Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MyiArts cria petição contra retirada da calçada portuguesa até 2017, para Assembleia Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e Parlamento da República

Nome Comentário
Amélia . Gosto muito da calçada portuguesa e acho que não deve ser destruída !
Ana B. Não acabem com a nossa identidade e suas características... Viva Portugal, no seio da Europa.
Isabel M. QUE BARBARIDADE
Antonio A. Deveria ser património nacional
Maria S. Tem razão o autor da petição. A calçada portuguesa é um dos nossos símbolos
José D. Sempre contra aqueles políticos que acham que a democracia é para os outros. Para além disso o atual presidente não eleito da CML usa, com os símbolos da nossa história, o mesmo conceito do Estado Islâmico e da al-Qaeda: vamos arrasar aquilo que não nos interessa. Só que interessa a quase todos os outros.
Adelina D. Se a intenção fôr posta em prática é um tremendo disparate. A quem beneficia a retirada das calçadas?????
Ivone b. Não quero acreditar que possa ser possivel pensarem nisso , pelo menos preservem a existente que é só nossa e de grande beleza . A arte aos nossos pés não me canso de olhar para ela ??
Schwartz C. Se acontece vai ser um desastre nacional essas calçadas em Lisboa som do património mundial !
luis f. Esse sr.que se intitula 1 ministro num descurso que fez para ir onde esta baseou se na hestoria das naus e caravelas devia ter mais um bocado de senso pela hestoria da calcada mas mais uma vez vou falar de calcada onde muita gente nao conhece a razao por ela se arrancar e muito mal executada nao falando por parte de fiscalizacao este comentario e feito por um artista do municipio de lisboa em nome dos calceteiros que tenham gosto ou amor pelo o que fazem nao como alguns e so pelos euros eu ja me nasceram os dentes no meio da calcada
Carlos R. Reparar em vez de destruir...
Adantes V. A calçada portuguesa é um exlibris nacional e como tal deve ser tratada como tal. Requer, a meu ver, referendo em Lisboa e quiça a nivel nacional!
Estanislau P. Lisboa é uma das mais belas cidades do mundo e a calçada Portuguesa é parte integrante da sua história. "A calçada começou em Portugal de forma direrente da que hoje é, mais desordenada. São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I de Portugal, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa. A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e pelas colónias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro. Em 1986, foi criada uma escola para calceteiros (a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa). Da autoria de Sérgio Stichini, em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um monumento ao calceteiro, na Rua da Vitória (baixa Pombalina)." Agostinho Silva disse "Como nada entenderam do passado nada podem sonhar para o futuro".
Gaspar M. Afaguem a calçada!
Ana . Anadmissivel
Natacha M. Património é Património, é o nosso cunho, a nossa personalidade, e medida como esta seria como que uma violação à nossa "pessoa", até mesmo a Fernando Pessoa. Portugal não é um parque temático! É um país com identidade própria! <3
Nun T. Apoio esta petição, embora encontre argumentos complementares e não menos importantes sob o ponto de vista funcional. Lisboa encontra-se numa zona tectónica activa e a o formato de pavimento encontrado (no caso, a calçada portuguesa) foi o que mais se adaptava às particularidades geológicas e climatéricas de Lisboa. O facto da calçada ser constituída por pedras sobre terra permite que acompanhe os movimentos dos solos e, em conjunto com o sistema de esgotos, ajuda no escoamento das águas pluviais. Qualquer pavimento alternativo provocará a fractura constante da mesma e maior dificuldade na mobilidade. Para além disso provocará o alagamento mais frequente.
Sara . Já cai na calçada e magoei-me a sério. Tinha sapatos simples e rasos.
Nelson A. Lisboa é tem no seu DNA a calçada portuguesa, a qual não pode ser tocada. O que o município tem que fazer é reparar e conservar, não é detruir.
Mari T. E porque não lançar concomitantemente uma iniciativa popular para legislação que proteja e sustente a calçada portuguesa?

Assinaram a petição
2.627 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição