Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MyiArts cria petição contra retirada da calçada portuguesa até 2017, para Assembleia Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e Parlamento da República

NomeComentário
Amélia O.Gosto muito da calçada portuguesa e acho que não deve ser destruída !
Ana B.Não acabem com a nossa identidade e suas características... Viva Portugal, no seio da Europa.
Isabel M.QUE BARBARIDADE
José D.Sempre contra aqueles políticos que acham que a democracia é para os outros. Para além disso o atual presidente não eleito da CML usa, com os símbolos da nossa história, o mesmo conceito do Estado Islâmico e da al-Qaeda: vamos arrasar aquilo que não nos interessa. Só que interessa a quase todos os outros.
Adelina D.Se a intenção fôr posta em prática é um tremendo disparate. A quem beneficia a retirada das calçadas?????
Schwartz C.Se acontece vai ser um desastre nacional essas calçadas em Lisboa som do património mundial !
Carlos R.Reparar em vez de destruir...
Adantes V.A calçada portuguesa é um exlibris nacional e como tal deve ser tratada como tal. Requer, a meu ver, referendo em Lisboa e quiça a nivel nacional!
Estanislau P.Lisboa é uma das mais belas cidades do mundo e a calçada Portuguesa é parte integrante da sua história. "A calçada começou em Portugal de forma direrente da que hoje é, mais desordenada. São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I de Portugal, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa. A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e pelas colónias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro. Em 1986, foi criada uma escola para calceteiros (a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa). Da autoria de Sérgio Stichini, em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um monumento ao calceteiro, na Rua da Vitória (baixa Pombalina)." Agostinho Silva disse "Como nada entenderam do passado nada podem sonhar para o futuro".
Ana C.Anadmissivel
Natacha M.Património é Património, é o nosso cunho, a nossa personalidade, e medida como esta seria como que uma violação à nossa "pessoa", até mesmo a Fernando Pessoa. Portugal não é um parque temático! É um país com identidade própria! <3
Nun T.Apoio esta petição, embora encontre argumentos complementares e não menos importantes sob o ponto de vista funcional. Lisboa encontra-se numa zona tectónica activa e a o formato de pavimento encontrado (no caso, a calçada portuguesa) foi o que mais se adaptava às particularidades geológicas e climatéricas de Lisboa. O facto da calçada ser constituída por pedras sobre terra permite que acompanhe os movimentos dos solos e, em conjunto com o sistema de esgotos, ajuda no escoamento das águas pluviais. Qualquer pavimento alternativo provocará a fractura constante da mesma e maior dificuldade na mobilidade. Para além disso provocará o alagamento mais frequente.
Sara B.Já cai na calçada e magoei-me a sério. Tinha sapatos simples e rasos.
Mari T.E porque não lançar concomitantemente uma iniciativa popular para legislação que proteja e sustente a calçada portuguesa?
Isabel f.Devemos respeitar o nosso património. Lisboa cidade de muita luz devido à calçada.
MariaAssino esta petição porque penso que é preciso preservar o nosso patrimonio historico e cultural, e os nossos passeios em calçada portuguesa são os mais bonitos do mundo e deveriam ser um orgulho para todos nos. Sei que ha lugares onde os passeios escorregam quando estão molhados, mas ha técnicas e produtos que os podem tornar menos escorregadios. Além de que ha a possibilidade de combinar as pedras tradicionais com outros materias mais rugosos nos pontos inclinados ou perigosos para se evitarem os "deslizes". Os nossos dirigentes, mais uma vez, escolheram simplesmente a solução da mediocridade facil e sem visão, nem do passado nem do futuro. Imagino que quem defende a ideia de cimentar os passeios nunca viveu em cidades onde isso existe, ou talvez mesmo nunca tenham visto um passeio cimentado, porque não ha nada mais feio do que isso. E o perigo de queda ou entorse é o mesmo quando se não mantêm em condições.
Maria T.Todos juntos poderemos com certeza fazer anular esta decisão aberrante e destruidora de património e cultura. Obrigada pela iniciativa.
Manuel T.Os vulgares problemas apontados a este tipo de pavimento não residem nas suas características mas sim na sua falta de manutenção! Naturalmente que este tipo de pavimento apresenta proporcionalmente maior número de problemas pois é o que abrange a maior área de pavimento urbano envelhecido (sem devida manutenção) no centro das nossas cidades mais turísticas e emblemáticas! Façam as respetivas contas e medições…!
Ana S.Sou a favor da calçada portuguesa e não contem com o meu apoio para aceitar tal aberração : a de retirar a mesma.
Bruno S.Ja muito foi vendido e não recuperado do nosso patrimônio e cultura! Devemos manter as nossas tradições e o que nos define culturalmente! Seria um crime e um atentado ao nosso patrimônio e cultura substituir as nossas calcadas por outro pavimento! A calcada tradicional faz parte de todos os portugueses e é um símbolo que se intensifica como arte portuguesa por todos nos portugueses assim como os turistas que visitam o nosso pais. Os politicos, neste caso a presidência da Camara de Lisboa, tem que referir este tipo de decisões ao povo, pois trata-se de patrimônio, cultura e tradição portuguesa. Não tem o direito de tomar essas decisões sem serem aprovadas pelo povo!

Assinaram a petição
2 629 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição