Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Exames Nacionais apenas como Prova de Ingresso para entrada no Ensino Superior em 2021/2022, para Excelentíssimos Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro, membros da Direção-Geral da Educação, da Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar,

Nome Comentário
Madalena A. De facto concordo plenamente com o exposto., só faltou mesmo frisar que estes alunos ainda vão ser mais penalizados, atendendo que vai haver, no próximo ano, alunos que não conseguiram entrar no ensino superior ou não entraram no curso que pretendiam, a concorrer novamente. Alunos esses que tiveram que realizar somente um exame e a partir daqui não se parte em pé de igualdade! É muito injusto...
Diogo S. Muito justo.
Andrea S. É acima de tudo uma questão de justiça e garantia do princípio da igualdade, neste caso, em particular, das condições de acesso ao ensino superior. Pois, é bom ter presente que os alunos que este ano letivo 2021/2022 se encontram no 12.º ano vão, ter os seus colegas que neste concurso de acesso ao ensino superior de 2021, infelizmente, não conseguiram entrar no curso que pretendiam (ou não entraram, de todo!), a concorrer com eles, por direito é certo, mas em condições (caso esta petição não produza os efeitos desejados) muito mais vantajosas, pois o modelo de exames que realizaram, em especial, no final do 11.º ano (no ano letivo 2019/2020) assentou numa lógica completamente distinta (muitas perguntas opcionais e de um nível de dificuldade menor que o habitual) daquela que foi praticada no ano letivo que terminou e que se perspetiva irá manter-se para o ano letivo que agora se inicia.
Ana A. Os alunos que frequentam agora o décimo segundo ano foram tão prejudicados como os alunos que frequentaram o décimo segundo ano em 2019 e 2020 pelo que deveriam ter o mesmo tipo de avaliação como nos dois últimos anos.
Sara M. Nós não devemos ser reduzidos a números. Uma simples nota de um exame não caracteriza a nossa capacidade para podermos entrar no ensino superior e entrar no mercado de trabalho com sucesso. Nós somos muito mais que isso! Somos rodeados de experiências que nos fazem crescer e ser capazes de enfrentar qualquer desafio.
José D. Devido às dificuldades na aprendizagem nos anos letivos anteriores (2019/20 e 2020/21), será mais difícil para os alunos do Ensino Secundário que sofreram com esta pandemia. Logo, seria mais justo que realizassem apenas os exames necessário para o prosseguir de estudos no ensino superior. Estes alunos sofreram de uma paragem nos ensinamentos e nos apoios ao estudo nas preparações dos exames. Era também mais justo, após dois sucessivos aumentos nas médias dos exames, das notas de candidatura e do número de candidatos ao Ensino Superior, serão muitos aqueles que terão as notas inflacionadas e se irão candidatar ainda este ano letivo 2021/22.
Nelson v. Não ao exame de português
Sofia R. Concordo com a Petição
Carlos N. Como tivemos o 10 ano e 11 com confinamento e tendo em conta o que fizeram com os alunos dos dois anos anteriores,para que não hajam desigualdades ,estamos no 12 ano, será de justo efetuarmos só os exames para acesso ao ensino superior.Somos da geração COViD 19.
Teresa F. nao queremos exames obrigatórios queremos justiça
Matilde P. Não concordo com o exame de português.
Helena S. Concordo
Paula A. Os alunos do secundário, principalmente aqueles que agora estão no 12º ano, foram prejudicados com dois anos de aulas online (durante o 10º e 11º ano). Seria completamente injusto realizar exames obrigatórios(quer para o 12º e 11º), uma vez que a maioria dos alunos não precisa de mais 1/2 exames para o ingresso ao ensino superior e que estamos ainda no mesmo contexto de pandemia dos dois últimos anos. Além do mais o facto dos exames serem obrigatórios prejudica os alunos do 12º ano que pretendem fazer melhoria dos exames de 11º e que não precisam de 1 (ou nenhum) dos exames de 12º.
dhhdhdhdhdhd dhhxhxhx
Ana M. Não tem lógica fazermos exames a disciplinas que não precisamos para ingresso na faculdade, entre outras coisas que não tem lógica!
Beatriz C. Não concordo com a obrigatoriedade dos exames obrigatórios, pois ha cursos que não precisam de certos exames. Além de que neste ano letivo os alunos (eu) foram prejudicados muitas vezes por causa do covid na avaliação! Em cada período so deixavam subir 1 valor, quando podíamos ter subido muito mais!!! Ainda nos vão prejudicar mais na entrada da faculdade?!
Sofia R. os exames devem ser exclusivamente para ingressar no ensino superior
Maria N. Os alunos que este ano frequenta m o 12 ano são alunos com dois anos de pandemia em casa.Ficaram prejudicados pelo ensino online, será uma injustiça muito grande fazerem todos os exames será justo fazerem só os exames como prova de engrsso para entrarem no ensino superior e não mexer em na medida interna,como fizeram nos dois últimos anos.Isso será praticar a igualdade.De outra forma estariam a praticar graves injustiças.
Joao R. Aceito
Beatriz P. A meu ver os alunos que estão agora em ano de exames foram os mais prejudicados em relação à aprendizagem na matéria devido aos recursos que tiveram que ser submetidos.

Assinaram a petição
4 829 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição