Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Paulo C.
Fundamental. A sociedade e o estado não podem ignorar os que estão mais fragilizados. Justiça e solidariedade. Palavras actualmente esquecidas!
Sílvia P.
Pelos direitos dos doentes crónicos em Portugal!
Pedro S.
Doente Renal Cronico
Maria P.
Tenho uma doença auto-imune (crónica) que me dá limitações, como dores fortes no corpo, hematomas, febre, anemia, etc. (chama-se doença de Still)
José O.
Os doentes crónicos devem ter cuidados especiais. Até há doenças crónicas, apanhadas nos hospitais.
Maria F.
Com o esvaziamento do SNS e em tempos de crise económica gravíssima, há que humanizar a saúde: um doente crónico não é necessariamente uma pessoa incapaz. Estamos também a fazer de pessoas perfeitamente capazes doentes crónicos. Com o teor das notícias a que todos os dias os portugueses estão a ser expostos (será que se avaliou esse impacto?), é desumano acreditar na tese da hipocondria dos portugueses. Porém, parece-me igualmente errado apostar numa eutrofização discursiva da doença, quando há fatores sociais a levarem a que ela surja, fatores esses que requerem reflexão, mais do que uma aposta excessiva (lucrativa apenas para alguns...) na medicalização. Em suma, acho bem que o assunto seja discutido.
Maria C.
como doente Mastenica sei de forma sentida o peso da ausencia deste estatuto! PF assinem a petição por vós, por nós e por todos os outros bem piores que nós. Obrigada. bem hajam!
maria s.
boa ideia
Cristina S.
Sou mãe de um jovem com epilepsia resistente à medicação desde o nascimento. Tem crises convulsivas todas as semanas mas anda, fala, lê... Qual o grau de incapacidade dele? De que forma lhe seria atribuída? A doença dele não tem cura e a tripla medicação que faz terá que o acompanhar o resto da vida, mau-grado os efeitos secundários nefastos. O meu filho não teve juventude, não irá ter vida adulta, a não ser a possível nestas circunstâncias. O que é preciso mais para ver reconhecido o seu estatuto de doente crónico. Acrescento ainda que não me vejo na situação de ir mendigar uma incapacidade para uma junta médica quando não existe qualquer definição para a doença dele e para os pequenos deficits cognitivos de que padece. Só peço que não nos façam passar humilhações, já basta o peso de carregar uma doença crónica. Obrigada
Patrícia G.
Tenho colite ulcerosa (uma doença crónica) que apesar de neste momento estar em fase inactiva, causa-me várias complicações saúde (infecções, inflamações articulares, problemas de pele, entre outros) e por isso recorro frequentemente ao SNS. Por considerar importante uma avaliação correcta das doentes, assino esta petição.
PAULO N.
paciente com doença de crohn
Maria S.
Lamentavel estas medidas tomadas para doentes crónicos. Será que com o fim das taxas moderadoras as doenças crônicas também desaparecem??
Emanuel S.
Portador de DII.
Fernando F.
São causas destas que interessam á sociedade, apoio a causa pois tambem tenho um familiar com esta problema.
Sara P.
É muito importante reconher-se o desgaste emocial e fisico desta doença.
jorge n.
sou portador de doença cronica esclerose multipla
Maria V.
Sem esquecer a avaliação de capaciades na doença mental
angela s.
Tenho uma Doença de Crohn
Maria C.
Sofro de Fibromialgia
Maria C.
É inadmissível que tantas doenças crónicas ainda não estejam asseguradas como tal, nomeadamente a Fibromialgia; apenas e meramente um exemplo.
anterior
1
...
3
4
5
6
7
8
9
...
34
seguinte
Assinaram a petição
13 209
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas