Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta Aberta Em Defesa Da Escola, para Ministério da Educação

Nome Comentário
Adelinda C. Participar numa petição é um acto de cidadania.
Maria P. Em defesa da escola pública!!!!
Nuno P. O estado de evolução de uma democracia mede-se, entre outras coisas, pela saúde da educação e pela educação para a saúde...no nosso caso as duas estão em declínio de acordo com um programa estabelecido de destruição dos serviços públicos consagrados na Lei Fundamental....é tempo de actuar!
Paula P. Escola para todos para o direito da igualdade de oportunidades.
Tânia R. Assinado
Walter G. A questão central e de obrigatória discussão é a Escola, quaisquer que sejam as suas características. Transportá-la para uma simples análise - política, logo, parcelar - de resultados, para justificar a necessidade implícita de metodologias pedagógicas tradicionais, que constituem autênticas violentações dos espíritos das crianças que se pretende fazer crer que serão beneficiadas pelas novas políticas, representa uma regressão nos princípios básicos da democratização da educação e é um paradigma cujos resultados não só não coincidem com os que são referidos constantemente como exemplos a seguir, como certamente conduzirão à exclusão ofensiva de um pelotão de crianças e jovens cujos direitos, e a educação é um dos principais, serão sonegados.
João C. A educação é um direito inalienável.
Valdir T. ... segurar a Escola Pública é agarrar a EDUCAÇÃO que não exclui...
Manuela P. Defendo a escola pública, assim como a justiça e a saúde.
Filomena S. As estatísticas recentesmostram que estamos ainda na cauda da Europa em relação à maioria da população que completou o nível secundário (atrás da Roménia e da Grécia por exemplo), embora a nossa posição em termos comparativos seja muito boa para o nº de Doutorados, principalmente mulheres. São as contradições da modernidade portuguesa. Partimos de um patamar muito baixo, em termos de qualificação dos portugueses, no início da nossa democracia. Em poucas décadas muito se fez mais é preciso fazer mais e melhor. A educação é um investimento não é uma despesa! Com todos estes cortes nas famílias e na escola pública, esta última está a degradar-se, desde o básico às universidades. O clima é de medo a todos os níveis (medo de perder o emprego, etc) e uma sociedade com medo é uma sociedade pouco dinâmica e pouco propícia à inovação!! Podemos regredir nos próximos anos com marcas para o presente, futuro imediato e a mais longo prazo!!!!
Pedro P. Imperativo fazer alguma coisa!
carlos s. Espero que esta petição sirva para parar mais uma vergonha nacional e que faria Portugal, caso se perdesse a escola pública, regredir centenas de anos...
José M. A qualidade da educação e do ensino público, bem como os direitos de miúdos e famílias, não podem ser revistos em baixa e considerados de geometria variável
Sérgio L. Concordo com esta carta aberta. A educação é o futuro. Como tal, precisa de investimento e não o oposto.
Paulo P. Professor aposentado
Socorro L. Eu apoio!
Martha M. Com a participação de todos podemos valorizar a Escola!
CARLOS R. Não devia ser necessário "cartas abertas" ou "petições" sobre a educação. Mas infelizmente convivemos com a barbárie de dirigentes políticos que nada têm de humanos. A desumanidade que apresentam é do nível do tempo da "idade média".
Aires D. A Luta Continua!
Renato O. Nao desistam.

Assinaram a petição
1 885 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição