Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais, para Exmo. Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro da Educação, Direções das Escolas incluídas no projeto-piloto Manuais Digitais do Ministério da Educação (ME)

Nome Comentário
Carla V. Os alunos precisam de escrever à mão e de ler em livros de papel, sentir a sua textura e o seu odor, ter sensações tácteis e não só digitais!
Filipe . A utilização dos manuais digitais são um retrocesso para a aprendizagem. Façam regressar os manuais em papel
Andrea . Como Mãe de um menino que frequentou o 5 ano usando manuais digitais, manifesto o meu profundo desagrado pela exclusiva utilização dos mesmos. Vi as dificuldades que o meu filho sentiu em ter de estudar pelo computador, manejar o rato ou o teclado, ficar horas infindáveis à frente de um ecrã e acabei por lhe comprar os livros em papel. As crianças, que já escrevem e lêem mal, viram a sua aprendizagem andar para trás com o uso exclusivo dos manuais digitais. Já para não falar nos problemas de visão que surgem cada vez mais cedo e na enorme responsabilidade que carregam ao ter de transportar um PC dentro da mochila, quando saltam de sala e sala...
Luis . Concordo com a petição
Jéssica . O contacto com os manuais escolares em papel é a forma mais saudável para o processo ensino aprendizagem, já que os alunos convivem diariamente de modo excessivo com os ecrãs.
Jacinta M. Meu filho tem défice de atenção e precisa dos manuais para treinar e repetir o que foi dado nas aulas. Digital não funciona em especial no 1 ciclo!!!...
Adriana F. Contra a excessiva digitalização no ea massificação dos manuais escolares digitais
Glória . Os manuais precisam ser físicos para serem folheados, escritos, manuseados.
Jose L. Totalmente de acordo, num tempo em que os alunos estão dominados pelas redes sociais e cada vez evidenciam mais dificuldades ao nível da leitura, compreensão e escrita.
Vasco . Concordo plenamente, principalmente nos 3 primeiros ciclos. No secundário já se deve começar a trabalhar com os alunos em formato digital sempre que possível para ganharem cada vez mais competências digitais.
Aristides M. Por uma desigualdade entre escolas.
Carmen A. Por este caminho, num futuro próximo, os professores serão substituídos por robots.
Cristina . ….
Nuno . Concordo plenamente.
Walace S. O uso excessivo de computadores está a causar uma redução drástica no interesse das crianças na leitura, escrita, disciplinar e na falta de atenção.
Rejane S. A favor do fim dos manuais digitais e computador nas escolas, devido a regressão do aprendizado a nível geral.
Ana . Sou deveras contra os manuais digitalizados. Andamos preocupados em que os filhos não estejam nas redes sociais, em virtude, de perderem tudo enquanto crianças e adolescentes. Como não saberem sociabilizar e brincar. Assim, é uma tarefa em vão. A vigilância terá que ser a redobrar. Se têm manuais digitalizados é difícil controlar. Completamente contra a esta implementação dos manuais.
Indalecia . Não tenho cartão cidadão
Amélia . O excesso de tecnologia não é benéfico para a aprendizagem, pelo contrário, os resultados são piores.
Maria M. 06127350

Assinaram a petição
6 027 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição