Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela Regulação das Propinas de 2º Ciclo , para Partidos candidatos à Assembleia da República; Assembleia da República; Governo; Presidente da República

Nome Comentário
Mariana . Abaixo as propinas
Maria F. Desencoraja o prosseguimento dos estudos, estagna o desenvolvimento académico e profissional.
Yan . H6T153273
Maria H. Boa iniciativa
Decio . Boa Iniciativa
Bruno R. É incorreto dizer que o apoio ao ensino superior é igual para todos quando para os estudantes do segundo ciclo, muitos dos quais necessitam de um mestrado para poderem ser competitivos no mercado de trabalho, quando o preço da propina é mais que o dobro da propina do primeiro ciclo e os apoios são feitos somente em consideração desse ciclo.
Duarte . Pago 8000€ de propinas enquanto outros colegas de mestrados diferentes na mesma instituição pagam 4 vezes menos. É inadmissível.
Duarte M. Abaixo as propinas! Por um ensino superior público, democrático e de qualidade, ao serviço do país e do povo português
Gabriel A. Abaixo o negócio da educação!
Sophia G. Mesma propina para os estudantes internacionais já!
Alexandrina F. Os valores estão num absurdo neste momento e muitos jovens optam por estudar e sair do país porque os valores de mestrado cá são exorbitantes.
Ana . ridículo
Ana A. Diminuição das propinas!! Queremos uma vida melhor mas para isso os nossos pais tem que sacrificar e os horários laboratoriais são demasiado grandes para trabalhar em part time
Cátia P. Propinas exorbitantes.
Patrícia R. Um dia podemos precisar!!!
Mário . Há muita vontade de dar continuidade a formação superior em Portugal, porém é muito custoso dado ao valor alto de propina para estudante internacional. Peço encarecido que se reduza o valor de propina anual para estudantes internacionais sobretudo da comunidade lusófona de modo a permitir que jovens se realizem.
Keila . Preço é altamente e pesa muito mais para o lado dos estudantes internacionais.
joão r. É inaceitável. há uma extrema falta de profissionais capazes e com experiência em certas áreas do nosso mercado de trabalho e é inaceitável que mestrados de 12 mil euros possam usufruir cada vez mais e capitalizar cada vez mais os seus alunos, que no caso andam em universidades públicas. A universidade Nova de Lisboa é um exemplo perfeito à capitalização extrema dos seus custos.
Cristina C. É inadmissível um país com o salário mínimo que não chega a 700 euros, ter mestrados que custam 6000 ou mais. Temos exemplos na UE com salários mínimos superiores a 1000 euros e que o mestrado custa por volta de 300/400 euros anualmente. Como é que é suposto eu pagar os meus estudos e desenvolver os meus conhecimentos com um salário mínimo miserável e com preços de mestrado altíssimos ?
Diogo . O direito à educação é um bem de todos. Nos dias de hoje os preços praticados em grande parte dos mestrados em Portugal são exorbitantes , agravados aquando de uma reprovação em unidades curriculares.

Assinaram a petição
2.909 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição