Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Não à praxe académica, para Reitores das universidades, presidentes dos institutos politécnicos

NomeComentário
Jose R.É necessário aprovar legislação que criminalize e ponha fim a esta bestialidade fascista. A integração dos estudantes faz-me respeitando-os.
Alexandre G.Digam não às praxes e às Associações Académicas que tentam governar as vidas dos estudantes.
Maria S.Nunca gostei de praxes, mesmo que inofensivas. As que se praticam hoje são de tal modo violentas e atentatórias da dignidade humana que francamente a solução é acabar definitivamente com elas!
Maria V.Assino com muito gosto pq estou totalmente contra,não quero q se percam mais vidas gratuitamente e porque as praxes são só um pretexto para não irem às aulas q nós pagamos.
Sílvia M.Mais vale prevenir que remediar, até porque à vidas que já não se podem resgatar!
Ana T.A praxe é a oportunidade de um ou outro ser maléfico fazer mal e humilhar o seu semelhante!
Alberto P.Os universitários não precisam de ser sujeitos a praticas de humilhação nem violência para serem bons alunos e excelêntes profissionais no futuro. Por isso devem recusar a praxe e denunciar quem pratica esses atos selvagens que em nada dignifica o meio universitário.
Isolina t.concordo em pleno
Sílvia D.Concordo inteiramente com esta petição! É inaceitável falar-se de liberdade e simultaneamente submeter seres humanos a condutas abjectas e altamente censuráveis numa sociedade civilizada!
Abílio C.concordo !
Rui L.Praxe? isto são acontecimentos nojentos para quem tem altos estudos ! ! !
Maria C.Existem concerteza outras formas de integrar os recem chegados à vida universitária, garantindo o respeito pela pessoa e pela liberdade individual. Nem os animais merecem esse tipo de tratamento.
mário o.opressão não é integração
Maria M.Nunca gostei de praxes.Penso ser uma bararidade e humilhação.Acolher os estudantes que vão iniciar o seu percurso sim,mas desta forma,não!
Sandra N.Sou totalmente contra as praxes, pois uma pessoa da família suicidou-se devido à pressão das praxes.
ana v.As praxes em Coimbra com largas décadas de tradição estudantil são um acontecimento cultural. Ora, algo vai mal nas muitas instituições de ensino superior desde que se multiplicaram por todo o país. As praxes também se disseminaram como ratos, tal é a bestialidade das provas a que são sujeitos os caloiro(a)s. Tais praxes sem sentido académico devem ser regulamentadas ou mesmo acabar.
maria c.As praxes para mim do que tenho visto ultimamente não são integrações como querem dizer mas sim humilhações e quando dizem que os estudantes não têm dinheiro para estarem nas universidades secalhar não é verdade porque a maior parte do tempo passam-no em praxes como eu tenho visto em Évora, que é o ano inteiro os caloiros a serem humilhados e embriagados pelas ruas, alguns vão parar ao hospital em coma alcoólico portanto é porque têm dinheiro para isto tudo. No meu tempo não tinha possibilidades de fazer nada disso, nem 8 nem 80, mas temos que ter consciência do que se anda a fazer. Eu estou chocada com o tenho visto e ouvido nos meios de comunicação social, as praxes são completamente seitas para promoções sociais segundo as últimas entrevistas que ouvi. Lamento que os nossos jovens em pleno século xx1 não tenham mais horizontes.
Maria G.Não discordo da existências de praxes, até há exemplos de faculdades que têem praxes engraçadas durante uma semana, nem acho que a solução passe por as impedir, o que aliás penso ser quase impossível. Óbviamente discordo do que acontece na grande maioria das praxes e no poder que esses grupos exercem sobre os estudantes em geral. Penso que em vez de proibir, será mais eficaz responsabilizar os reitores e os "tais duxs" pelos acontecimentos, "obrigando-os" a apresentar um programa de praxes e criando sanções disciplinares/ civicas para os excessos.
Maria P.Sou absolutamente contra estas praxes humilhantes e indignas da condição humana. Há muitas outras formas de integrar os alunos do primeiro ano.
maria j.a praxe académica é mais afrontosa demonstração de barbárie

Assinaram a petição
2 308 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição