Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Reforma aos 60 anos para professores e educadores – dignidade, respeito e justiça
, para Assembleia da República, Ministério da educação,
Nome
Comentário
Hugo G.
Valorizem a carreira docente!
Maria V.
Docência com 6-8 preparações diferentes de disciplinas TP a turmas excessivamente númerosas, aliada a supervisão e arguicao de teses, investigação, palestras, publicações, projetos... Sem redução de horário. Aulas diurnas e nocturnas durante 40 anos. Tenho 64.
Sandra M.
É muito desgastante e exigente trabalhar nesta área. Dada a enorme responsabilidade que exige capacidade física, intelectual e emocional seria justa a reforma aos 60 anos.
Fernanda S.
Raramente um professor está em condições emocionais adequadas ao ensino após os 60.
Filipe .
Sou a favor desta Petição
Margarida .
É urgente esta medida?
Fátima A.
Porque os professores merecem! Porque a educação, os professores são também os alicerces de uma Naçao. Sejamos justos.
Isabel .
Mais do que justo! É uma profissão muito desgastante, acrescida de uma doença que também o é - Fibromialgia - ainda não reconhecida pelo governo português como doença incapacitante.
Paula .
Pelo estatuto da carreira docente em vigor aquando do meu contrato com o estado, o tempo de serviço seriam 36 anos. Reformar-me-ia antes dos 60 de idade. Isto é o mínimo aceitável!!!
Madalena .
Os professores e educadores precisam de ser valorizados pelo desgaste a que estão sujeitos diariamente, com turmas cada vez mais exigentes e com particularidades.
Maria .
Apesar de já ter 65 anos, não sendo para mim que seja para todos os colegas nais novos.
Gertrudes .
Desespero.
Justino .
Justiça.
Ângela M.
É urgente que esta profissão seja considerada de elevado e rápido desgaste, porque esta é uma realidade incontornável. Uma carreira de mais de 40 anos de serviço, nesta área, põe em risco a saúde mental dos docentes, tendo em conta o envelhecimento da classe e a sobrecarga laboral insuportável, em certos grupos disciplinares. Muitos docentes idosos acabam por sofrer de variadíssimas doenças relacionadas com a idade e o desgaste mental, sendo a única alternativa recorrerem a atestados médicos sucessivos, devido a cirurgias, depressões, burnout e outras mazelas. É necessário uma classe de docentes mais jovens e mais saudáveis, sendo que o sistema educativo e os professores saem todos a ganhar.
Liliana T.
??Urgente!??
Nuno .
É uma profissão muito exigente de grande de desgaste e cada vez mais difícil e desafiante gerir e orientar os jovens e crianças na sociedade atual.
Maria S.
A favor da reforma aos 60 anos para a profissão de professor e educador de infância.
Regina .
Educadora de infância
Josefa .
Apoio a reforma para os professores e educadores aos 60 anos,por ser uma profissão de grande desgaste, tanto físico como emocional.
Alice .
Reforma aos 60 anos no ensino é mais que justo.
anterior
1
...
63
64
65
66
67
68
69
...
140
seguinte
Assinaram a petição
53 675
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas