Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela Abertura imediata do Concurso Individual de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2013, para Ao Sr. Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Ao Sr. Ministro da Ciência e do Ensino Superior ; Ao Sr. Primeiro-Ministro de Portugal

NomeComentário
Asunción S.Um país que não investe em ciência, é um país afundado.
Heiser S.Concordo e faço força
Pedro M.Apoiado!
Joao R."We cannot solve our problems with the same thinking we used when we created them" Se os nossos investigadores não tiverem condições é mais um passo para o Portugal parar
Ana P.A FCT tem que ser mais rápida a tomar decisões no que diz respeito a bolsas directamente financiadas pela FCT como a bolsas no âmbito de projectos. A burocracia e a demora fazem perder ou adiar boas oportunidades de investimentos científicos e tecnológicos.
Frederico C.A situação dos investigadores/trabalhadores científicos em Portugal é trágica. Em outros países da UE a situação é comparável. É necessário desenvolver a consciência da situação e a capacidade de análise crítica de todos - mais jóvens e menos jóvens - para que seja possível desenvolver uma frente de combate às políticas neo-liberais das quais os detentores do poder formal não são mais do que obedientes servidores. Esta petição tem o valor de um grito de alerta.
João P.É uma questão de sobrevivência da atividade científica
Ana L.Fui candidata a bolsa de doutoramento em 2012, bolsa que foi recusada com um falso argumento. Reclamei, foi mantido o veredicto, sem mais justificações. Voltei a reclamar, e até hoje não obtive resposta. Passaram-se meses, e não há qualquer esclarecimento do andamento do processo. Questionei a FCT várias vezes em relação ao assunto, informaram-me que até final do mês passado iriam dar resposta. Até hoje, não obtive mais novidade alguma. Sei que o concurso ainda nem abriu, mas o facto é que nem em relação ao concurso do ano anterior as coisas estão encerradas.
Milton F.O investimento em ciência é um investimento no futuro.
António R.Como professor sei bem a caracter essencial destas bolsas para encontrar alunos motivados para participar nos projectos de investigação, iniciando e/ou complementando a sua formação como investigadores.
Bruno S.Fui bolseiro durante 4 anos e sei como dramática e esta situação. Basta de incompetência e basta de a FCT nao honrar seus compromissos!
Daniel R.Abandonei a minha bolsa de investigação porque não aguentei a precariedade da minha situação. Até quando vamos ter os investigadores de Portugal nesta situação miserável?
Luís P.Prof. catedrático: já formei 16 doutorados com bolsas.
Ana C.Não desistimos!
Maria C.concordo plenamente
Cristina V.O país tem de apostar nas pessoas que gostariam de progredir na sua formação académica, apoiando financeiramente os melhores projectos de investigação.
Ana R.Fui bolseira de doutoramento até março de 2013 e aguardo abertura do concurso de bolsa de pós-doutoramento para dar continuidade à carreira de investigadora
José B.A FCT deverá cumprir o que está programado no calendário publicado com anterioridade.
Rui L.Tenho sido muito crítico, desde a primeira hora, à redução do número de Bolsas a atribuir pela FCT no concurso geral individual, em favor das bolsas a atribuir no âmbito dos chamados "programas doutorais". Os motivos são vários e demorariam algum tempo a explicar. Mas, desde logo é claro que a transparência de processos fica substancialmente reduzida com a medida tomada por esta Direcção da FCT. E ainda me lembro de ouvir o Presidente da FCT anunciar formalmente, em reuniões com salas cheias, que o número de Bolsas a atribuir nestes próximos anos não sofreria redução. Depois veio a ideia dos "planos doutorais" (que mania que existe em Portugal de se mexer nas coisas que estão bem só para se dizer que se faz algo...). Ahhh... estava-me a esquecer que afinal este é o País onde "o que é verdade hoje, amanhã é mentira", ou não tivessemos assistido bem recentemente a uma farsa política mal ensaiada que confirma o lema que saíu do mumdo dos futebois. (E, quanto à tal farsa, talvez se deva notar que, de facto, ela não foi ainda explicada... tal como o não foi a ideia dos "planos doutorais" e a redução, por esse motivo, das Bolsas a concursar no concurso geral).
Sergio L.Sem Ciência e I&D o país cada vez mais se afundará numa dependência externa mais profunda. Só com novos conhecimentos conducentes a inovações bem sucedidas nos poderemos libertar do jugo das importações que oneram a nossa balança comercial e nos obrigam a pagar pelos produtos de que dependemos diariamente. Soluções alternativas são um imperativo e isso só é possível com o excelente trabalho dos nossos investigadores, desde que financiados devidamente para isso. Já se interrogaram porque é que os nossos cérebros no exterior são tão bem sucedidos, enquanto cá não saímos do marasmo? Será que lá fora eles têm condições para trabalhar e evoluir que aqui nos são vedadas? Pensem nisso! Além disso, os valores das nossas bolsas comparando com as bolsas em Espanha, França, UK, Alemanha e EUA são risíveis. O salário mínimo na Suíça - para quem nem uma licenciatura tem - é o dobro do que um bolseiro de post-doc por cá recebe... vergonhoso! Talvez por isso a Suiça neste momento é nº 1 no ranking dos países mais inovadores do MUNDO. Pensem nisso!

Assinaram a petição
4 371 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição