
5 405
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas