Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Carta dos profissionais da cultura em apoio às entidades não propostas para apoio no âmbito do concurso ao Apoio Sustentado às Artes 2023-2026. Artes Visuais – Programação e Criação.
, para Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Pedro Adão e Silva Exmo. Senhor Director-Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues.
Nome
Comentário
Pedro B.
Os bianuais são essenciais Sr. ministro, corrija esta injustiça.
Isabel M.
Um País sem cultura é um Pais pobre. Portugal tem alguma dificuldade em perceber isso, pois os dinheiros públicos deveriam ser derecionados também para o apoio aos nossos artista. A Dança devia ter mais apoios, ser mais reconhecida em Portugal. Temos excelentes Companhias que perderam esse apoio, ao qual dificulta e prejudica muitos bailarinos e bailarinas. Eles têm uma formação de anos, desde pequeninos que deixam de ter vida própria,para se dedicarem à formação da dança, são muitos anos para a formação de um bailarino.São despesas enormes para as famílias em que o Estado pouco apoia. Está na hora de mudar alguma coisa, esta na hora de dizer basta. Os dinheiros de todos estão a ser mal direcionados. O Governo devia apoiar mais os nossos artistas. Grandes Companhias neste momento ficaram sem esse apoio. Eu assino esta petição porque gostaria de ter um Pais com em que a Cultura fosse mais acarinhada.
Joel B.
Estou sem trabalho ha mais de um ano
José L.
Vai! ?
Isabel A.
A revista Contemporanea é, na presente escassez da oferta de pensamento sobre arte contemporanea em português, um dever ser apoiada.
Mário A.
A coreógrafa Clara Andermatt dirigiu um conjunto de questões, via jornal Público, ao Ministro da Cultura. Qual a resposta da tutela?: “Por que razão decidiram reforçar a dotação do concurso a meio? Por que é que esse reforço foi só para os quadrienais? Os projectos a dois anos não interessam? O que é que a tutela quer, uma uniformização assente numas quantas estruturas grandes? Quer acabar com a diversidade, impedir outros artistas de consolidarem outros tipos de dinâmicas de criação? Eu tenho um trabalho sustentado há 30 anos, em termos artísticos e na comunidade. Crio, mas também apoio outros projectos e outros coreógrafos, cedendo o estúdio, ajudando na produção… O que eu faço é menos válido porque eu acho que faz mais sentido trabalhar com horizontes de dois anos? Não é. É muito desajustada esta injecção brutal nos quadrienais” E em relação aos patamares de financiamento: “Se eu só preciso de 87 ou 90 mil euros para executar determinado plano de actividades, por que tenho de me candidatar a 120 mil euros? É claro que posso sempre enriquecer o plano, mas não seria melhor agarrar nos restantes 30 mil e financiar outra estrutura que pode trazer também coisas interessantes?”
José N.
Incompreensível!
Tiago S.
Os investimentos para a coesão do território através do apoio às entidades do ecossistema cultural provam claras vantagens e benefícios para o desenvolvimeto das comundades.
Filipa F.
Coreógrafa
rute r.
Sem comentários... são demasiados.
Artur B.
Apoio a petição com veemência
Pedro R.
Assino esta petição por me encontrar de acordo com o texto e por entender a gravidade como as entidades/iniciativas não apoiadas têm um papel crítico e estruturante - tanto ao nível da criação artística, como num desenvolvimento e fruição de um público já existente, bem como à extensão do mesmo. O não apoio compromete o bom trabalho em curso, bem como, por outro lado, agrava a situação precária de muitos dos profissionais, que não sendo artistas, dedicam a sua vida aos seus projectos. É conhecimento e experiência que vai sendo desperdiçado, que se devidamente apoiado, poderia ajudar a criar e eventualmente ganhar mais sustentabilidade e alguma autonomia.
Artur B.
...... .....
Renzo B.
E' indispensável restabelecer um princípio de justiça entre candidatos neste concurso
Hugo N.
Escrevo apoiando as estruturas que reclamam uma revisão dos apoios com especial preocupação pela Revista Contemporânea. A arte contemporânea necessita de investimento sério na crítica de arte e num pagamento digno para profissionalização da crítica de arte, sem qual ficamos orfãos de uma ferramenta essencial para mediação e desenvolvimento da nossa cena artística
Assinaram a petição
515
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas