Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Carlos R.Piloto de Linha Aérea
António S.É tempo de pararmos com este insulto à Língua Portuguesa! Este processo unilateral, de invenção de suposto um "acordo ortográfico", que apareceu, em nome do quê (?), de qual "evolução dinâmica da Língua Portuguesa", de quem (?), com que objectivos (??), está mais que provado que de evolução não tem nada, (mas sim de uma completa involução, de cavalo para burro, a caminho dum perfeito estado de minhoca. Sintomático a falha de aderentes, tirando o aparelho de estado com a na sua forma seguidista,...Como se a Cultura e Evolução Humanas se decidisse por decreto. Qualquer pessoa no seu bom senso constata, na escrita do mesmo algo de incómodo, de ilógico, de estupidez. Sim porque me recuso ser insultado no meu direito ao exercício de uma Língua Viva, saudável, a Língua de Camões. Não insultemos mais o Poeta nem a Cultura Portuguesa. Este país insiste dia sim, dia sim em inventar aberrações para a classe política passar o tempo e nós a pagar o desperdício (!!!). Este país assim, não tem remédio!! Não são só os juros cada vez mais crescentes, que provam a inviabilidade do mesmo. Lembraram-se há anos de darem cabo da Língua Portuguesa. Não vão conseguir!!!
Augusto S.Excelente iniciativa
maria l.Concordo e assino
Celestino P.Parabéns pela iniciativa e vitória final !
Maria F."Acordo Ortográfico" um absurdo...
joao b.O actual acordo ortográfico de 1990, tem palavras que levam a confusão do modo como estão escritas
Maria P.Pela dignificação da nossa língua: PORTUGUÊS de PORTUGAL
José B.Consultor IT / Prof. Matemática
joão c.indiscutivelmente
carla f.Concordo plenamente com a petição. Não somos nós que temos que nos adaptar a quem não sabe escrever...
Inês C.Revisora de texto
Antonio L."os factos não são fatos, as actas não são uma forma do verbo atar, os cágados continuam a ser animais e não algo malcheiroso e a Língua Portuguesa permanece inalterada até ordem em contrário". Estou 100% de acordo com o juiz Rui Teixeira
Madalena C.Não há Acordo, Lei ou Autoridade que me obrigue a escrever ou falar em "brasileirês".
Jo\ao S.Para além de não concordar com algumas alterações , que são autênticas aberrações . Não concordo ainda , que sejam feitas de uma só vez tantas alterações . Deveriam ser alterações graduais com discussão alargada na sociedade , envolvendo as élites culturais . E não esta pouca vergonha , imposta ao estilo dos tempos da outra senhora .
Carlos S.Assino esta petição, por relutância de alguém que um dia acordou sem ter nada para fazer e decidiu fazer prevalecer do seu estatuto de tremenda incompetência insubordinada de criar um "acordo" com uma língua de outro país, cuja língua mãe é o PORTUGUÊS.
João P.nunca deixei de escrever como aprendi.
José F.Não ao acordo ortográfico de 1990
Paulo L.Perante um atropelo destes à nossa língua, a resignação é a última das atitudes a ter. Não brinquem com uma das poucas riquezas que nos restam.
Luis M.Completamente de acordo com esta aberração

Assinaram a petição
25 115 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição