Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Autonomia da Psicoterapia como Profissão, para Presidente da Assembleia da República Portuguesa

NomeComentário
Carlos P.Assino
Carole P.Eu, Carole Correia Pinho, residente em Rua Professor Baltazar Silva Oliveira n248,4520-257 Santa Maria da Feira, venho assinar esta petição porque estou totalmente em acordo com a FEPPSI e a actividade de psicoterapeuta e psicanalista devem ser reconhecidas como independentes e profissão autónoma dentro da área da saúde com acesso a exercício profissional e independente dos estudos prévios.
ILZA P.A terapia transpessoal é uma profissão séria e de grande importância para todo ser humano que deseje autoconhecer-se e participar ativamente em questões da existência. Muito interessante, útil e que dá resultados surpreendentesm
Antonio .Idealmente, defendo que os Psicoterapeutas deveriam trabalhar no sentido de constituir a Psicoterapia como uma ciência única com várias linhas de investigação e de prática clínica proporcionadas e enriquecidas pelas diferentes escolas e sociedades. Penso que todos beneficiaríamos com um projeto integrador. As minhas bases foram a Psicanálise, a Gestalt e a Análise Bioenergetica, mas nunca rejeitei os contributos de outros modelos. Exerci a Psicoterapia durante cerca de 40 anos.
Joana P.Como apoio a uma amiga que exerce esta atividade.
Maria A.Faz todo o sentido Disciplina com outras abordagens, contributo necessário na área da saúde mental, rmocional
PLACIDO F.Lacuna grave. A saúde mental merece mais atenção dos poderes públicos. Merece mais cuidado e regulação. Não passa pela cabeça que fisioterapeuta seja o mesmo que enfermeiro ou fiaiatra ou traumatologista. Optometrista não é oftalmologista. Médico psiquiatra. Psicólogo. Psicoterapeuta. A regulação clara e os deveres recíprocos complementares de encaminhamento são devidos em lei. Mas também no SNS e subsistemas. Num país idoso e recordista em antidepressivos e ansioliticos. O Debate deve ser feito, sem amarras, mente aberta.
Antonio S..
Fatima G.Sou Psquiatra e Psicoterapeuta pela ordem de Médicos Suíça (FMH). É importante legislar, regular e informar o país
Carlos .Imprescindível o reconhecimento desta importante profissão
Américo .Perfeitamente justo e justificável!
Ivo .Apenas comentar que a riquíssima história da Psicoterapia a nível mundial fala por si no que diz respeito às múltiplas contribuições dos vários sectores da sociedade para o seu crescimento. E o seu crescimento, por sua vez, tem enriquecido - precisamente por essa diversidade - , a cultura do cuidado com o outro que qualquer civilização deve saber preservar e avançar de um modo plural.
Maria M.Concordo
Tomásia .Pela defesa do exercício da Psicoterapia pelos Psicoterapeutas formados pelas Sociedades Científicas.
Ana .Imprescindível para a segurança de todos os cidadãos!
Nazareth C.Muito bem!
Wendel .Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI), visando a salvaguarda da psicoterapia em Portugal, vem, por este meio, apresentar a seguinte petição para a regulamentação da atividade de Psicoterapeuta como profissão autónoma dentro da área da saúde, com acesso e exercício profissional independente de estudos prévios.
diogo s.deviam ter QR code
Carolina S.Estou disponível para ajudar.
Ilda .Pela autonomia da Psicoterapia como profissão, desde que devidamente formados, por sociedades edoneas

Assinaram a petição
5 426 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição