Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Victor E.Não é a raiz da língua portuguesa que tem que se adaptar aos demais, são os demais que terão que se adaptar .
THÉRÈSE A.com a transformação da lingua devido ao acordo, não se percebo mais nada, é não somente muito confuso como é pouco estético. É deverás um facto.
Nuno A.Foi a unica coisa que fez o sr. Jorge Sampaio como presidente mesmo assim uma estupidez.
Andreia R.O acordo ortográfico apenas gerou confusão, levando os portugueses a cometer verdadeiras atrocidades ao nosso lindo português. Não serviu qualquer propósito e mais não é do que uma demonstração da prepotência dos nossos políticos. A língua pertence ao povo e este deveria ter tido a oportunidade de se pronunciar sobre o atentado cometido à nossa linda língua.
António B.O Português é a nossa língua, a língua dos nossos pais, avós e antepassados. Fomos nós que a demos a conhecer ao mundo, nos países que descobrimos. Alterar uma língua, é o mesmo que alterar as cores de uma bandeira! Ou o seu Hino Nacional! A gramática portuguesa, em vez de se simplificar, tem-se tornado cada vez de maior dificuldade de apreensão. O livro de quarta classe do meu avô, é extraordinário na sua forma de entendimento, indo buscar exemplos de frases literárias aos grandes autores da língua portuguesa. Eu nem quero imaginar, o que seria, lermos Eça de Queirós, segundo o "infeliz" novo acordo ortográfico. Mudar a forma de se escrever uma língua, obrigatoriamente terá que passar por uma consulta aos portugueses (referendo), e isso nunca aconteceu...
ALZIRA S.Concordo!
Rolando M.A raiz da nossa língua é o Latim. Parece-me uma vergonha tratarem da nossa "língua" desta forma. Cada governante, cada ideia para uma mudança. Já que uma parte da nossa dívida está nas mãos de chineses, vejam lá se não vem nenhuma mente "capta" e faz uma aproximação ao mandarim. Pela ordem de ideias...
Manuel C.Como se pode considerar esta falácia um acordo quando nem todos os países lusófonos o subscreveram?
josé m.Totalmente contra
Isaura S.Em vez de unificar, o Acordo Ortográfico só veio complicar
Maria S.Concordo com tudo o que está escrito nesta Petição. Faço apenas uma observação quanto aos hífens em cor-de-rosa em comparação à falta de hídens em cor de laranja. Os hífens em cor-de-de-rosa são necessários (já existentes antes do AO). A rosa é um nome de flor com variadas formas e múltiplas cores. Existe o rosa (cor) e a rosa (flor). A laranja só tem uma cor. Atribui-se a cor de laranja a tudo o que se queira, mas não à laranja, porque ela própria se define nessa cor e não se escreve uma laranja cor de laranja. Mas escreve-se uma rosa cor-de-rosa (temos a rosa branca, a vermelha, etc.). Concluindo, deve manter-se os hífens em cor-de-rosa. Aplaudo todo o texto pela coerência e pelo rigor. Parabéns ao/à autor/a.
Deolinda M.Não ao acordo 0rtográfico
António D.Juiz
José R.O desacordo ortográfico de 1990 é um verdadeiro ataque à língua portuguesa. É um produto de falta de sustentação técnica, insensato e até anedótico. Não se compreende a insistência na asneira e arrogância dos seus autores.
Luis s.Escritor
Palmira B.É um crime contra a Língua Portuguesa e gera demasiadas ambiguidades.
Miguel B.Completamente de acordo
Pedro s.Em nada nos beneficia ,; é mais uma submissão aos interesses dos Lobbies
Mario A.Não concordo com o acordo ortográfico
José F.Basta referir que sou Médico e Prof. em Instituto Politécnico e começo cada curso com um diapositivo que refere " O Prof JSMF declara-se objector do actual acordo ortográfico pelo que todo o material de apoio fornecido aos alunos vai redigido com base no anterior" !!!

Assinaram a petição
25 034 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição