Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pela liberdade de investigação académica, para Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República; Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

Nome Comentário
António T. É espantoso que uma pesquisa sobre captura de reguladores por incumbentes, fenómeno identificado com alguma frequência em diversos sectores, seja objecto de procedimento judicial. Tal configura, pelo menos, uma tentativa de intimidação por entidades conluiadas na manutenção de posições com excessivo poder de mercado e abuso de posição dominante, insuportáveis em democracia e geradoras de desigualdade económica.
Ava C. Pela liberdade de investigação e denuncia.
Emiliano T. toda mi solidaridad para Sergio y para la libertad académica y cientifica
Vivian D. É axial que causas como essa sejam desveladas ao público e angariem inconformismos ao redor do mundo. Como cidadãos planetários, somos compelidos a denunciar abusos e conluios entre instituições públicas e privadas que pretiram o interesse público e asfixiem a liberdade de expressão!
raimundo f. temos de acabar com esta ditadura...
Pedro G. Barómetro de iliteracia/ignorância de um povo - Petição para a salvaguarda de valores inestimáveis como este: 7500 ; Petição para salvar um cão assassino: 50000
Ana P. Acima de tudo, impõem-se que a liberdade esteja sempre ligada ao pensamento e à ação humanas.
Tomás M. Na investigação académica, com vista á obtenção de um grau académico, como numa investigação cientifica ou outra, de natureza "nobre", num país que se diz democratico, não pode haver repressão nem condicionalismos de qualquer natureza pois isso não será certamente investigação.
José R. Ocorre-me citar o "nosso" António Aleixo: "Ó vós que do alto império, Prometeis um mundo novo. Cuidado, não vá o povo, Querer um mundo novo a sério". Talvez a PT e a ANACOM se considerem organizações "todo-poderosas", mas "esquecem" que a base de todas as organizações são as pessoas que as compõem. Cuidado, não vão estas pessoas quererem uma PT ou uma ANACOM transparentes a sério. Fui "obrigado" a comprar os adaptadores TDT, e questiono: onde está o meu benefício da troca comercial compra/venda. Nesta troca só uma parte saiu ganhadora. Se isto foi efetuado por decisão da PT, com o beneplácito da ANACOM, não são precisas grandes teses, nem teorias, para perceber que algo está errado nesta equação.
Joao S. apoio com firmeza
jose g. não há fumo sem fogo.
Isac C. a liberdade de expressão, sobretudo no âmbito de investigação académica deve ser defendida a todo o custo, caso contrário vamos chegar novamente à época da censura exacerbada que calava todos os que, mesmo no exercício do seu mais elementar direito, eram obrigados a calar.
Marcelo M. Cortar na Liberdade de Investigação Académica é cortar as asas a todos os grandes e corajosos profissionais que fazem investigação nas nossas universidades e que muitos frutos têm dado, em variadas áreas, de apoio por exemplo á comunidade, e sobretudo medicina. Sem a liberdade, acaba a investigação e o progresso. Sou a favor sim, de mais investimento na área. Acredito que seja uma forma de sair da crise que nos encontramos.
Manuel M. totalmente de acuerdo
Francisco M. Este verão passei férias no litoral alentejano e há muitas queixas relativas ao sinal fraco, obrigatoriedade de troca de antenas, falhas de emissão, etc.
Isabel M. Tudo o que possa ofender certa gente, corta-se ...
Lastênio S. xxx
Jorge V. Porque o futuro nasce da procura activa e empenhada do Conhecimento!
Claudia P. Scientific and intellectual work cannot be judged on the basis of political convenience: scholars work hard to contribute understanding society and promote democratic values, including that of participation and access to information and knowledge. Institutions should be grateful to this work, especially in times of crises. Intellectual work contributes that keeping up societies maintaining spaces for freedom, of thought and expression.
Vítor R. só a força cidadã pode impedir o regresso à velha censura que os donos de Portugal querem repor

Assinaram a petição
7 657 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição