Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: NÓS, ANTIGOS COMBATENTES DA GUINÉ, QUEREMOS VOLTAR A SER PORTUGUESES, para Assembleia da República, Presidente da República

Nome Comentário
António S. A estes portugueses é que o Costa, devia pedir desculpa, por terem sido traídos e abandonados pela Abrilafa
Aderito P. Lutamos juntos devemos morrer juntos
Casimiro M. O Sr. Amadu Jao, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes das Forças Armadas Portuguesas na Guiné-Bissau, é pessoa de uma estatura, que muito poucos "portugueses" se poderão gabal ter. Por mais que "decretos" o não queiram dizer, o O Sr. Amadu Jao, é absolutamente PORTUGUÊS. Sente-o internamente, como muitos de nós nem tanto assim conseguimos. Eu, no seu lugar, não sei se teria espaço interno para as mesmas forças e as mesmas convicções. Tanto mais, que começo a sentir a vergonha e o ultraje de pertencer a um país que maltrata e desrespeita tão acabrunhadamente estes seus concidadãos, irmãos de armas numa sociedade castrense que não aceitando traidores por estatuto, tem a GRANDE LATA DE TRAIR estes seus desta maneira, deixando-os para trás e à sua má sorte. Principalmente, porque era suposto, este país ser mais uma "ideia" que um território... Desde outros tempos, mais imemoriais, até à contemporaneidade, essa, seria uma característica "ideológica", defendida a quatro quadrantes; a de se ser Luso num sentido Camoniano, o que faria a distrinça para essa construção, mais numa identidade que numa fronteira. Já não há bravos no pelotão. Continua a faltar cumprir Portugal.
Marco M. É justo que se trate os iguais, como iguais
Carlos S. Honrar quem nos honrou
Francisco F. É da mais elementar Justiça
João C. Justiça!
Jose C. Brilhante. Antes nossos irmãos com pleno direitos que Brasileiros k nao conhecemos de lado nenhum.! Ouviu sr Presidente da República.
Luís S. Almeida Santos racista e traidor dos que na altura caíram por Portugal.
José P. Combatente em Moçambique 1968/1972
Óscar M. Completamente de acordo.
José A. Para que se faça justiça.
Francisco L. Fiz parte do serviço militar obrigatorio no batalhao de Serviço Geral do Exercito, na Ajuda,no ano de 1985. e como Oficial de Dia, convivi com muitos casos destes,estropiados fisica e mentalmente, enquanto aguardavam uma resposta do Estado português...esta situação envergonha-nos a todos!!!
António M. Sem C.CID. - B.I. vitalício.
Maria R. É mais que justo e devido devolver a nacionalidade portuguesa a estes antigos combatentes.
Joaquim B. É uma vergonha que o estado português não reconheça aqueles que, interdependente da situação, lutaram e deram a vida por Portugal.
José F. Desde que comprovadamente por parte do Ministério da Defesa Nacional
Vitor M. A traição que fizeram para com estes homens tem que ser reparada.
José C. Da mais elementar justiça!!!
Carlos M. A desastrosa descolonização levada a cabo por Portugal em 1974/5 comas consequentes tragédias verificadas até agora, justifica um parecer favorável a estes portugueses. Carlos Monteiro

Assinaram a petição
2 022 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição