Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, para Ex.mª Senhora Drª Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Maria O.Petição muito justa.
Herédio P.Petição justíssima
leonel S.ex-BIIC
Diogo G.vivi durante 3 anos com bolsas de investigação, e percebi que é uma situação muito negativa para todos os intervenientes envolvidos.
Marta S.bolseira em pos doutoramento
Maria M.Pelo seu empenho diário, consistente e persistente, fora do placo e a favôr do bem comum, eles merecem é muito mais que um ministro! e palmas, como nenhum poutro artista!
João P.Apesar das dificuldades financeiras, se quisermos ter futuro.a investigação deve ser apoiada e até acarinhada. Há muito por onde poupar, a começar combatendo o desperdício em rotundas, obras de remodelação desnecessárias em edifícios públicos, etc, etc.
Maria P.Não encontro palavras que traduzam a minha indignação. Este país e este mundo não é seguramente o meu.
Joana O.Estou a trabalhar para o país, só preciso que o país me dê condições para desenvolver o meu trabalho, o melhor possível...a remuneração dos bolseiros roça o insulto!
Afonso R.Por um futuro melhor
António S.Temos e devemos valorizar a massa cinzenta dos excelentes investigadores que já temos e dos que se seguiram.
Clara P.Quem é que não perdeu poder de compra desde 2002?
Nuno M.É inaceitável o estatuto de portugueses de 1ª, outros de 2ª e ainda outros de 3ª
Hernâni M.antes que seja "mais" tarde
Maria T.Eis Directora da Qualidade
Vera N.Sou Licenciada em Biologia desde 2004, e desde essa altura apenas consegui 27 meses de trabalho na minha área, e todos eles enquanto bolseira. Ganho 745€, enquanto que um estágio profissional prevê o pagamento de 2xIAS. Sem regalias de trabalhador, pois a bolsa é um apoio à formação avançada e, supostamente, não serve para pagar as contas. Mas como pagamos as contas se o Estato de Bolseiro da FCT obriga a exclusividade? E como nos devemos sentir quando temos um contrato de bolsa por um certo número de meses e de repente a instituição que nos confere a bolsa nos diz que já não há mais dinheiro e terão de cancelar as bolsas? Quem nos protege? E quem sempre foi bolseiro mesmo que fique sem bolsa de um momento para o outro nunca terá direito a fundo de desemprego, e mesmo que pague Seguro Social Voluntário não terá mais que um subsídio por morte ou invalidez permanente, ou subsídio de maternidade. E se ficarmos doentes? Pelo trabalho que desenvolvemos pelo progresso do país deveríamos ser melhor tratados enquanto trabalhadores que na realidade somos.
Lino G.pelo fim da precariedade e por maior respeito por quem contribui para o conhecimento do país.
Solange P.Para evitar as avultadas despesas de manutenção de conta solicitei a domiciliação de "ordenado" junto do meu banco. O mesmo foi-me negado uma vez que não recebo um ordenado mas sim uma bolsa. Além disso a instituição onde desenvolvo as minhas tarefas de doutoramento (instituição de acolhimento) cobra, por refeição, mais 10% do preço tabelado para os funcionários, isto é, o mesmo que cobram a qualquer pessoa do exterior. Além disso cortou a todos os bolseiros o acesso ao serviço de medicina no trabalho da instituição no final do presente ano.
Ligia T.Apesar de doutorada pela Universidade de Oxford estou a auferir de uma bolsa para licensiados de 3 meses para poder garantir algum financiamento! Isto porque quis regressar a Portugal!!! A situacao tem de alterar para podermos mostrar como realmente podemos ser bons!
Duarte A.Ser bolseiro é o que me leva procurar outras oportunidades no estrangeiro.

Assinaram a petição
5 070 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição