Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Francisco G.Vergonhoso o que estão fazendo com as nossas crianças!
Sandra F.Mais saúde
Maria D.Sempre acompanhei os meus filhos à escola e levei as mochilas pesadas até para mim. Mas não só no primeiro ciclo, pois no 5 e 6 anos, as crianças levam ainda mais peso nos dias da ginástica, para além da mochila também têm que levar o saco da ginástica.
Virgílio B.Acho, um grande esforço, a que se sujeitam as crianças, nesta idade.
Deonilde B.Acho completamente desadequado e bastante cansativo para as nossas crianças, sem falar dos problemas de saúde que pode acarretar, o uso diário desse peso nas mochilas.
Carlos V.Assino com a convicção que um pais evoluido não pode tratar desta maneira as suas crianças. Se houver democracia, esta petição terá que ter impacto no beneficio da saúde dos jovens deste país
Maria V.É realmente um absurdo o peso das mochilas que os nossos filhos carregam em tão tenra idade. É completamente descabido, três livros por dsciplina. Juntam-se-lhes os cadernos, o estojo mais a régua, os esquadros, porque nunca se sabe quando é que o professor de matemática resolve fazer exercícios em que tenham que os usar, sujeitando-se a levarem falta de material, em caso de não os tere consigo. Não admira que cada vez mais cedo, começam as queixas de dores nas costas. No meu filho, com apenas 10 anos, foi diagnosticado uma deformação na coluna que se tem agravado e as queixas de dores são cada vez mais frequentes. Aqui está o resultado do peso das mochilas escolares.
Miguel S.Ate a mim me custa pegar na mochila do meu filho em alguns dias. E peso quase 80kg...
Sara s.E completamente absurdo o peso que as criancas carregam... devia der ilegal
Elvira p.O peso das mochilas é muito pesado para as crianças e as escolas não tem sensibilidade para resolver esta questão. Os alunos poderiam ter um armario em cada sala para deixar os livros.
Carla G.Legislem definitivamente o limite de peso para as mochilas dos nossos jovens e acabem com o "lobby" dos livros!
Elizabete L.É importante agirmos para bem dos nossos filhos.
Rita N.Nada a referir
Gilberto F.O que mais me preocupa é que entre tantos milhares de políticos que passaram pelo parlamento nos últimos 30 anos, nenhum se tenha dado ao enfado de expõr um problema tão publicitado.
Antonio F.E peso em demasia nas nossas crianças criar condições p guardar livros e materiais.
Fernando L.Uma das medidas que muuito contribuiria para obviar a este problema (reconhecidamente existente e prejudicial para os alunos de todos os níveis e graus de ensino) seria a forma como os docentes, as estruturas intermédias de orientação e supervisão pedagógica (departamenntos curriculares e professores titulares de turma) encaram e percecionam a utilização do manuel escolar como ferramenta de trabalho que entendem indispensável ás práticas letivas e atividades educativas em contexto de sala de aula. Se forem encontradas alternativas à "pedagia do Manual" este peso excessivo tanto físico como orçamental seria significativamente alterado. Exige-se, para tal, uma outra metodologia e práticas de ensino mais ativas, significativas e diversificadas com ganhos evidentes para a motivação e envolvimento de crianças e alunos em geral nas atividades letivas.
Sonia P.Concordo que as mochilas não andem tão pesadas. Acho que deviam deixar os livros em casifos livros que não tem a matéria no dia a seguir.
Ana S.Chega a ser ridículo, crianças com tanto peso nas costas um dia inteiro. Já e ridículo ter de comprar livros que nem sequer vão ser usados durante o ano, Ainda mais ridículo ter que os levar parar a escola todos os dias. São crianças , são frágeis pelo amor de Deus
Cláudia R.Já não era sem tempo obrigada
maria T.Provocam problemas irreversíveis na coluna

Assinaram a petição
52 984 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição