Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Esse País também é nosso::Emigramos mas não desistimos, para Esse País também é nosso

Nome Comentário
Lydie C. Sou emigrante a forca, em Inglaterra. Os meus pais foram emigrantes em Franca. Quiseram voltar para Portugal para que eu e o meu irmao pudessemos crescer “em casa”, e fizeram muitos sacrificios para que pudessemos estudar. Aos 25, qualifiquei-me e quis sair, temporariamente, so para ganhar experiencia de trabalho. Mas a crise aconteceu, agravou a crise permanente que ja existia, e eu ja nao pude voltar. Entretanto, em Inglaterra, tudo tambem mudou: a realidade para os que trabalham como eu, na area social, tornou-se tambem de trabalho precario, cortes salariais e instabilidade. Eu aprendi a aceitar o isolamento social, um viver mecanizado e cinzento em que o trabalho nos suga a vida toda, sem sol, sem tempo para os amigos, sem familia por perto. Tudo vai para pagar o altissimo custo de vida nesta cidade e para a ferias em Portugal. Vou lutando e esperando, mas ja nao tenho mais 25 anos. Os anos passaram e continuam a passar; Portugal esta cada vez mais longe e mais estrangeiro. Emigrei mas nao desisto. Quero ver esforcos para que eu e tantos outros nos possamos manter ligados a Portugal, para que um dia possamos voltar, e contribuir para esse pais que ainda tambem e nosso.
Fernando R. Que bom seria se todo o cidadão eleitor fosse votar!
Ana A. Fui forçada a emigrar!
murilo s. de acordo
Maria c. Precisamos ampliar e reforçar a nossa recusa a tanto expurgo das nossas economias e a tanto desprezo pela nossa capacidade profissional.
João a. Sou português mas emigrei para o Brasil.
Pedro S. Não desistir de pertencer a um país e a um povo maior, ainda que num espaço mais pequemo que outros, não nos inferioriza e muito menos nos afasta da grandeza de ser povo "dono" da sua terra e que pugna pelos seus filhos, pelo seu bem estar e felicidade. Um país é formado por pessoas que merecem ser gente feliz e de felizes descendentes. Ninguém, mas mesmo ninguém tem o direito de amesquinhar um povo, mas sim ajudar a crescer. A seriedade de governantes e demais politicos é a chave mestra de um povo feliz: é para isso que são eleitos, porque, caso contrário qualquer um Nun'Álvares Pereira tem o dever de os tirar do governo e da politica. Por isso não desisto de ser português neste recanto do mundo e com este povo.
Nuno s. Saudades da MINHA terra.
Maria R. PERFEITA E LOGICAMENTE, DE ACORDO!
Joaquina F. Concordo plenamente.
Maria G. O 25 de Abril deu-nos a liberdade de nos exprimirmos.
Ana A. Tenho um filho emigrado, 1º no Brasil e há 6 anos em Espanha. Se nada mudar, o mais novo também emigrará.
Luciano N. Parabéns pela iniciativa! Partilhado!
Barbara M. Filha de emigrantes dos anos 60, toda a vida vivi como uma estrangeira, seja em França ou em Portugal. Por isso, mesmo que nao aprove o que se passa em Portugal, sou de opiniao que, o "nosso pais" é aquele que nos dà oportunidade de trabalho e alguma qualidade de vida! O mundo é tao grande, existem paises tao lindos... ha que ser aventureiro e ter alguma coragem como os nossos pais o tiveram e como os nossos descobridores que fizeram desse pais tao pequeno que é Portugal um marco na historia do Mundo. Em vez de reclamar e de pensar somente nos aspetos negativos, avança e faz a tua vida!!
Maria A. Nunca imaginei ver os filhos e netos emigrarem...apoiava filhos,netos e mãe e com os grandes cortes o que faço? Mal chega para o essencial,enquanto esses senhores roubam e nada se faz.
jorge s. por este andar deixa de ser...!
Leontino C. Estamos juntos... neste momento tão difícil para todos...
helder a. Estou inteiramente convosco. Parabéns pela iniciativa. 1 gr abr
marisa f. Filha de emigrante e vejo os meus filhos a partir novamente, coisa que pensei que não seria mais necessário depois da formação que tiveram. Vê-los partir doí. Gente que poderia fazer muito pelo nosso País e que tanto nos custaram a formar e agora varremos para fora o melhor que criamos. Que será de nós?
Maria M. O futuro é dos jovens os políticos não podem desistir de uma geração onde o país investiu e agora manda embora...

Assinaram a petição
571 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição