Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim das praxes académicas, para Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Exmos Ministros do Governo, Ex.mo Senhor Presidente da República, Meritíssimos Reitores das Universidades, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, cidadãos,

NomeComentário
Lara F.Fui muito humilhada quando aluna. Vamos acabar com isto!!!
Fernanda R.pelo fim das praxes e punição a todos que cometeram abusos sobre os colegas
Nuno R.É necessário pôr fim a este géneros de praxes que enaltece actos de superioridade diferentes estruturas piramidais entre os estudantes. Para haver integração dos alunos há sem dúvida outras formas bem mais engraçadas e interessantes.
Maria C.Mais uma vez confirmado que "A Educação é o reflexo da Sociedade." pelo que é melhor prevenir do que remediar. É urgente educar os jovens a cultivar os seus direitos, é urgente "renovar o Homem".
Maria S.Gostaria muito que acabassem com as praxes, não servem para nada
José p.Em vez de estarmos hoje a falar e a escrever sobre praxes académicas, bom seria que o estivéssemos a fazer sobre temas como a boa qualidade do ensino em Portugal; os contributos portugueses para o avanço das ciências, das artes e da literatura; o bom ambiente de trabalho e de estudo nas escolas portuguesas, enfim, tudo aquilo para que foram criadas as Universidades. Mas não,desgraçadamente estamos ocupados com o que é secundário e folclóricol. Sempre este pendor para o conservadorismo, para o pior da tradição, para o machismo à lusitana, para o comportamento tosco. Ai Portugal, Portugal, assim não chegas a parte alguma!
Vera S.Sempre e fui e sempre serei contra as praxes, pois já fui vítima do preconceito quando quis participar das queimas das fitas e fui proibida porque não tinha praxado. Ora, como e por que deveria praxar se fui aluna transferida do Brasil para Portugal e não mais precisaria praxar. Já fui estudar em Portugal no segundo ano e mesmo assim em impediram de queimar fitas. Que tipo de alunos são esses que estudam nas universidades portuguesas e fazem o que quer com os alunos estrangeiros e até mesmo os da casa?! Que são eles,? Qual o tipo de personalidade desses sujeitos? Por que sentem prazer em praticar o bullying e o preconceito? Até quando o governo português e as universidades irão permitir esse tipo de comportamento? E por que não acabam com a porcaria das praxes? Isso não serve de nada, só serve de exibição, bagunça, agressão física e psicológica. Sou 100% a favor do fim das praxes acadêmica em Portugal.
casiumiro f.acho que tudo isso não faz parte da educação não faz falta a ninguém . devem-se preocupar com coisas nessessárias para o futuro . não tem palavras !!!!!
helena h.Espero que assim se ponha fim à humilhação e aos homicídios mm q Negligentes!
Nuno M.Da janela do meu quarto, assisto á aplicação de parte da 'praxe' da Católica no Porto (Foz do Douro) k acho, humilhante, ridícula,opressora e violenta para os jovens caloiros.
maria r.Não gosto pra se ser alguém na vida náo precisamos tanta humilhação.
viriato V.Ponha-se fim, à selvageria.
JOÃO C.NAZIS NA ESCOLA NUNCA!!!!
Armando V.Nem devia existir.
Carlos A.Quando vejo alunos com penicos na cabeça a rastejar à chuva e sabendo que o serviço militar obrigatório foi abolido, em parte por ser violento, custa-me admitir que defender a pátria seja mais vexatório e incómodo do que rastejar com um penico na cabeça.
Luis P.Fim à humilhação dos rituais já!
joao m.todos os ditos DUXs deviam era ir trabalhar cambada de parasitas armados em senhores,a maior parte deles se tivessem ido á tropa nao se armavam em espertos ..esta sociedade esta doente com tanta democracia ..
maria f.penso que já chega de pessoas mortas à custa da diverssão desses monstros..... sim monstros quem tem brincadeiras dessas não é pessoa!!!
Maria G.Não é só na Lusófona que há praxes violentas. Fui caloira na UBI há 18 anos e já na altura sofri com as malditas praxes. Subscrevo pelo fim das mesmas porque não quero que a minha filha passe pela mão de veteranos burros e frustrados como eu passei!
Sérgio N.Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. condenem os actos de barbárie que têm sido vistos nas nossas cidades aos jovens estudantes universitários.

Assinaram a petição
3 679 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição