Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição da ATM em defesa dos pequenos acionistas com vista a deliberação de uma Resolução da Assembleia da República no caso BES [2014], para Assembleia da República

NomeComentário
manuel c.Não se pode esperar eternamente há de certeza culpados.
Rogério B.Num País, pressupostamente, justo e civilizado, é de elementar justiça que os cidadãos que investiram as suas economias nas acções do B.E.S. sejam ressarcidos pela boa fé que os motivou.
aires c.gostaria de obter informações adicionais
Paulo P.Os pequenos accionistas foram ludibriados pela acção e omissão do BdP e da CMVM, bem como foram incentivados a investir no BES pelas declarações dos mais altos dignitários do Estado que, por diversas vezes, sustentaram a fiabilidade e viabilidade daquele.
Marco N.Comprei acções em 2012, tendo em conta da recuperção iniciada destas acções, e com base na "solidez" do banco sendo o maior banco Português e de um momento para o outro perdi tudo.
Hugo S.17.000 ações
Jose P.Sou accionista do BES com um total de 7189 acções, tendo exercido a totalidade dos direitos no ultimo aumento de capital num total de 2.054 novas acções ao preço de 0.65€. Sinto-me enganado pelo regulador do sistema bancário e pelo regulador de valores mobiliários (CMVM)
Leonel C.Sou o representante de uma pequena empresa detentora de 60.199 acções. Confiámos nas palavras do Banco de Portugal e sentimo-nos completamente enganados. Procuramos justiça.
Vítor P.As petições, são um dos melhores meios para exteriorizarmos o nosso descrédito sobre o sistema que nos governa, bem como, a classe de pessoas que ocupam cargos governativos.
Joaquim M.Este e outros factos demontram no minímo a incompetência e a fuga á responsabilidade dos que vão inpunemente levando á ruina os que honestamente trabalham. Não hà culpados? Como é possível?
António M.Considero-me burlado pela gestão danosa por parte dos responsáveis do BES e outras entidades responsáveis pela fiscalização.
Jose M.A aprovação do último aumento de capital do bes e os os apelos`a serenidade efectuados pelos principais piliticos deste País,encabeçado pelo Sr Presidente da República, Cavaco Silva,dizendo para estarmos descansados que as noticias de possíveis irregularidades no referido banco não correspondiam à verdade, reafirmando que o banco estava sólido e que as pessoas podiam estar descansadas.ENTÃO EM QUE FICAMOS? O é que anda fazer o Sr governador do banco de portugal e a sua equipa?e o presidente da cmvm ? e o governo presidido pelo Sr 1º ministro PASSOS COELHLO? Andam a fiscalizar a defender os nossos interesses e administrar bem os nossos impostos,ou a chefiar grupos de ladrões,corruptos,e vigaristas? Pelos resultados,fiquemos pela 2ª.
João p.Obrigacionista com obrigações perpétuas 2010,série 1
josé p.Penso que no minimo, deveria ser devolvido na totalidade, o investimento feito no aumento de capital. Um email enviado a algumas instituições: A nossa era é delimitada por um acontecimento, AC, DC, antes de Cristo e depois de Cristo. Portugal será agora definido pelo AB, e DB, antes do BES e depois do Bes respectivamente.Governador do banco de Portugal, primeiro ministro, presidente da republica, instituições bancárias, perderam todo o respeito e credibilidade. Antes do Bes, ou seja, no AB, tinhamos a sensação de termos um sistema bancário robusto, confiável, e acima de qualquer suspeita.Um governo que tinha feito tudo para credibilizar Portugal, e todas as outras instâncias que tinham remado no mesmo sentido, para sairmos do atoleiro em que estávamos.De uma forma ou de outra, muita gente, eu incluído, começou a ter algum respeito por essas entidades, e até a dar crédito, e quem sabe uma segunda oportunidade em 2015. E no DB, ou seja Depois do BES ? Não as pessoas em si, algumas serão para sempre serão recordadas como pouco sérias, no mínimo.O pior são os cargos que ocupam.Portugal vai ficar afectado, por dar uma impressão de entidades sem controlo, falsas
Dário E.Tenho 2.200 acções do BES, transaccionadas antes do último aumento de capital do banco. Estou de acordo como texto da Petição.
António B.Esta situação viola grosseiramente o princípio da tutela da confiança que cabe aos Reguladores acautelar.
Rute C.FIZ UM INVESTIMENTO NESTE BANCO,COMPRANDO 16350 ACÇÕES NO DIA 25/6/2014,CONFIANDO NAS INFORMAÇÕES QUE NOS ERAM CEDIDAS PELO BANCO,EM QUE NOS DAVAM TOTAL CONFIANÇA PARA O FAZER!PRESIDENTE REPUBLICA,GOVERNO,BANCO,TODOS A CONFIRMAR QUE ESTAVA TUDO BEM.INVESTI AS MINHAS POUPANÇAS DE 30 ANOS,TUDO O QUE TINHA!TENHO 51 ANOS,LAMENTO DIZER QUE NINGUÉM É DIGNO DE CONFIANÇA,SOMOS LIDERADOS POR SANGUESSUGAS.
António B.O último aumento de capital feito pelo BES é revelador da falta de honestidade dos seus responsáveis penso que os pequenos acionistas deverão ser reembolsados no montante investido. A entidade reguladora em Portugal bem como todos os agentes envolvidos neste processo devem dar a cara e ser acusados de crime para bem do País bem como da credibilidade do mesmo para o estrangeiro e para os cidadãos que honestamente nele vivem.
Carlos M.Apesar de saber o risco que corria ao comprar as acções, foi-me informado pelo balcão onde eu faço as minhas transacções comerciais, que era produto com um risco cause nulo, porque o BES estava a fazer aumento de capital e encontrava-se numa boa posição financeira. Sinto-me enganado por o BES e por o nosso estado do qual tenho todos os meus impostos em dia. Perdi quase todas as minhas poupanças que consegui angariar ao longo da minha vida. Cada vez acredito menos na justiça do meu País, foi uma manobra para prejudicar pessoas que trabalham e ganham dinheiro honestamente, sinto-me triste de viver num sociedade como esta que ñ tem valores. Só peço que se faça Justiça.
António S.Subscrevo integralmente o teor desta petição e informo que reforcei a minha posição de pequeno acionista depois de ouvir as declarações proferidas pelo Governador do Banco de Portugal sobe a robustez do BES.

Assinaram a petição
5 041 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição