Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Abaixo-assinado para a realização de uma RGA Extraordinária da AAUM
, para Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)
Nome
Comentário
Hugo P.
Penso que deverá existir na mesma. É um bom gesto mas devemos continuar e relembrar as suas vidas... de certeza que é o que eles queriam
joaquim F.
aprovo a iniciativa
Andre V.
O luto deveria ser apenas os 3 dias... cancelar o enterro é exagero
Márcio S.
Foi uma decisão honrosa, mas radical em demasia. Deviam ter convocado uma RGA, para saberem a nossa opinião. Decidiram com base na emoção o que é compreensível, mas temos que aer racionais. 24 dias de luto? Quando os grupos culturais continuam em algazarra. É uma vergonha.
Vanessa S.
apresento antes de mais as minhas condolências a amigos e familiares destes jovens que na quarta feira partiram de um modo tão trágico. demostro desde já a minha solidadriedade destes estudantes desta que é a NOSSA universidade. Acrescento de foi de louvar a atitude que a AAUM teve, permitindo mostrar que esta academia é feita de união, de solidariedade, e acima de tudo mostra que somos uma FAMÍLIA. Contudo, questiono-me se mesmo assim foi a melhor decisão. O cortejo e as serenatas são dos alunos não faz qualquer sentido serem "retiradas" assim sem qualquer consulta dos mesmos. Estamos um ano inteiro a ansiar por este momento. Foi uma aitude demasiado precipitada, há várias formas de nestas cerimonias louvar e prestar homenagens a estes estudantes, que mais do qualquer pessoa honravam o seu curso.
Raquel R.
Acho que se deveria realizar uma reunião com os representantes de cada curso de modo a encontrar-mos uma solução que não o cancelamento do Enterro da Gata, é importante a nossa opinião ser ouvida pela AAUM.
António O.
Tragam o enterro e as nossas tradições de volta, não podemos parar a nossa vida, isso não trara os nossos colegas de volta. podemos sim lembra-los e honra-los
Flavia S.
A aaum não tinha o direito de cancelar as festividades sem consultar os alunos, principalmente os que fazem parte da aaum e pagam as cotas anuais. O enterro da gata é um direito nosso e queremos usufruir dele.
Marta S.
O cancelamento do Enterro da gata nada veio acrescentar ao luto académico que se faz sentir neste momento, nas mais diversas universidades nacionais, destacadamente, na Universidade do Minho e Universidade Católica de Braga. Muito pelo contrário, aquando da decisão e comunicação pública do cancelamento destas festas, notou-se imediatamente uma desunião entre a comunidade académica e um sentimento de injustiça pelos demais alunos desta academia e, volto a frisar, pelos alunos da UCP de Braga. Com isto quero dizer que a União que se fazia sentir na UM e mesmo na UCP de Braga entre os alunos, exprimindo de diversas formas a sua solidariedade e respeito pelo luto dos familiares e amigos dos nossos colegas que partiram, deixou de se fazer sentir, pois a comunidade dividiu-se entre os que aceitam esta decisão da AAUM e os que não aceitam dada a incoerência e radicalidade desta decisão. Penso que a decisão tomada não teve em consideração toda a comunidade académica, principalmente para com os finalistas que, no seu último ano, quereriam usufruir daquilo a que todos os outros tiveram direito e, desta forma, NUNCA SE Excluiria a homenagem sentida e merecida aos nossos colegas.
Sofia O.
Não nos tirem o Enterro da Gata por favor! EStamos de luto sim, eu chorei, trajei e vou trajar, vou participar em todas as homenagens aos alunos que faleceram, mas não sinto necessidade de fazer um luto tão prolongado, de 24 dias! Quando qualquer luto é no máximo de 3 dias em qualquer situação! Compreendo a dor e a tristeza dos familiares e amigos mais próximos, mas quem deve fazer um luto prolongado são eles não nós, a nossa vida continua, vocês têm de entender isso! Está muita coisa em jogo, muito trabalho e planos sobre esta semana académica, não é justo fazerem-nos isso! Deixem-nos usar essa semana pra fazer uma inesquecível e marcante homenagem aos 3 alunos, tenho a certeza que pôr milhares de pessoas a homenageá-los vai ser algo arrepiante e muito marcante para as famílias!.. Pensem por favor! Cumprimentos.
Paula S.
A função da AAUM é representar os alunos. Representação essa que é posta em causa quando a AAUM decide cancelar um dos maiores eventos que organiza sem antes consultar os milhares de alunos envolvidos. Não me revejo neste tipo de representação. Como sócia da AAUM, como aluna da UMinho, como finalista de LLE, tenho direito a fazer ouvir a minha voz.!
Maria P.
Penso que a decisão de o cancelamento do Enterro da Gata não foi a mais correcta, visto que toda a comunidade da universidade do Minho deveria ter uma opinião sobre tal
Catarina C.
Como aluna da universidade do minho gostaria q se fizesse justuca e nao houvesse influencias politicas como foi o caso da decisao da associacao academica q teve o voto dos seus alunos mas por um lado esqeceu se deles para ficar bem em frente aos media e abafar o caso. Somos todos UM e merecemos festejar a vida e estar com os nossos amigos nesta etapa importante da nossa vida. O mundo nao para e ha muitas formas que ja foram feitas de homenagear agora nao faz sentido a duas semanas e meia do enterro culpabilizarem e deixarem o peso a tdos os alunos. Nos temos consciencia dos atos q cometemos e a vida è celebrada com alegria esquecendo a desgraca e triteza que nos rodeia. Nao é justo levarmos com isto pois todos estamos conscientes do que se passou e ja demos provas disso. Agora influencias da camara, reitor e media? Por favor. Somos socios pa umas coisas para outras somos lixo e nao podemos exprimir o que sentimos e a nossa opiniao. Cada um faz o seu luto e nada disso è falta de respeito!
Sónia R.
Por favor não nos tirem o cortejo e o enterro, pensemnos caloiros e finalistas. Vamos homenagear is nossos colegas de outra forma...
David P.
Uma RGA é mais do que legítimo. Neste caso, é necessário a consulta dos estudantes*
Ricardo A.
Não brinquem com a minha cara. Respeitem-me
André M.
o enterro da gata pode ser mais que uma simples semana de farra
Jorge S.
Apesar do que aconteceu, penso que sobretudo os finalistas têm direito ao não cancelamento do cortejo. Foi trágico e é quase impossível não ficar afectado pelo que aconteceu (apesar de não conhecer ninguém extremamente afectado pelo sucedido), mas poderiam reconsiderar a hipótese de haver cortejo (estou a dirigir-me principalmente ao cortejo por ser um evento importante para quem é finalista). Prestaríamos homenagem e as famílias de muitos estudantes aproveitariam as viagens que já pagaram para assistir ao cortejo. Respeitaria-se a dor daqueles que se encontram em luto e ao mesmo tempo também se satisfaria o desejo de muitos finalistas. Não sou finalista e não pretendo ir ao cortejo, mas penso que não cancelar o cortejo seria a melhor decisão a tomar em prole dos estudantes.
António L.
Adiar seria melhor opção que cancelar...
Olga D.
Eu posso dizer que me deixa triste, como finalista, que não haja queima... Apesar de reconhecer que a perda de três colegas seja uma tristeza muito maior, incomparável. No entanto, acho que não é de forma nenhuma desrespeitoso que haja enterro da gata, desde que se façam as devidas homenagens, e se proceda a manifestações de apoio aos que ficaram e de grande respeito pelos que partiram, que eram nossos iguais. Acho que aqui o respeito tem que ser por todos, e eu sou a primeira a defender que estas três vidas merecem ser homenageadas por toda a Academia!
Assinaram a petição
968
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas