Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela Regulação das Propinas de 2º Ciclo , para Partidos candidatos à Assembleia da República; Assembleia da República; Governo; Presidente da República

Nome Comentário
Matilde M. Precisamos urgentemente que os mestrados sejam mais acessíveis. Portugal precisa de continuar o trabalho fantástico que tem sido feito no que toca à escolaridade.
MARIA S. pelo fim das propinas
Pedro . Avante!
Raquel C. Na minha opinião o dinheiro não deveria ser um fator limitante para o seguimento dos estudos. Todas as pessoas deveriam, dentro dos possíveis, ter as mesmas oportunidades de educação superior.
Daniela R. Espero mesmo que o país perceba que cobram preços absurdos e que os jovens acabam por ter de adiar sonhos por falta de dinheiro, é triste mas infelizmente tenho um mestrado por acabar devido aos preços absurdos praticados no nosso país. Que está petição venha a ter resultados!
Rodrigo N. Vergonhoso.
Tiago . Muitos alunos acabam por não tirar o mestrado que querem por causa desta situação pois não conseguem mesmo pagar a quantia
Daniel . eheh
António F. Bora mudar isto :)
João M. Simplesmente necessário educação não ser impedida por falta de dinheiro
Jose M. Nao ao aumento de propinas
Marta A. O estudante têm direitos
Maria P. Hoje por nós, amanhã pelos nossos!
Filipa . O ensino público tem de ser acessível a todos, mesmo àclasse média baixa que não tem subsídios ou isenções mas também tem poucos recursos
André S. A discrepância entre valores de mestrado dentro de Portugal é abismal, mesmo os que pertecem a universidades públicas. Encontramos propinas acima dos 10 000€, num país em que o salário mínimo é menos de 700€ líquidos por mês e que a maioria das empresas não quer contratar licenciados pois têm preferência por mestres. Isto leva à exploração através dos estágios, onde muitos jovens a entrar no mercado de traballho não são devidamente recompensados pelo seu esforço.
Mathias W. Pela gratuidade das propinas para todos os ciclos! O Ensino Superior é um direito!
Alzira s. Os mestrados são o complemento de quem quer realmente aprender, muitos não o podem pagar. Eu tenho 72 e era assim que se parava na quarta classe. Tive sorte por ter uns pais que me deram a possibilidade de tirar o então 5 ano. E seguir depois o caminho de trabalho e estudo.
Ana c. Excelente iniciativa
Marta . Concordo
Rita A. -

Assinaram a petição
2.896 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição