Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
CONTRA O ENCERRAMENTO DO CENTRO DE LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
, para Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Nome
Comentário
Inês B.
O Corpógrafo, desenvolvido pelo CLUP, é uma das ferramentas de consolidação da aprendizagem no curso de Tradução da Universidade de Aveiro, como acredito que em outras. Será portanto trágico, para qualquer profissional das línguas no nosso país a perda de um centro que se ocupa de investigar e colocar à disposição de outras entidades ferramentas que ajudem a aprendizagem e o desenvolvimento das capacidades dos profissionais, seja qual for a área.
Jorge P.
O corpógrafo e suas funcionalidades são importantes para estudantes de Letras, principalmente àqueles de Terminologia, porque é uma ferramenta acessível e confiável.
Fernanda A.
Concordo com esta petição
Maria L.
O nosso governo tem não apenas uma política de empobrecimento material dos portugueses mas também uma destruição da investigação em matérias culturais. Isto faz parte do complot mundial dos ricos e tecnocratas para embrutecer as pessoas para melhor as submeter.
Vera Q.
Incrédula com esta decisão. Sou contrária.
Glauce A.
O Centro é muito importante para FLUP... Como estudar a língua, sem o apoio no Centro de Linguística.
Sónia C.
Do discurso à prática há uma diferença abismal. Mais uma vergonha que em nada abona um "país" que exige, no seu discurso, mais empreendedorismo e investigação.
Maria E.
ASSINEMOS TODOS PARA QUE SE PARE ESTA VERDADEIRA SANGRIA DO eNSINO E DA cULTURA
Aniela F.
Acredito que acabar com CLUP é o mesmo que deixar-nos empobrecer das importantes ideias que lá são aventadas de forma continuada. Uma lástima contra a qual não devemos deixar de lutar.
Luís G.
O CLUP tem vindo a desenvolver um trabalho de reconhecido mérito internacional. Economizar nos custos e despesas não significa encerrar um centro de investigação como o CLUP, antes oi investimento cuidado e estratégico dos fundos disponíveis. Se o que o CLUP faz actualmente é muito bom, haverá, certamente, maneira de melhorar a sua actividade, mesmo com os constrangimentos financeiros impostos. Encerrar o centro não pode ser a única solução.
Maria B.
Inacreditável!...
LUISA E.
Apoio esta petição, pois todos juntos teremos mais força para que o seu encerramento nunca se concretize.
João B.
Querem ver que o nome do professor Óscar Lopes incomoda o ex-maoísta que ocupa a pasta da Educação?
Fernando C.
Lamentável...
Léonard
Fechando este instituto, o Portugal destroi uma parte do seu patrimonio cientifico e humanistico, e perde, estrategicamente, um centro nevralgico para defender o prestigio e a funcionalidade da lingua portuguesa no mundo, na era da globalizaçao. Da mesma maneira que a França desenvolve uma politica a favor da "francofonia", o Portugal tem uma responsabilidade historica em defender e manter uma politica a favor da lusofonia desde Europa. Eu quero perguntar se se fecharam os institutos de economia que noa souberam prever a crise econômica do 2008. Imagino que nao. Porque agora fechar um centro muito mais util, até desde um enfoque pragmatico - ja que imagino que deve ser o motivo para esta decisao nefasta, atras de uma cortina de "evaluaçao"? Quero recordar que a lingüistica serve, e serve muito, na economia mundial. Muitas tecnologias informaticas indispensaveis foram desenvolvidas por lingüistas: traduçao automatica, reconhecimento automatico da fala, inteligencia artificial. Tambem serve para o fomento da didactica e o desenvolvimento da pesquisa no ambito das ciencias cognitivas. Fechar o centro de lingüistica do Porto seria um grande error estratégico na era da globalizaçao.
Leopoldo B.
É preciso enviar às pessoas que decidiram eliminar o Centro de Linguística da Univ. do Porto uma mensagem clara e direta: não toleramos medidas dessa espécie baseadas em critérios comporativistas. O ensino das línguas não deve ter valor de mercado.
JOÃO G.
Chega de destruir a instrução, o conhecimento e aquilo que não é imediatamente transmutável em números tão do agrado de uns quantos 'economistazinhos'. Perspectiva holística do conhecimento precisa-se!
MARIA S.
Preservar a área de língua e linguagem dos países lusófonos para os estudos linguísticos.
Maria S.
Não podemos permitir isso!
Maria M.
É vergonhoso o processo que a FCT está a conduzir, ainda para mais cobardemente, resguardando-se por detrás da ESF.
anterior
1
...
4
5
6
7
8
9
10
...
15
seguinte
Assinaram a petição
3 635
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas