Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Proibição da prática de contenção física a idosos, para Assembleia da República

NomeComentário
Maria B.É de louvar esta petição.
Eduardo P.Concordo com a iniciativa e vou divulgá-la.
Sónia P.A contenção física (imobilização) e a alimentação forçada de idosos contra a sua vontade são práticas amplamente consideradas desumanas, violando princípios éticos e de direitos humanos, tais como a dignidade, a autonomia e a integridade
Tiago .Urgente legislar
Maria g.As instituicoes de saude tem camas cujas grades nao chegam aos topos e os idosos com demencia saem por esses espaços e como consequencia sao submetidos a contençao fisica
Maria S.È uma aberraçao! ao inves de se promover a mobilidade, o exercicio, a fisioterapia em ambiente hospitalar é apenas para os mais novos, porque os outros são velhos e pesam á sociedade. Que futuro se vislumbra para uma sociedade que não respeita os velhos, o seu conhecimento, as suas vivencias.A especialidade de Geriatria so existe teoricamente, porque na pratica, não ha especialistas e não existem dentro dos hospitais clinicos capazes para tratar esta faixa etária, cada vez maior.
Cristina C.Sou completamente contra este tipo de "tratamento" que infelizmente é prática comum, em alguns casos, até no próprio domicílio da pessoa idosa.
Rui O.Se existem alternativas então devemos ir por aí. Mas acima de tudo que se combata e acabe de vez com os abusos em muitos casos. Tal e qual como sedar os idosos durante a noite para não perturbarem ou chamarem por alguém ! Infelizmente acontece muito mais do que é desejável ou admissível !
Palmira S.Que método mais horroroso, tortura autêntica! Não quero pensar na minha mãe, caso tivesse de ser institucionalizada, na meu pai, e nos pais deste país amarrados como animais. Não consigo imaginar-me, se um dia tiver de ser institucionalizada (tenho 62 anos, poderá não faltar muito), amarrada a qualquer sítio sem me conseguir mexer. Modernizem-se os métodos dos lares, nada adaptados aos velhos de hoje e amanhã, para que a última etapa da vida decorra feliz e digna. Mais fiscalização e mais lares urgem num país que envelhece a olhos vistos.
Orlando S.Proibição da pratica de contenção fisica, aind apor cima dizendo que é por questões da propria segurança do idoso. Contratem mais pessoal e com condições de trabalho justas.
Américo .Sei que está situação se passa e estou contra
MARIA B.Como ser humano, como Fisioterapeuta e como cidadã inquieta e com vontade de contribuir com uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna, assino esta petição, que muito louvo e que espero ter frutos muito em breve!
Ana C.Muito obrigada, e que esta petição se estenda a todos os utentes dos serviços de saúde, idosos ou não.
Jose C.É inadmissível
Maria B.Sofri uma situação destas com o meu pai
José .Uma prática degradante e bárbara
Luísa .Eu acrescentaria - obrigatoriedade de acompanhamento em fisioterapia quando hospitalizados, prevenindo o acamamento, tão frequente nos idosos.
Manuel S.Estou totalmente de acordo com o objetivo da petição
Susana R.infelizmente assisti estas práticas com a minha mãe com Alzheimer e com outros idosos no mesmo lar...era desumano...alias foi das coisas que eu fiquei muito traumatizada. Agarravam os idosos como se fossem uns criminosos, com brutalidade....
Fátima S.Infelizmente, é uma prática até em lares com mensalidades muito altas. A justificação é que "não podemos ter um funcionário por cada caso".

Assinaram a petição
14 092 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição