Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Marília F.Com tanta tecnologia e acesso a livros digitais, porquê provocar desde a infancia problemas nas costas e na coluna com o peso exagerado que as crianças carregam nas mochilas hoje em dia
Conceição O.Desde há muito tempo venho alertando os colegas, os pais, os familiares mais próximos para este grave problema. É com profunda mágoa que vejo as crianças carregarem (ou serem carregadas) como se fossem adultos ou animais de carga com os livros (imensos...) para poderem ir às suas aulas. Nos dias de hoje, então, acho um crime. E explico porquê; os meios tecnológicos existentes nas escolas deverão e poderão estar ao serviço dos alunos para, assim, se evitar adquirir uma grande parte dos manuais. Ficaria muito mais económico para os pais e traria muitos benefícios, em termos de saúde, a médio prazo, aos alunos.
Jorge A.A situação não se resolveu ao longo dos anos porque certamente não é simples de resolver. No entanto, com tanta gente tão inventiva é de admirar que ainda não se tenha resolvido. O drama das lesões músculo-esqueléticas é que continua. Se os livros em formato digital não resolverem (nem sempre se tem computador à mão) porque não fazem redistribuição das matérias em livros multidisciplinares, um para cada período? É que as crianças carregam a informação dos três períodos em cada livro. Talvez esta solução possa ajudar. Um bem haja.
António A.Tem pleno cabimento esta peticão pública.
Priscila C.Sou um exemplo do que as mochilas podem fazer na infância e adolescência, tenho uma Escoliose na zona lombar, para o resto da vida.
João F.Vamos discutir esta matéria e zelar pela saúde das nossas crianças e jovens. Obs.: já alguém viu um livro escolar americano? ... e eles é que são menos inteligentes...
Guida O.Cacifo para cada aluno. Livros destacáveis. Só estas 2 medidas seriam suficientes
Maria S.Estou plenamente de acordo com esta petição
Carlos C.Demasiado peso para uma criança!
Pedro F.Acho que os estudantes hoje em dia, nomeadamente os mais jovens, andam com muito peso dentro de as malas, digo isto por que já passei pelo mesmo no ensino primário, e não faz nada bem à saúde dos estudantes. Acho que deveria ser considerado o material dos manuais para materiais mais leves.
Rui T.Tenho uma filha de 10 anos de idade que todos os dias carrega uma mochila com mais de 10 quilos, mais uma lancheira e quando há ginástica ou natação na própria escola pública, carrega mais alguns quilos, que vão prejudicando a sua coluna. E no futuro quando o irmão mais novo for para a escola se irá passar o mesmo.
Fernando D.Deviam pôr os deputados durante uma semana a ir para todo o lado com o peso da mochila. Talvez assim percebessem.
Nuno C.Gostaria de ver iniciativa igual contra o negocio dos manuais escolares
Manuela O.Tenho o meu filho de 12 anos, desde março de 2016 em sessões de fisioterapia semanais devido a danos na coluna provocados pelos quilos de livros escolares que transporta. É caso pra pensar , senhores governantes, ou não?!!
Arminda R.Tenho dois filhos em idade escolar e considero um exagero o peso que diariamente têm que carregar nas mochilas.
Paulo P.Revisão do método de elaboração dos manuais , que deviam de ser por módulos ou períodos e deixar de existir dos ou mais livros por disciplina, e passar a ser feito tudo num só com antigamente no mesmo livro existir a matéria e respectivos exercícios
Antonio D.Pela saúde das nossas crianças, totalmente de acordo.
Dário G.Sei bem o que passou a minha filha, tive de alugar um cacifo na própria escola para que ela não andasse tão carregada, e tinha de a ir buscar e levar sempre que podia para que não andasse tão carregada.
Vitor S.Peso excessivo.
Sónia M.O peso das mochilas é um exagero, os livros sao cada vez mais e maiores

Assinaram a petição
52 492 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição