Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da decoração interior oitocentista do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto, para Câmara Municipal do Porto. Direcção Regional de Cultura do Norte. Direcção Geral do Património Cultural. Assembleia da República

NomeComentário
Ana F.O Porto é uma cidade burguesa por excelencia! Nao estragar o que é um orgulho!
Armando M.O que foi feito é um atentado à memória da cidade, seu romantismo, tradição burguesa e liberal. Não faz qualquer sentido, nem nada acrescenta à cidade, ao contrário gastar dinheiro público a converter um espaço para exposições de arte contemporânea, existindo já na cidade tantos espaços mais adequados para esse propósito é um absurdo. Acresce que o Museu Romântico era dos mais visitados do Porto. Medida sem qualquer sentido e que se exige seja revista urgentemente.
Maria S.É de lamentar tal iniciativa, tenham vergonha e respeito
Alexandre R.Não nos admiremos com a razão de fundo deste protesto. As memórias coletivas da cidade do Porto, âncora de uma região que ultrapassa as fronteiras da cidade e na qual se revê social e culturalmente com orgulho vasta população, são matéria de menor interesse para a Câmara do Porto na pessoa do seu Presidente. A subalternização do nome de Rosa Mota relativamente a uma marca de cervejas no palácio de cristal explica a (des)consideração que têm, repito, sobre a memória coletiva. Porque conheço o espaço em visita efetuada e que me deixou encantado pelo seu património físico e histórico, concordo em absoluto com o teor desta petição.
Maria R.Preservem o Museu da Maceeirinha!
Gabriela S.De certeza que conseguem encontrar outros espaços alternativos adequados a um colecção moderna...
Teresa M.Parece impossível... Monte exposição noutro sitio. Desmontar esta casa é um crime público
Nuno C.Pela reposição da decoração do Museu do Romântico do Porto.
Miguel O.Sei o que foi o movimento romântico, muitas das representações que hoje se apelidam de contemporâneas são expressões individuais que nunca se enquadrarão um movimento.
antonio c.É triste ver os incultos mandarem na cultura!
Hermínio F.A tomada de decisão não terá sido, alegadamente, objeto de apreciação do Conselho Municipal da Cultura, e só esse aspeto diz muito sobre os processos decisórios atuais. Temos que estar atentos e participativos!
João V.Estou de acordo com a petição
Pedro P.Uma vergonha que mais parece, outra, tentativa de reescrever o passado.
João N.Ela já andava há muito tempo filado em fazer isto.
José G.É imbecil despir a casa do seu contexto
Henrique G.Já só falta completar a alteração com o slogan "Abaixo a burguesia".
José S.A destruição do Museu Romântico é um crime lesa-património, um insulto aos cidadãos portuenses e deste País e um acto anti-democrático. É, também, uma prática absurda de gente emproada e portadora de vanguardismos saloios. Gente que não conhece ou não respeita a história da cidade. Gente que ignora o trabalho de investigação e conservação levado a cabo por pessoal dedicado, ao longo de décadas. Um verdadeiro golpe de mão, praticado por quem detém o poder administrativo que, neste caso, é fascizante.
Estela L.Recordo o brilho nos olhos das minhas netas quando as levei a visitar essa maravilha da nossa história.
JOSÉ P.Acabemos com este disparate profundo, levado a cabo à socapa, por pessoas que - aparentemente servindo a Cidade do Porto e toda uma História e Tradição que nos são muito caras! - não se devem comportar como se fossem proprietários desse mesmo acervo! Votei Rui Moreira, mas assim não! José Carneiro Pinto
José P.Não apaguem a história desta casa...

Assinaram a petição
4 128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição