Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Exames Nacionais, para GAVE e Ministério da Educação

Nome Comentário
Sara P. E de preferência sem erros científicos...
Ana C. Sou mãe de aluna e considero que há algo errado, porque além dos alunos também a Associação de Professores de Biologia e Geologia se pronunciou defendendo inclusivamente a anulação dessa pergunta, se o Ministério consultou "especialistas" que consideram tudo correcto então ou os professores estão todos errados e não têm sequer capacidade para responder a uma pergunta dum exame de 12º ano ou os "especialistas" não têm conhecimento da matéria que é leccionada.
André R. os 5 pontos davam jeito
Ivo S. Concordo plenamente. O ano passado aconteceu-me algo semelhante e fiquei igualmente revoltado. Espero que este nosso desejo seja concedido.
Sara M. as respostas de desenvolvimento do exame eram demasiado ambiguas e embora seja boa aluna e tenha respondido de acordo com o que achava pertinente ( e que era correcto segundo a materia que demos) tive cotação de zero ou cotações muito baixas nestas perguntas só nao recorri porque 15 euros (embora haja uma possivel devoloçao) é muito dinheiro
Susana S. Este exame foi ridiculo! A estrutura do exame nao testou em nada o conhecimento dos alunos. Os textos sao super confusos, deviam ter sido escritos por esquizofrénicos e as escolhas multiplas nao estao directamente relacionadas com a materia. Deviam haver mais perguntas de desenvolvimento. Estes exames estao optimos é para quem nao estuda e até tem a sorte de conseguir acertar ao acaso nas escolhas multiplas e safa-se melhor do que quem passou dias dias a estudar! A GAVE devia rever a estrutura deste exame.
Pedro G. 1º DEIXAM-NOS PASSAR DO 8º PARA O 10º ANO POR SERMOS VELHOS E DEPOIS FAZEM EXAMES COMPLICADOS PRA LA FICARMOS MAIS TEMPO - GAVE - MINISTRA DA EDUCAÇÃO
Andreia M. Concordo que o exame foi muito pouco claro, além disso não concordo com grande parte da correcção, sejamos francos, os exames contam 50% para entrarmos numa universidade, tenha piedade de nós alunos.
Maria A. Achei que o exame estava repleto de rasteiras e que não era lá muito acessível. Se conseguirmos, ainda todos nos saimos bem nesta história!
Irene M. Estes examese sobretudo a atitude do GAVE são contra a integridade dos alunos e professores! Acertar uma escolha múltipla, quando duas estão correctas, não é para qualquer aluno da União Europeia! Deviamos fazer mais que uma petição!!!
Tiago G. Nas respostas de desenvolvimento, há muitas possibilidades de resposta que possam explicar a pergunta sugerida. Com isto, deveriam haver alternativas de resolução. Refira-se como exemplo a pergunta do exame em questão (2010) no qual se perguntou qual a causa da formação das pedras na base da montanha, no grupo I. A resposta salientava a acção da crioclastia (m. física). Ora, será de esperar que a termoclastia seja tanto ou mais importante que a outra alteração litológica. Este factor é vagamente enunciado na resolução do exame. Com isto, sugeria que fosse proposta mais que uma resolução possivel nos critérios de avaliação dos exames. Para além disso, existem perguntas que são um pouco subjectivas quanto à sua resolução, nomeadamente a pergunta 6 do grupo IV deste mesme exame. Esta pergunta poderia também considerar como certa a resposta "(D) a hidrólise do amido dos vacúolos das células em órgãos de reserva.", visto que este poderia ser o factor desencadeante da possibilidade de distribuição de nutrientes pelas células de toda a planta (o programa de BG não exige que saibamos que o amido não está contido nos vacúolos, mas no citoplasma).
Mariana M. Realmente parece-me que, talvez para evitar a repetição do mesmop tipo de perguntas, os exames são cada vez mais amb
já i. queriam passar a estudar enquanto veem os morangos, não?
João S. É deveras frustante vermos o nosso nível de desempenho ser reduzido por incompetência não nossa mas sim do GAVE. Vergonhoso é quando nos pedem para classificar dois ganitos, sendo ambos GRANULARES, mas no entanto, segundo o GAVE ambos têm texturas diferentes...
Maria F. Acho intolerável o facto de um exame de biologia ter mais interpretação do que matéria leccionada ao longo dos dois anos. Estamos a fazer um exame de Biologia e Geologia e não um de Portugues !
Bárbara M. O que os alunos verdadeiramente pretendem não é o facilitismo, mas sim uma prova adequada e, acima de tudo, que não conduza à ambiguidade de critérios a que temos vindo a assistir nos últimos anos - trata-se de ser rigoroso na elaboração de uma prova desta importância
Ricardo M. Uma desgraça!... Exames que são feitos à má fé e que, ao mesmo tempo, são dos mais importantes para o futuro de uma pessoa. Espero que o Ministério ligue a isto tudo que se criou à volta do exame, e não façam como em anos anteriores, não fazendo caso daquilo que muitos alunos e professores dizem... Uma desgraça, repito!
Daniela S. Nao achei o exame de 17 de Junho compreensivo. É importante, para nós, alunos, sermos avaliados justamente com perguntas com "cabeça, tronco e membros"
Beatriz S. " Que porcaria !"
Adriana F. Lutar pelos nossos Direitos no Ensino

Assinaram a petição
466 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição