Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
francisco p.é imperativa a resolução deste assunto e a revogação do acordo de 1990
Luís M.Tentei adaptar-me ao "Acordo Ortográfico de 1990" mas desisti por verificar haver inúmeras incoerências. Estou a escrever com a antiga grafia.
maria v.A língua faz parte integrante da Alma Portuguesa, não a queiramos abastardar.
ANTÓNIO L.Assino a presente petição por convicto que estou ao fazê-lo e, por isso mesmo, é meu hábito terminar qualquer tipo de carta ou exposição que tenha de fazer, com a seguinte frase: "Texto elaborado sem A. O. por discordância do autor com o mesmo". E é assim que me sinto bem, ao escrever a minha Língua o melhor que sei, aceitando todas e quaisquer variantes da mesma, o que me parece normal e salutar! Desvirtuar a minha Língua Portuguesa é que nunca o farei a não ser por actualizações lógicas da mesma sempre que tal se verifique mas no intuito, exclusivo, de promoção e actualização da mesma. Lembro-me de maus Pais ainda escreverem assúcar, mãi, pae,etc., tendo havido uma actualização interna, nossa, de Portugal!!! Não vendamos, pelo menos, a nossa Língua-Mãe, nem devendo preocuparmo-nos com as variantes que cada país entenda adoptar! Saibamos ser Portugueses envolvendo, também, nesta única palavra, os dois sexos existentes ao cimo da terra e que os políticos passaram a dizer - mal "os portugueses e as portuguesas"!!
carlos f.Sou completamente contra qualquer acordo ortográfico, na medida em que entendo ser uma preda de nacionalidade. Ex: a Commonwealth conjunto de países de língua inglesa onde todos fala e escrevem no mesmo idioma não necessitaram de convergência da Língua Inglesa, pergunto, os ingleses aceitariam qualquer acordo ortográfico? Claro que não. Continuo e continuarei a escrever a Língua de Camões. Só faltava agora existir um acordo para a cores da Bandeira Nacional etc. CONTRA
Carlos S.Estou em completo desacordo, e não subscrevo o referido acordo.
João B.Estou plenamente de acordo com esta petição e espero que esta iniciativa patriótica possa conseguir reverter o Acordo ortográfico de 1990.
marisa g.Para acabar de vez com esta aberração infligida à língua portuguesa. A língua não pode ser uma variável passível de ser mercantilizada.
António C.Acordo aberrante , que subverte a língua portugesa
Paulo C.Gostaria de voltar à escrita Portuguesa e deixar de ouvir falar em Acordo Ortográfico.
José M.O "Acordo" não mereceu acordo nem atingiu o que parecia visar; e como nasceu torto e não se pode endireitar, a solução é revogar.
Américo C.Infelizmente, não poderemos nunca debitar aos prepotentes instigadores do AO90 todo o prejuízo que já causaram à língua portuguesa.
António D.Acabe-se depressa com este produto da linguística deprimente!
Manuel C.O Acordo Ortográfico de 1990 é uma anomalia que não pode persistir.
Paulo P.Este "acordo" que só gerou desacordos deveria ser considerado crime contra a língua portuguesa. Apuradas as responsabilidades pelos danos causados, os seus autores julgados.
José B.A ortografia tem antes de mais a ver com a História e a Cultura de uma língua, e logo do seu Povo
Carlos F.Já é tempo de corrigir um êrro crasso!
Paulino B.Apoio totalmente a supressão deste infeliz Acordo. Aliás nunca o utilizei. Continuo a escrever como aprendi em 1947 quando fiz o Exame da antiga 4.ª Classe.
Hermano A.Vejam língua Inglesa, espanhola e outras.
Tiago M.O "Novo Acordo Ortográfico" apesar de puder parecer trivial e superficial a alguns, é, na verdade, a meu ver, um ataque à cultura e à língua portuguesa. Para além de confuso e desorganizado, é um atento aos cidadãos portugueses(mesmo que alguns não o considerem) e à nação que é Portugal.

Assinaram a petição
25 115 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição