Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90)
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Jorge P.
Sou contra o Acordo Ortográfico pois entendo que foi uma imposição que nos fizeram dos Países maiores com mais peso Mundial. Sendo a Língua Portuguesa falada e Escrita e principalmente ensinada por nós Portugueses, não faz sentido nenhum que sejas esses mesmos Países a proporem-nos mudanças numa Língua que é nossa pois é Portuguesa.
Francisco M.
Esse acontecimento triste, nojento e lamentável chamado de acordo ortográfico, é uma das maiores vergonhas de todos os tempos. Não compreendo como possa haver tamanha imensidão de ignorância e talvez inocência em quem o defende.
Orlando q.
Acto não é uma forma do verbo atar
Policarpo P.
As alterações da ortografia deve seguir naturalmente a forma como os cidadãos a fazem e, apenas, corrigida pelos técnicos linguísticos a fim de que, a mesma palavra, não possa ser escrita de forma diferente. Os estrangeirismos entram ao sabor de quem pouco entende da língua, por exemplo. Nos termos médicos, na informática isso é flagrante e aqui os técnicos da língua deviam ter um papel importantíssimo. Por outro lado, parece que as línguas mais difundidas não precisaram de acordos apesar desses falantes se entenderem perfeitamente.
Paulo C.
Uma forma interessante de obrigar à reimpressão de muitos livros e manuais. Alguém no governo com ligações a este tipo de industria?
Fausto V.
Este acordo é uma subserviência ao Brasil. Tal como o Inglês de Inglaterra não se submete ao Americano, tambem nós não temos de nos submeter a acordos destes.
Liliana G.
Concordo plenamente com esta petição...
Armanda B.
Além das aberrações linguísticas, é de uma falta de nacionalidade, incrível!
DOMINGOS F.
Não concordo e não faz qualquer sentido. Assinou a Inglaterra algum acordo com as suas ex-colónias como por exemplo com EUA? E outros países que perderam as suas ex-colónias?
Ana L.
Não concordo com o acordo porque aprendi da forma que estava a 50 anos atrás não e agora que vou começar a escrever de forma diferente
Isabel B.
Tenham vergonha não estraguem a Língua Portuguesa por conveniências de terceiros.
Patrícia C.
Acho completamente degradante para a Língua Portuguesa o uso do (des)Acordo Ortográfico. É completamente desnecessário e fica uma escrita horrível, acho que é o pior acordo que Portugal já fez, e já fez muito maus, mas penso que este é o que mais envergonha e embaraça o país, é simplesmente desnecessário e horrível. Acham que é a descontarem no exame nacional por não utilizarmos o acordo ortográfico que o país anda para a frente?! Eu tenho vergonha do meu país aceitar algo tão inútil e horrível como o acordo ortográfico. Tenham vergonha de estragar o futuro dos jovens com estas parvoíces desnecessárias! Não basta já mandarem-nos emigrar ainda nos descontam nos exames, por favor!
José C.
Prefiro que haja o portugues de Portugal, portugues do Brasil, portugues de Angola, etc... do que um único portugues, como nos paises de lingua inglesa, espanhola, francesa, etc... O que conseguimos com este acordo foi tornar a nossa lingua mais pobre, com demasiados sinônimos.
Manuel M.
A língua portuguesa é o nosso maior tesouro identitário. Nenhum político tem o direito de nos privar dela! Será que espectador é a mesma coisa que espetador?
Armando M.
Pela defesa da matriz do Idioma secular de Portugal
Maria H.
é uma aberração: ex. antes mini-saia, agora minissaia..., antes semi-reboque, agora semirreboque...já não sei escrever!!
Mavilde F.
Já ontem era tarde.
Joaquim F.
A língua é nossa. Respeito pela nossa literatura que tão bem é representada desde há séculos pelos nossos escritores e poetas até hoje. Os povos devem respeitar a língua portuguesa.
Maria A.
Várias vezes me tenho manifestado, por escrito para a imprensa diária, contra este 'Aborto Ortográfico'. Uma das coisas que mais me impressiona é haver tantas vozes discordantes e não vermos aparecer ninguém a dar a cara por esta aberração... que no entanto continua, qual laboriosa formiguinha, pela calada, a fazer caminho! Falou-se na acérrima oposição de Vasco Graça Moura que proibiu a utilização dessa nova forma de linguajar/redigir quando assumiu funções no Centro Cultural de Belém; e também se falou no Juiz Rui Teixeira (espero estar a citar o nome certo), e nada mais! Continuarei, indefectivelmente, a assinar todas as petições anti-AO90 que me apareçam. E agradeço a todos os que se interessam e as preparam!
Eliane P.
Nem a França nem a Inglaterra nunca assinaram acordos aberrantes para homogeneizar a sua língua. A várias versões da língua Portuguesa podem perfeitamente existir em paralelo em cada um dos respectivos Países e todos nos compreendemos.
anterior
1
...
4
5
6
7
8
9
10
...
181
seguinte
Assinaram a petição
25 792
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas