Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por uma Inclusão Efetiva nas Escolas, para Presidente da Assembleia da República; Ministro da Educação, Ciência e Inovação; Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Inspetora Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

NomeComentário
GISELE L.Sou mãe de um filho neurodivergente (PHDA) com comorbidades (dislexia e discalculia) e luto com a falta de informação e resistência do Agrupamento e professores.
Maria s.Extrema importancia
Alessandra M.Quero uma escola inclusiva, com direito a educação adequada, para além da acessibilidade a toda escola, incluindo espaços desportivos, refeitório e auditório, tanto como espectador como o ator da sua apresentação nas festas da escola. Temos que formar crianças sensíveis a todo tipo de divergência e seres humanos melhores.
Florbela S.Pelo direito à diferença!Pelos direitos de TODAS as crianças!
Helena S.Sou mãe de uma criança com deficiência e todos os dias é uma luta para conseguir melhores condições para o meu filho nas escolas, CAF. A nossa sociedade não está preparada para acolher crianças e adultos com deficiência, a inclusao não existe.
Ana A.Precisamos de alterações na legislação 54/2018
Rute T.Após o meu filho de 6 anos com Espectro do Autismo com algumas limitações ter sido vitima de maus tratos na pré escolar e dos mesmos terem sido cobertos pela diretora da pré escolar e agrupamento para ser admitido em reunião no ano seguinte e após eu ter pedido um relatório por parte da pré que ajuda se a reforçar o pedido de assistente operacional para ele como é direito dele no RTP e a escola ter negado mesmo apos os maus tratos pois estavam no limite de assistentes naquela pré escolar e de mandarem embora a unica assistente que tinha as formações para cuidar destaa crianças sinto que algo tem que mudar drasticamente!!!!
Carla .Tenho um filho com Asperger (autismo nivel1) e uma filha com PHDA (Perturbação do Défice de atenção e Hiperatividade) estes meninos precisam de psicólogos gestão emocional e profissionais da terapia da fala mas quando procuro ajuda são os últimos a ser acompanhados, há quem já me tenha olhado como uma mãe louca e demasiado protetora por procurar respostas. Estamos em uma era em que deixamos de chamar os nossos filhos de " burros" e " preguiçosos" e "mal educados" aprendemos a olhar para eles da forma correta e compreender.. Estas crianças precisam de ajuda!
Sara C.Sou mãe de um menino autista, que precisa de escolas com uma boa inclusão
Joana .Também vejo isso
Maria .Sou mãe de um jovem que está dentro do espectro do autismo (TEA), nunca tivemos nenhum apoio por parte do estado, tudo o que temos feito é a nível particular e suportado por nós. Onde temos encontrado a maior falta de apoio, descriminação, ingnorância, falta de empatia e bulling tem sido nas escolas, que por sua vez fazem o que querem, não são fiscalizadas nem responsabilizadas pelos seus atos. Também não adianta denunciar as entidades competentes. A igualdade de direitos para estas crianças e jovens, assim como a inclusão, não tem passado de uma hipocrisia. Inclusão, não quer dizer que haja integração, respeito e empatia por estas crianças e jovens. É necessário lutar pelos seus direitos!!!
Cristel .Por mais meios e apoio às crianças. Por mais acompanhamento, mais professores de ensino especial. Por menos burocracia nas escolas que não permitem a entrada de técnicos externos mesmo quando são os pais a pagar todos os custos!
Deolinda M.Petição 100% relevante
Aline .Inclusão de verdade se faz com aprendizado e com equidade. Terapeutas sombras deveriam ser admitidos no sistema público de ensino quando esse não têm resposta (seria o mínimo).
Alice .É muito importante para as crianças e para os pais.
Rute .Meu filho com 5 anos autista ,não á funcionários que chegue nem terapeutas nas escolas é ridículo em muitos países nas escolas á terapeutas,bao existe inclusao em muitas escolas.
- N.Eu tenho um filho com PHDA e atraso cognitivo de dois anos, nenhuma escola o aceitou, só um colégio privado, já desde o ore escolar, e mesmo esse- Colégio das Escravas no Porto- não providencia uma professora de Edy Especial para o meu filho. Supostamente têm uma para os anos todos- do 1° ao 9&sni, mas parece Virtual porque: não consta da correspondência trocada, não dá o seu parecer, e o colégio acha que já faz muito, por ela supostamente dar 45mn/ apoio por semana. Eu contratei uma professora de educação espectadores mas só tem 1h quinzenalmente porque: o colégio tem aulas todos os dias das 9h ás 17h e mesmo com recomendação médica, não boa dispensa das disciplinas não obrigatórias, e o pai também não o leva. Tem apoio de terapia da fala , ocupacional, psicóloga, e educação especial e mesmo assim não sabe ler nem escrever porque o colégio insiste na professora tradicional que é incompetente. O ensino privado tem a agravante de que não é obrigado pela DGESTe a contratar, enquanto que is agrupamentos escolares são. Só porque tem os apoios Externos, o colégio deixa levar os cadernos todas as semanas e partilha o que foi lesionado, porque se não não partilha. As notas sai
Sérgio .Temos de uma vez por todas fazer valer do significado Inclusão. E por em prática tudo aquilo que essa pequena grande palavra significa.
Maria .Mãe de uma menina com uma Cromossomopatia, Trissomia parcial 15q e Epilepsia Refractária
CATARINA M.Filho Autista

Assinaram a petição
10 262 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição