Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Exames Nacionais para cursos profissionais, para Ministério da Educação, GAVE, Todos os alunos

Nome Comentário
Renato A. Não me importo de fazer exames de uma disciplina bienal e de outra trienal desde que façam parte do meu plano de estudos, agora fazer exames de disciplinas que pura e simplesmente não tive acho injusto e ridículo. Já que assim é deveriam alterar as datas da realização de exames para não sermos duplamente prejudicados, este ano vou fazer exame de Geografia A numa altura em que estarei em estágio, enquanto que os outros alunos já estarão de férias. Justo não É?
Filomena S. Sou mãe de um aluno do CURSO PROFISSIONAL DE MÚSICA: . Sai um regulamento em 2012 para alunos que começaram o Curso Profissional em 2011 ... . São obrigados a fazer um exame de uma disciplina que nunca tiveram nos três anos (História A, Matemática A ou Desenho A) ... . Ainda são obrigados a fazer outro exame de dois anos que praticamente se resume a Inglês uma vez que História da Cultura e das Artes é um exame dedicado às Artes e não à Música especificamente e Filosofia não é Área de Integração ... . Estes alunos fazem ainda exame a Português A, uma PAP e dois exames de Música (Teoria e Prática), estes sim leccionados nos três anos ... . Fazem ainda dois exames de música (Prática e Teoria), como pré-requisitos a cada Curso Superior que se candidatem ... CONCLUSÃO: Quem faz regulamentos ou não tem conhecimento sobre os Cursos Profissionais de Música, ou não lê o que escreve, ou quer fechar as Escolas Superiores de Música. E, temos mais alguns alunos a sair do País ...
Jéssica S. É inaceitável, que alterem as "regras do jogo" a meio do caminho. Pelo menos que contemplassem os alunos ainda deste ano. Como podemos ter que ser submetidos a exames de disciplinas que nunca nos foram leccionadas. É preciso ter um bocado de sensibilidade para este tipo de coisas. Devemo todos pensar em consequências e de como estão a ser realizadas as alterações.
Pedro S. Todos devemos ter possibilidade de entrar-mos no ensino superior de acordo com as limitações ou escolhas de cada um e de acordo com estas medidas é completamente impossível os alunos de cursos profissionais entrarem pois já é complicado para os alunos do ensino regular então imaginem para nós que não temos pelo menos uma disciplina a que nos vamos propor a exame. Sou aluno do 11º ano e gostava poder entrar na universidade.
André D. Isto é um absurdo... O governo tem de ajustar os exames ao nosso percurso!!
MARIA L. Mudar regras a meio do jogo não é sério. Ao dizer que os alunos dos profissionais podem prosseguir estudos no ensino superior, a tutela tem que os colocar em igualdade de circunstâncias com os do ensino regular.Esse facto não se verifica, ao obrigar os alunos a fazerem exames de disciplinas que não constam do seu plano de estudos.Os alunos do regular podem fazer os exames como alunos internos.Os do profissional tem que se candidatar como externos.Porquê?Aos alunos do regular é tida em conta a nota da frequência ;aos do profissional ,não.Porquê? Não quero sequer acreditar que é mais um entrave ao prosseguimento de estudos.
Leonardo c. É inadmissível fazer exame a uma disciplina que nunca tive nos 3 anos para ter acesso ao ensino superior de música (no meu caso matemática)
Cristiano R. É impensável e só neste País é que tal acontece que, alunos que nunca tiveram história A ou Matemática A tenha que fazer um exame das disciplinas
Gonçalo R. Acho que é injusto pois apesar dos cursos profissionais serem, supostamente, para profissionalização, também deviam de ser para ingressar na universidade pois são cursos muito mais específicos que nos fazem seguir o que realmente queremos seguir mais cedo e é principalmente frustrante pois nós, alunos de cursos profissionais, temos de trabalhar tanto como qualquer outro curso regular, apenas em áreas totalmente diferentes.
André N. Acho um ultrage que tenhamos de realizar exames a provas que nem sequer temos no nosso curso, temos estágio e PAP e no meio disso tudo exames, é impossível arranjar o tempo ou até mesmo a paciência para poder tentar estudar alguma coisa.
Maria R. Acho incrivel termos de fazer tantos exames, nós que somos alunos que têm a PAP + ESTAGIO + APRESENTAÇÃO DE PAP. Isto que nos leva no minimo 6 meses a preprar para depois ainda termos de estudar para 3 exames. Isto é de loucos!! Só nos querem fazer perder tempo para adiarmos a nossa ida para a faculdade.
Pedro C. inadmissível eu não tenho geografia
António H. É completamente injusto termos de fazer exames a disciplinas que não temos... Sinceramente as pessoas não devem saber o trabalho que dá fazer uma PAP (Prova de Aptidão Profissional), pois se soubessem não faziam estas leis, para não falar do estágio que no meu caso não tenho horas certas, pois tanto posso sair às 22h 00 como à 00h00... Acham justo pôr assim tantos exames para os Cursos Profissionais?
Rodrigo C. Acho bastante injusto termos que fazer exames a disciplinas que nunca tivemos a partir do 9ºano!
Ivo X. Boa forma de agir, as pessoas têm todas na cabeça a ideia errada, por não saber... vamos dar a saber entao
Maria G. isto cada vez esta pior...querem que nos prossigamos estudos com estas condições? Somos alunos de cursos e sabem bem que apesar dos testes temos estagio e a seguir ao estagio PAP.como iremos conseguir estudar pós exames e fazelos.trabalhamos arduamente para termos um futuro melhor mas nestas condições é claro que ninguém concorda com exames aos cursos...já trabalhamos bastante e o nosso horário pesado não é fácil....chega de descriminação Então por favor, assina esta petição e vamos acabar com esta estupidez!
Joana S. Se querem que haja igualdade, façam isso em condições! Se temos que fazer exames, preparem-nos para tal e tirem-nos os outros instrumentos de avaliação que temos (PAP e estágios). Ou então, usem a PAP, estágios e a média final em substituição dos exames!
Jennifer G. Se querem optar por isto nunca mais digam que os jovens deviam apostar no nosso país, pois isto prova que não querem saber do nosso futuro para nada, porque isto realmente só acontece neste país, é uma vergonha, se queriam que fizéssemos estes exames que nos tivessem preparado com antecedência, e se querem a dita 'igualdade' que é o que não estamos a ter com a certeza absoluta, reduzam as nossas cargas horárias como no regular, tirem a PAP, o estágio e relatórios do estágio ou então que os cursos regulares tenham isto tudo também. Fazer exames a disciplinas que nem sequer temos? É que isto não cabe na cabeça de ninguém! Mudem isto, porque a ideia de não haver futuro em Portugal já existia, então agora é que este país vai afundar mais e a população jovem vai acabar! Descriminação total, até quando?
Maria V. Discordo totalmente desta lei, a minha filha está num curso profissional e trabalha tanto ou mais do que os outros, quer seguir para a universidade e agora querem que ela faça exames de disciplinas que nem sequer tem,desde o 9ºano? Estão a cortar-lhes os sonhos? Se só é necessario a prova de ingresso para que isto? Só mesmo em Portugal... Vergonhoso!
António M. Acho que a evolução de um pais tem a base da educação e sem educação nao existe evolução e isto sem duvida é estragar a evolução.

Assinaram a petição
511 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição