Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela remoção dos azulejos da fachada Quarteirão Suíça lado Praça da Figueira, para Presidente da CML, Deputados da AML

Nome Comentário
Pedro . A CML, necessita de decidir se a baixa pombalina é histórica e se se que candidatar a património mundial ou não. Usar azulejos modernos num edifício pombalino só para ‘lavar a cara’ é a atitude incorrecta parente edifícios históricos conforme descritos nos parâmetros de conservação e restauro da UNESCO. Quando tiverem uma estratégia coerente e honesta, a baixa pombalina tem realmente a possibilidade de ser património mundial e abrir a porta a vastos fundos de apoio a uma verdadeira reabilitação Burbank de rei dos parâmetros do world monuments fund. Se não o quiserem fazer, então têm a obrigação de obrigar a conservar o património arquitectónico cultural que pertence a todos os portugueses.
Maria R. Tendo em conta que em termos legais não é permitido alteração de fachadas nesta zona diria que alguém deveria arcar com as consequências (haverá certamente muitos gastos para que se reponha a situação que nunca deveria ter sido alterada). Infelizmente é só mais um desmando em termos de intervenção em património arquitectónico na zona da Baixa Pombalina onde se tem assistido aos desmontar de interiores por tudo o que é lado depois de anos a clamar que era muito importante preservar este património único. E tudo para quê ? Para estarem feitos milhares de alojamentos turísticos e centenas de hotéis ? É isso que faz a vida da cidade agravada agora com a crise pandémica ? Não se sabia já que o Turismo é uma actividade que não pode abarcar tudo por ser altamente volátil ? É preciso mudar urgentemente de visão e políticas para a cidade de Lisboa no que diz respeito ao seu notável património que não pode certamente continuar a ser visto como um «activo», palavra do mundo dos negócios que agora contamina todos os discursos e as acções políticas.
Maria f. Finalmente uma atitude
maria p. nem na casa de banho colocava azulejos daqueles... como é possível!!!???
António P. Nada contra os azulejos tradicionais.Totalmente contra este atentado ao património e bom nome do revestimento em azulejo.
Augusta s. totalmente mas yotalmente gontra
Henrique O. O projeto, do arquiteto da remodelação do quarteirão, para a fachada do lado do Rossio deve ser implementado também na fachada do lado da Praça da Figueira. É um absurdo a CML querer manter esta fachada tal como está. Ninguém entende porquê.
Maria A. assino porque concordo
Vitor S. Como historiador de arte e patrimonialista, creio que sobejam razões históricas, estéticas, éticas e funcionais para legitimar a bondade desta petição.

Assinaram a petição
158 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição