Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Aposentação dos Professores do Primeiro Ciclo e Educadores de Infância que iniciaram funções nos anos escolares de 1978/79 e 1979/80, para PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

NomeComentário
Lúcia P.Sou uma professora nesta situação
Maria C.Os docentes, destes dois níveis, que começaram a sua carreira em 81/82 têm o mesmo direito que os docentes referidos nesta petição. Pelo antigo regime eu já teria pedido a reforma este ano uma vez que já completei 33 anos de serviço e vou fazer 55 anos em novembro.
Armando S.É justo porque ao longo da sua carreira trabalham mais horas letivas.
Magda A.Porque se esqueceram na petição dos colegas que iniciaram em 1980/ 81, é uma injustiça não contemplar quem está a completar os 34 anos de serviço e tem os 56 anos.
Maria A.Acho muito justo esta petição e acho que devia ser alargada a mais anos, pois não é possivel aguentar tantos anos a lecionar.
Maria A.Inteiramente de acordo. Com a continuação deste decreto uns têm acesso à reforma e os outros não, obrigando professores com idades mais avançadas, mais tempo de formação académica e mais tempo de serviço, a manterem-se no ativo, violando o princípio da igualdade, da proporcionalidade, da confiança.
josé b.Com mais um jeitinho, também posso ser mais alguém abrangido!
Andreia s.Os professores têm uma profissão de risco. Com tantos anos de serviço já não apresentam a mesma capacidade psicológica de ensinar igual à que detinham quando eram mais novos.
Mª F.Podiam alargar os anos para 85 ou mais...porqu^apenas estas anos???????????
José A.É mais que justo!!!
Isabel A.É de elementar justiça
Maria C.Muito, muito... justa.
Elsa F.Que se corrijam as incongruências! Que se legitime o regime da monodocência!
Ofélia M.Tenho o curso do 1.º ciclo de 3 anos com 7.º ano antigo (complementar), feito em simultâneo, terminei em 1978, comecei a trabalhar em 1980, tenho 34 anos de serviço e 55 anos, não sei se sou abrangida pela petição, mas concordo, uma vez que quem acabou em 75/76 apenas teve 2 anos de curso e, em princípio, antigo 5.º ano que era o obrigatório.
Ângela F.Uma questão de justiça apenas!!!!
Leonor A.Não sendo professora de 1º ciclo, reconheço a injustiça de que falam estes colegas. É hora de começar a pensar na situação dos professores com mais de 60 anos (ensino básico e secundário), que não puderam pedir aposentação antecipada ,nem a «rescisão amigável», por critérios governamentais discricionários e arbitrários.
Maria B.Vamos dar oportunidade aos novos, deixem-nos trabalhar.
Maria S.Início funções em 1979. Até à presente data já exerci 35 anos de efetivo serviço docente, apesar dos meus 54 anos. Fiz magistério primário em Aveiro concluído em 1978, em 2007fiz complemento de formação para aquisição do grau de licenciatura e em 2012 concluí mestrado em Didática da Língua Portuguesa na ESE de Lisboa. Quantos anos ainda terei ainda de trabalhar em sala de aula antes de me reformar?
Fernando S.Apoio totalmente pois são todos iguais, ou pelo menos deveriam ser.
Maria G.Só quem está nesta profissão percebe que é humanamente impossível exercê-la até aos 65/66 anos de idade. Se lá chegar terei cumprirei 44 anos de serviço, muitos dos quais longe da residência e familiares. Não me encontro na situação abrangida nesta petição, mas estou inteiramente de acordo com ela. Que esta solidariedade se perpetue! Por uma educação de qualidade! Está na hora de darmos lugar aos mais novos!

Assinaram a petição
5 405 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição