Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Inês B.Apenas os que vivem ou viveram a praxe no seu estado de pureza e verdade, sabem o seu real significado e importância.
Inês S.Pela Praxe Académica - "Dura Praxis, sed Praxis" !
Marta S.Eu já assinei.
Paula G.As praxes devem ser feitas com consciencia e isso depende de cada um. Mas nao se deve por tudo no mesmo saco. Tal como nao se deve acabar com uma tradição por causa de individuos que nao sabem o que fazem. Tenho orgulho em dizer que fui praxada e praxei, sempre com consciencia.
Sandra S.A praxe é o melhor momento de um estudante académico pois é lá que se fazem grandes amigos, grandes momentos e tudo se reflecte em grandes alegrias. Grandes historias da vida de praxe
Mafalda G.A praxe nunca vão acabar!!
Jose F.A praxe é dura mas é praxe, cada um sabe de si mas para mim a experiência que a praxe me proporcionou foi uma das melhores até ao momento e sem duvida que contribuiu para a pessoa que sou hoje de uma forma positiva, falo mais concretamente da instituição onde me encontro a tirar a minha licenciatura, no IPCA. saudações académicas
Sónia G."Praxes é uma forma de vida" e só quem foi praxado realmente conhece o significado desta frase! As coisas quando são feitas com consciência e diversão são sempre importantes para a vida :) não acabem com as praxes, por um "acidente" (muito infeliz) não generalizem as praxes! De universidade para universidade o conceito de praxe muda!
Edgar G.Há praxes e praxes! E ela e o símbolo do ensino superior!
David S. Ser parte de uma praxe de qualidade é uma honra e não uma humilhação.
Sofia M.A praxe, tal como em toda a organização onde haja hierarquia, depende de quem a faz. Não podemos culpabilizar todos aqueles que a praticam por causa da inconsciência e falta de humanidade e valores de alguns. Saliento que apenas é feita a quem escolhe juntar-se, liberdade essa que é universal: a liberdade de escolha. Na minha faculdade nunca assisti a abusos enquanto fui caloira e, posteriormente, segundanista. Hoje, enquanto membro da Comissão de Praxe, não permito nem tolero que um Doutor ou Veterano coloque o Caloiro numa situação desagradável, que saia da zona de conforto dele e que ultrapasse o limiar do bom-senso. Tenho o maior carinho por todos aqueles miúdos e sei que é recíproco. Como praxista, considero que há, de facto, muitas "praxes" abusivas. Quem as pratica, sem dúvida alguma, deve ser punido até porque é extremamente grave abafar a liberdade dos outros, perseguindo-os ou exercendo qualquer tipo de coação quando a sua vontade é a de não fazer parte desta tradição académica. É triste e vergonhoso ver que tantos desconhecem a verdadeira essência da mesma e façam uso da sua superioridade e irreflexão naquilo que deveriam ser momentos agradáveis.
Melissa E.A praxe fez-me uma pessoa melhor, com mais consideração pelos outros mais espirito de equipa, tudo devido ao trabalho em conjunto, convivência com os outros. É um modo de ligar todo o curso de modo a nos conhecermos, sermos amigos e nos ajudarmos uns aos outros, sem a praxe seria um para cada lado e toda a experiência na universidade seria mais solitaria pois apesar de conviver com os alunos nas aulas nao haveria a conexão que como estando na praxe em que somos como uma gramde familia. E todas as flexões gritos e outras coisas que tenhamos que faxer e ouvir valem a pena pois nos preparam para a dura realidade da vida na qual nos temos de esforçar para chegar a algum lado!
Ana O.Assino pelas praxes como modo de integração, não como humilhação!
Rui M.DVRA LED, SED LED
Mané B.Força ai!!! Vamos mostrar que as Praxes tem coisas e boas e não coisas más!!! Saudações académicas :D
João M.A Praxe não deve ser culpabilizada por ações de pessoas irresponsáveis que alegadamente possam estar a ela associadas. Existe diferenças entre Praxe e toda a sua tradição e as praxes que são realizadas em alguns instituições do ensino superior. Estas praxes que, sem qualquer fundamento ou tradição, enganam e atormentam centenas de caloiros que ingressam numa vida nova de estudante e encontram assim ainda mais obstáculos. A Praxe é dura, mas não faz parte da seleção natural. Há que condenar os irresponsáveis que correm riscos por vontade própria e não criticar uma tradição tão admirável e respeitável que é a Praxe que tantos estudantes vivem com tanta alegria e emoção.
Daniela L.Praxe não é tortura; praxe é a entrada numa nova etapa, a aprendizagem de valores, o quebrar rotinas e o ganhar sorrisos.
Lisete R.Fui praxada e praxei, uma pitada de humor e bom senso ajudaram a tornar ambas experiências inesquecíveis e enriquecedoras.
Fábio M.dura praxis sed praxis
Ana G.A praxe deve continuar.. chega de generalizações negativas, as pessoas devem informar-se antes de falar. A praxe faz parte da cultura académica, quer as pessoas gostem, quer não!! Eu tenho imenso orgulho em pertencer á família praxistica e tenciono continuar. Força pessoal, unidos conseguiremos!

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição