Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
maria l.Concordo e assino
Celestino P.Parabéns pela iniciativa e vitória final !
Maria F."Acordo Ortográfico" um absurdo...
joao b.O actual acordo ortográfico de 1990, tem palavras que levam a confusão do modo como estão escritas
Maria P.Pela dignificação da nossa língua: PORTUGUÊS de PORTUGAL
José B.Consultor IT / Prof. Matemática
joão c.indiscutivelmente
carla f.Concordo plenamente com a petição. Não somos nós que temos que nos adaptar a quem não sabe escrever...
Inês C.Revisora de texto
Antonio L."os factos não são fatos, as actas não são uma forma do verbo atar, os cágados continuam a ser animais e não algo malcheiroso e a Língua Portuguesa permanece inalterada até ordem em contrário". Estou 100% de acordo com o juiz Rui Teixeira
Madalena C.Não há Acordo, Lei ou Autoridade que me obrigue a escrever ou falar em "brasileirês".
Jo\ao S.Para além de não concordar com algumas alterações , que são autênticas aberrações . Não concordo ainda , que sejam feitas de uma só vez tantas alterações . Deveriam ser alterações graduais com discussão alargada na sociedade , envolvendo as élites culturais . E não esta pouca vergonha , imposta ao estilo dos tempos da outra senhora .
Carlos S.Assino esta petição, por relutância de alguém que um dia acordou sem ter nada para fazer e decidiu fazer prevalecer do seu estatuto de tremenda incompetência insubordinada de criar um "acordo" com uma língua de outro país, cuja língua mãe é o PORTUGUÊS.
João P.nunca deixei de escrever como aprendi.
José F.Não ao acordo ortográfico de 1990
Paulo L.Perante um atropelo destes à nossa língua, a resignação é a última das atitudes a ter. Não brinquem com uma das poucas riquezas que nos restam.
Luis M.Completamente de acordo com esta aberração
Miguel V.O Novo acordo ortográfico, quanto a mim é simplesmente uma monstruosidade
Vitor F.Não estou nem nunca tive de acordo com as alterações impostas.
Américo M.Recuso-me a escrever, o que quer que seja, sob as normas do AO90. Nunca o farei! Sempre que for necessário escrever para um ente público fá-lo-ei em MIRANDÊS.

Assinaram a petição
25 035 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição