Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Manifesto sobre política de saúde a propósito das eleições legislativas 2009, para Governo

Nome Comentário
João S. Temos de recuperar o espírito e os objectivos iniciais de um SNS tendencialmente gratuito
Diamantino S. Concordo e fico a torcer para que não se perda de todo mais umas das conquistas de Abril.
Antonio M. Não tenho qualquer dúvida de que o melhor para a Saúde no nosso País é uma Evolução naa melhoria sempre do SNS. Tudo o resto é sustentar o Estado Fetiches dos Srs do Dinheiro e da Economia, deixando o Povo à deriva e no salve-se quem puder...
maria d. "A saúde" é um direito e um bem de tal grandeza que não pode ser constantemente"violentada" por políticas "a vulso" e com "prazo de validade"
José S. É imperioso preservar um serviço que é de todos e a todos pertence; só quem é falcioso e desnaturado desestrutura é destrói que de outros ignorando o prjuízo causadoa muitos!!
Maria F. Concordo inteiramente com a defesa e melhoria do SNS para todos os protugueses
Carlos F. Excelente iniciativa cívica, à qual me associo como médico e cidadão
joao e. OK
jose f. facultativo
Maria C. o SNS deve ser expressão da "igualdade, da equidade e da dignidade da vida humana". Para TODOS. Utentes e Técnicos de Saúde.
Jorge S. O S N S não pode ser destruido ou adulterado. São os serviços publicos de saude que asseguram a garantia do direito à prestação de cuidados de saude de forma universal, equitativa e justa. E são os que mais eficiencia e eficacia demonstram.
maria a. SNS sempre!
Maria R. Revejo-me, inteiramente, nos príncipios e explanações contidas na Petição Manifesto sobre política de saúde a propósito das eleições legislativas 2009. A descodificação das propostas eleitorais apresentadas pelos vários partidos politicos, em termos das suas consequências é frequentemente dificil para as pessoas em geral. As técnicas de comunicação hoje usadas, com abundância, de forma muito eficaz, permitem induzir, através de mensagens simples, ideias aparentemente atraentes, cujas consequências ou impacto negativo são sistematicamente omitidos ou escondidos. Por isso é importante o conteúdo deste Manifesto. Porque define o enquadramento conceptual das políticas de saúde, e a sua tradução em opções concretas no desenho de sistemas de saúde, tendo como foco a missão que a este pertence. Esse enquadramento tem uma marca ideológica forte porque ele é diferente consoante a visão que cada um dos eleitores tem sobre o papel do Estado e a sua importância nos sistemas de protecção social. Agradeço, enquanto cidadã, este exercicio de cidadania responsável, da iniciativa de personalidades tão marcantes no mundo da saúde, de reputação reconhecida nacional e internacionalmente.
veronica s. sem comentarios
é t. É só treta
Luis N. +1 paradoxo (Constituição&Manifesto) a ler no "dia a seguir" dia a dia: Artigo 64.º Saúde 1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover. 2. O direito à protecção da saúde é realizado: a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito; b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável. 3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado: a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação; b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde; c) Orientar a sua acção para a socialização dos custos dos cuidados médicos e medicamentosos; d) Discipl
Carlos M. Já agora uma pequena reflexão... porque raio em Portugal a medicina dentária é quase na totalidade só possível via o sector privado... não estando disponivel a uma grande maioria de pessoas que acaba por ter de optar descuidar a higiene oral. Muitos problemas gerais da saúde humana começam pelo descuido na higiene oral! O dinheiro que se pouparia se de facto se acabasse com este lobby?!
joão b. concordo
António s. O nosso SNS é de um valor incalculavel para todos nós, para as novas gerações e um motivo de orgulho para os Portugueses face à prestação de cuidados no mundo.
Maria S. Estou plenamente de acordo!

Assinaram a petição
887 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição