Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
ANTÓNIO L.Assino a presente petição por convicto que estou ao fazê-lo e, por isso mesmo, é meu hábito terminar qualquer tipo de carta ou exposição que tenha de fazer, com a seguinte frase: "Texto elaborado sem A. O. por discordância do autor com o mesmo". E é assim que me sinto bem, ao escrever a minha Língua o melhor que sei, aceitando todas e quaisquer variantes da mesma, o que me parece normal e salutar! Desvirtuar a minha Língua Portuguesa é que nunca o farei a não ser por actualizações lógicas da mesma sempre que tal se verifique mas no intuito, exclusivo, de promoção e actualização da mesma. Lembro-me de maus Pais ainda escreverem assúcar, mãi, pae,etc., tendo havido uma actualização interna, nossa, de Portugal!!! Não vendamos, pelo menos, a nossa Língua-Mãe, nem devendo preocuparmo-nos com as variantes que cada país entenda adoptar! Saibamos ser Portugueses envolvendo, também, nesta única palavra, os dois sexos existentes ao cimo da terra e que os políticos passaram a dizer - mal "os portugueses e as portuguesas"!!
carlos f.Sou completamente contra qualquer acordo ortográfico, na medida em que entendo ser uma preda de nacionalidade. Ex: a Commonwealth conjunto de países de língua inglesa onde todos fala e escrevem no mesmo idioma não necessitaram de convergência da Língua Inglesa, pergunto, os ingleses aceitariam qualquer acordo ortográfico? Claro que não. Continuo e continuarei a escrever a Língua de Camões. Só faltava agora existir um acordo para a cores da Bandeira Nacional etc. CONTRA
Carlos S.Estou em completo desacordo, e não subscrevo o referido acordo.
João B.Estou plenamente de acordo com esta petição e espero que esta iniciativa patriótica possa conseguir reverter o Acordo ortográfico de 1990.
marisa g.Para acabar de vez com esta aberração infligida à língua portuguesa. A língua não pode ser uma variável passível de ser mercantilizada.
António C.Acordo aberrante , que subverte a língua portugesa
Paulo C.Gostaria de voltar à escrita Portuguesa e deixar de ouvir falar em Acordo Ortográfico.
José M.O "Acordo" não mereceu acordo nem atingiu o que parecia visar; e como nasceu torto e não se pode endireitar, a solução é revogar.
Américo C.Infelizmente, não poderemos nunca debitar aos prepotentes instigadores do AO90 todo o prejuízo que já causaram à língua portuguesa.
António D.Acabe-se depressa com este produto da linguística deprimente!
Manuel C.O Acordo Ortográfico de 1990 é uma anomalia que não pode persistir.
Paulo P.Este "acordo" que só gerou desacordos deveria ser considerado crime contra a língua portuguesa. Apuradas as responsabilidades pelos danos causados, os seus autores julgados.
José B.A ortografia tem antes de mais a ver com a História e a Cultura de uma língua, e logo do seu Povo
Carlos F.Já é tempo de corrigir um êrro crasso!
Paulino B.Apoio totalmente a supressão deste infeliz Acordo. Aliás nunca o utilizei. Continuo a escrever como aprendi em 1947 quando fiz o Exame da antiga 4.ª Classe.
Hermano A.Vejam língua Inglesa, espanhola e outras.
Tiago M.O "Novo Acordo Ortográfico" apesar de puder parecer trivial e superficial a alguns, é, na verdade, a meu ver, um ataque à cultura e à língua portuguesa. Para além de confuso e desorganizado, é um atento aos cidadãos portugueses(mesmo que alguns não o considerem) e à nação que é Portugal.
Carlos R.Piloto de Linha Aérea
António S.É tempo de pararmos com este insulto à Língua Portuguesa! Este processo unilateral, de invenção de suposto um "acordo ortográfico", que apareceu, em nome do quê (?), de qual "evolução dinâmica da Língua Portuguesa", de quem (?), com que objectivos (??), está mais que provado que de evolução não tem nada, (mas sim de uma completa involução, de cavalo para burro, a caminho dum perfeito estado de minhoca. Sintomático a falha de aderentes, tirando o aparelho de estado com a na sua forma seguidista,...Como se a Cultura e Evolução Humanas se decidisse por decreto. Qualquer pessoa no seu bom senso constata, na escrita do mesmo algo de incómodo, de ilógico, de estupidez. Sim porque me recuso ser insultado no meu direito ao exercício de uma Língua Viva, saudável, a Língua de Camões. Não insultemos mais o Poeta nem a Cultura Portuguesa. Este país insiste dia sim, dia sim em inventar aberrações para a classe política passar o tempo e nós a pagar o desperdício (!!!). Este país assim, não tem remédio!! Não são só os juros cada vez mais crescentes, que provam a inviabilidade do mesmo. Lembraram-se há anos de darem cabo da Língua Portuguesa. Não vão conseguir!!!
Augusto S.Excelente iniciativa

Assinaram a petição
25 035 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição