Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Exames Nacionais para cursos profissionais
, para Ministério da Educação, GAVE, Todos os alunos
Nome
Comentário
Renato A.
Não me importo de fazer exames de uma disciplina bienal e de outra trienal desde que façam parte do meu plano de estudos, agora fazer exames de disciplinas que pura e simplesmente não tive acho injusto e ridículo. Já que assim é deveriam alterar as datas da realização de exames para não sermos duplamente prejudicados, este ano vou fazer exame de Geografia A numa altura em que estarei em estágio, enquanto que os outros alunos já estarão de férias. Justo não É?
Jéssica S.
É inaceitável, que alterem as "regras do jogo" a meio do caminho. Pelo menos que contemplassem os alunos ainda deste ano. Como podemos ter que ser submetidos a exames de disciplinas que nunca nos foram leccionadas. É preciso ter um bocado de sensibilidade para este tipo de coisas. Devemo todos pensar em consequências e de como estão a ser realizadas as alterações.
MARIA L.
Mudar regras a meio do jogo não é sério. Ao dizer que os alunos dos profissionais podem prosseguir estudos no ensino superior, a tutela tem que os colocar em igualdade de circunstâncias com os do ensino regular.Esse facto não se verifica, ao obrigar os alunos a fazerem exames de disciplinas que não constam do seu plano de estudos.Os alunos do regular podem fazer os exames como alunos internos.Os do profissional tem que se candidatar como externos.Porquê?Aos alunos do regular é tida em conta a nota da frequência ;aos do profissional ,não.Porquê? Não quero sequer acreditar que é mais um entrave ao prosseguimento de estudos.
Maria R.
Acho incrivel termos de fazer tantos exames, nós que somos alunos que têm a PAP + ESTAGIO + APRESENTAÇÃO DE PAP. Isto que nos leva no minimo 6 meses a preprar para depois ainda termos de estudar para 3 exames. Isto é de loucos!! Só nos querem fazer perder tempo para adiarmos a nossa ida para a faculdade.
Pedro C.
inadmissível eu não tenho geografia
Joana S.
Se querem que haja igualdade, façam isso em condições! Se temos que fazer exames, preparem-nos para tal e tirem-nos os outros instrumentos de avaliação que temos (PAP e estágios). Ou então, usem a PAP, estágios e a média final em substituição dos exames!
António M.
Acho que a evolução de um pais tem a base da educação e sem educação nao existe evolução e isto sem duvida é estragar a evolução.
Dominique M.
Acho um abuso que os alunos dos cursos profissionais realizem exames porque estou bem consciente da carga de trabalho que têm ao longo do ano lectivo. Considero também errado e exagerado que obriguem os alunos dos cursos científico-humanísticos a estudar 3 anos de matéria para os exames nacionais, porque ainda são duas disciplinas e o espaço de tempo entre o fim das aulas e a data dos exames é claramente insuficiente e é quase desumano que nos obriguem a colocar 3 anos de matéria na cabeça sem sequer nos fornecerem os temas que serão abordados nos exames, e é triste como eu tenho de dizer que faço parte daqueles que têm a "sorte" de só ter de estudar 2 anos de matéria. Estão a destruir a educação em Portugal, a semear piores resultados e a reservar a formação a elites.
Catarina N.
mudar as regras a meio do jogo para os alunos que estão neste momento a frequentar um curso profissional é no minímo um enorme desrespeito e falta de bom senso
Toca b.
Mudem essa merda crl. Ass TOca ao bixo
Rúben T.
Sou contra a realização de fazer exames nacionais a disciplinas que não tenho
Fernando A.
Concluí o ensino profissional no lectivo de 2011/12 mas não realizei o exame que precisava (Português). Para ingressar na meu curso de eleição tenho de fazer dois exames além do que já teria de realizar, inglês e História A (matéria que nunca abordei de maneira aprofundada).
Michael S.
Eu ja devia ter entrado na universidade mas as provas de ingresso alteraram e portanto estou a "perder" um ano a estudar/aprender matematica A com coisas que nunca vi ou ouvi, e agora ainda tenho de fazer mais exames? Mas isto faz sentido na cabeça de alguem? Isto So devia ser aplicado para novos alunos apartir do ano lectivo 2013/2014.
Elsa T.
Acho rídiculo ter que realizar exames de duas disciplinas ao qual nunca assisti a uma única aula. Estou a pagar para frequentar o curso de espanhol para conseguir fazer o exame e vou ter que pagar por explicações de história uma vez que a minha excessiva carga horária me impede de assistir às aulas de história do curso de humanidades. No entanto tenho colegas minhas de turma que não têm possibilidades de pagar nenhuma destas alternativas e que apesar de serem inteligentes nunca conseguirão nota nos exames que lhes permitam aceder à faculdade púlblica de educação. O Ministério da Educação deveria ter vergonha de tornar o ingresso na faculdade tão dificil para os jovens do seu país, numa altura em que ter um curso superior é um requisito para qualquer emprego.
Diogo M.
Espero que esta petição de assinaturas resulte
Anabela V.
Sou professora e estou absolutamente solidária com os alunos dos cursos profissionais: não me choca o exame de Português, cujos conteúdos são mais ou menos iguais, mas choca-me que tenham de fazer exames de disciplinas fora do seu plano de estudos!
Octacílio C.
Estas decisões absurdas do Sr. Dr. Nuno Crato que teima em travar o acesso à universidade, ou seja, travar o acesso ao conhecimento impondo para tal condições completamente absurdas, fazendo com que muitos estudantes percam o animo e desistam. Parece querer voltar ao tempo em que estudar não era importante. O importante era produzir para comer com mão de obra não qualificada e só alguns tinham acesso ao ensino. Temos que dizer basta aos caprichos desse senhor.
Assinaram a petição
511
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas